Caril de Lentilhas e Abóbora

No Dia dos Namorados o projeto mais_vidasenior propôs uma ementa para desfrutar a dois, que na altura não consegui colocar em prática, mas que me cativou, e este fim de semana decidi fazer: um cremoso e delicioso Caril de Lentilhas e Abóbora.  A cremosidade que a abóbora dá à receita deixou-me deliciada. É perfeita para os dias corridos da semana, já que é bastante prática e rápida de se fazer, com a mais valia de ser uma receita nutricionalmente muito equilibrada.

 

É através do projeto mais_vidasenior que tenho tido a possibilidade de usufruir de aulas de Pilates online, e assim diminuir os sintomas de uma hérnia cervical… além de aulas de pilates este grupo dedica-se a apoiar e reabilitar a População Idosa, providenciando serviços de saúde especializados, com uma dose enorme de carinho por todos os seus utentes e amigos!

Conheçam e sigam um pouquinho do seu trabalho diário aqui







Ingredientes

1 chávena Lentilhas

450g Abóbora aos cubos

400ml Leite de Coco

1 chávena Couve Kale, ou Espinafres

½ Cebola picada

2 c. chá Caril em Pó

Coentros frescos a gosto

Azeite q.b.

Sal q.b.

 

Preparação:

Começa por assar a abóbora a 200ºC durante 25 minutos.

Enquanto assa a abóbora coza as lentilhas durante 10 minutos, com água e um pouco de sal.⁠

Quando a abóbora estiver cozida, deixe arrefecer um pouco e triture com o leite de coco, o caril e uma pitada de sal.⁠

Num tacho, salteie a cebola em azeite durante 2 minutos. Adiciona a couve kale cortada em pedaços e deixe cozinhar 7 minutos em lume brando.⁠

Acrescente as lentilhas cozidas e o molho de abóbora, deixe ferver e cozinhar 5 minutos, mexendo suavemente.⁠

Polvilhe com coentros e sirva com arroz integral.

 

Notas: a abóbora também pode ser cozida, mas o sabor fica muito mais apurado se for assada no forno. Pode aproveitar para assar mais quantidade para rentabilizar o forno e ficar com puré de abóbora pronto para usar em várias receitas.

No cado de usar espinafres, coloque-os ao mesmo tempo que o molho de abóbora, para não perderem a textura e a cor verde vibrante.

Share:

0 comments