Bolo Gelado de Mirtilo & Limão

 

Os finais de mês são sempre um turbilhão de emoções… se por um por lado fico entusiasmada que vamos ter um novo e tentador ingrediente que nos desafia a criar novas receitas, por outro a gratidão que fica pela participação de tantos de vocês, que sem prémios ou pódios se dispõem a partilhar o vosso tempo e prazer em cozinhar, faz-me ficar “presa” a cada mês que passa. É de todo impossível transmitir a gratidão que sinto. E certamente a minha sócia de viagem nesta aventura sente o mesmo.   Obrigada a TODAS as participações!

 

Para finalizar este super mês, em que o Mirtilo foi o rei do nosso desfile, eu a Elsinha escolhemos trazer um tentador Bolo Gelado de Mirtilo & Limão. Certas de que vos vais agradar aqui fica a receita.


 

 






Bolo Gelado de Mirtilo e Limão

Adaptado daqui


Ingredientes para molho de mirtilo:

400g de Mirtilos, frescos ou congelados

2 c. sopa de Açúcar

Sumo e Raspa de 1 Limão

2 c. sopa de Amido de Milho

 

Ingredientes para o gelado:

400g de Natas

1 lata de Leite Condensado

Sumo e Raspa de 1 Limão

1 pacote de Bolacha Torrada

 

Preparação:

Coloque num tacho os mirtilos com o açúcar e leve ao lume até que o açúcar se dissolva e os mirtilos comecem a largar o seu sumo. Este processo demora cerca de 3 minutos. Enquanto mistura, pode ir esmagando alguns mirtilos com um garfo.

Misture numa taça o sumo de limão com o amido de milho. Em seguida, adicione ao tacho. Continue a misturar até engrossar. Retire do lume, junte a raspa de limão, coloque numa taça e leve ao frio.

Bata as natas até ficarem bem firmes, e de seguida, em fio, junte o leite condensado sem parar de bater. Por fim junte o sumo e a raspa do limão.

Envolva bem.

Forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal ou pelicula aderente.

Coloque na base da forma uma camada fina da mistura de natas e por cima faça uma camada de bolachas torradas. Espalhe mais uma camada de natas e em seguida regue com o molho de mirtilos.

Repita uma camada mais grossa de natas, bolacha, outra camada fina de natas, molho de mirtilos e termine com mais uma camada de natas.

Tape a forma com película aderente e leve ao congelador por 4 horas ou de um dia para o outro.

Retire o bolo gelado do congelador algum tempo antes de servir. Decore a gosto com mais mirtilos e limão.

Share:

0 comments