Couscous de Beterraba {Beetroot Couscous}


São várias as receitas com couscous que por aqui partilhei…simplesmente adoro este ingrediente. Além do seu sabor, adoro o facto de ser muito versátil e de muito rapidamente podermos ter uma refeição muito reconfortante. Prepara-se em pouco mais de 10 minutos e é perfeito para os dias em que temos menos tempo ou paciência ou para quando temos disponibilidade e nos apetece algo diferente. É o que quisermos. É o que lhe juntarmos. Pode ser totalmente vegan ou podemos juntar carne, peixe, queijo, legumes. Pode ser refeição principal ou acompanhamento. A nossa imaginação é o limite.
Atrevam-se e experimentem este.



Ingredientes (2 pessoas):
150g de Couscous (Sêmola de Trigo duro)
150g de Água
2+2 c. sopa de Azeite
100g de Beterraba, cozida e grosseiramente ralada
1 c. de sopa de folhas de Manjericão fresco, picadas
1 c. de sopa de folhas de Salsa fresca, picadas
1 c. de sopa de folhas de Coentros frescos, picadas
1 c. de sopa de Endro fresco, picado
2 c. de sopa de Sementes de Girassol
1 c. de sopa de Amêndoas, laminadas
1 c. de sopa de Sementes de Sésamo
1 c. de sopa de Miolo de Pinhão
Sumo de Limão, a gosto
Sal & Pimenta, a gosto

Preparação:
Leve a água ao lume. Junte 2 colheres de sopa de azeite e deixe levantar fervura.
Coloque o couscous numa taça e junte a água fervente. Tape e deixe o couscous hidratar por cerca de 10/15 minutos. Mexa com um garfo para soltar os grãos e obter uma mistura solta e homogénea. Deixe arrefecer por completo.
Numa frigideira pequena e antiaderente, coloque as sementes de sésamo e Girassol bem como os frutos secos e leve ao lume a tostar ligeiramente. Assim que estiverem tostados retire para uma taça (não os deixe na frigideira, porque o seu calor residual pode queimar).
Numa taça coloque o couscous, a beterraba, as ervas frescas, as sementes e os frutos secos, o restante azeite e o sumo de limão. Envolva delicadamente. Retifique os temperos se achar necessário.
Pode servir de imediato, ou então depois de refrigerar.

Bom Apetite!

Share:

0 comments