Almôndegas Gregas com Orzo

 

Esta é uma receita prática o suficiente para os dias de semana, mas igualmente sofisticada para uma ocasião mais especial.

Eu sei que sou suspeita, até porque adoro este tipo de receitas, mas é na verdade cheia de sabor.

Em relação ao creme de queijo feta… se é imprescindível?  Não, mas faz toda a diferença!  E para mim é o que torna esta receita diferente e com um toque especial.







Ingredientes:

Adaptado de Halfbakedharvest

14 - 16 Almôndegas de Frango (conforme o apetite!)

Cerca de 2 c. de sopa de Azeite

1 dentes de Alho, picado

1 Limão fatiado

Sumo de 1 Limão

2 c. sopa de Manteiga

1 chávena bem cheia de Massa Orzo (Pevide)

½ chávena de Azeitonas Verdes, sem caroço

¼ chávena de Tomates Secos embalados em óleo, picados e reserve o óleo

2 c. sopa de Vinagre Balsâmico

2 c. sopa de Sumo de Limão

Rúcula e/ou ervas frescas, para servir

200g de Queijo Feta

¼ chávena de Iogurte Grego simples

2 c. sopa de Azeite

 

 

Preparação:

Aqueça uma frigideira grande em lume médio-alto e adicione 2 colheres de sopa de azeite. Quando o azeite começar a brilhar, adicione as almôndegas e frite até ficarem crocantes e cozidas, virando-as 2 a 3 vezes. Depois transfira-as para um prato.

Na mesma frigideira, adicione a manteiga e as rodelas de limão. Sele o limão até dourar de cada lado. Retire o limão da frigideira e junte-o às almôndegas. Ainda na mesma frigideira, adicione o dente de alho e a massa. Cozinhe até que o alho esteja perfumado e a massa tostada, cerca de 2 a 3 minutos. Adicione 2 ½ chávenas de água quente e o sumo do limão. Deixe fervilhar, mexendo ocasionalmente, até ficar al dente, cerca de 7 a 8 minutos. Junte as azeitonas e as almôndegas de volta e deixe aquecer.

Enquanto a massa coze faça o vinagrete de tomate seco. numa tigela, misture ¼ de chávena de óleo do tomate seco, 2 colheres de sopa de sumo de limão e o vinagre balsâmico e envolva. Misture os tomates secos bem picados e tempere com sal e pimenta.

Para fazer o creme de queijo feta, misture o queijo feta, o iogurte grego e o azeite num processador de alimentos e bata até ficar homogéneo e cremoso.

Para servir, distribua o creme de feta pelos pratos e regue com o vinagrete. Adicione a massa, os limões grelhados e as almôndegas.

Polvilhe com algumas folhas de rúcula e/ou ervas aromáticas a gosto.





Tags:

Share:

0 comments