Spanische Windtorte


Spanische Windtorte.
Este é o nome de mais um desafio lançado pela Lia e pela Susana, na 17ª edição do Sweet World.
Confesso a minha mais pura ignorância em relação ao doce e confesso ainda que se me cruzasse com ele dificilmente me captaria a atenção. Os merengues ainda não me conquistaram e além disso o seu aspeto rococó e com aspiração a doce de difícil elaboração imediatamente o colocariam na categoria “quem sabe um dia talvez, ou talvez não”.
Mas eis que ele chega pela edição do SW… e não há como dizer que não!

Se foi um doce difícil de executar? Nada mesmo. É demorado? Sim. Se compensa? Para os amantes de merengue não tenho a menor dúvida que sim. Eu não fiquei apaixonada, mas adorei fazê-lo. O seu aspeto demasiado decorado não faz muito o meu género, mas depois de feito e decorado, confesso que foi com alguma pena que parti a primeira fatia! Fiquei tão orgulhosa do resultado final, que me custou parti-lo 😊
Foi uma experiência bastante enriquecedora, e fez-me aperceber que os merengues já não me metem “medo”, respeito sim, sempre, mas medo já não.

Vejam algumas dicas, pormenores e curiosidades sobre o doce no blog da Lia.





Ingredientes para o Merengue Francês:
4 Claras de Ovo grande, de preferência biológico, à temperatura ambiente
¼ c. chá de Cremor Tártaro (podem usar Maizena se não encontrarem) - O cremor tártaro é um ácido em pó resultante da fabricação do vinho. Permite estabilizar as claras, impede a cristalização do açúcar e tem um leve poder levedante. Consegue encontrar à venda nas farmácias ou em lojas de artigos para bolos.
235g de Açúcar Refinado Branco

Ingredientes para o Merengue Suíço:
2 Claras de Ovo grande, de preferência biológico, à temperatura ambiente
125g de Açúcar Refinado Branco

Ingredientes para o Recheio:
200ml Natas para bater
25g de Açúcar em Pó
250g de Morangos, cortados em pedaços grosseiros

Flores Naturais para decorar.



Preparação:
Forre 2 tabuleiros largos com papel vegetal e desenhe 5 círculos de 15cm de diâmetro cada, nas folhas de papel vegetal. Vire as folhas ao contrário, para que o lápis não fique em contacto com o merengue.
Pré- aqueça o forno a 120ºC.
Para preparar o merengue francês, coloque as claras e o cremor tártaro na taça da batedeira elétrica equipada com o balão. Bata em velocidade máxima, até obter picos espessos.
Adicione o açúcar, 1 colher de sopa de cada vez, batendo sempre em velocidade máxima, até obter um merengue brilhante e bem espesso.
Coloque 2/3 do merengue num saco de pasteleiro equipado com um bico redondo com cerca de 1,5cm de diâmetro. Desenhe um círculo à volta de toda a circunferência do círculo desenhado no papel vegetal e preencha o interior desse círculo em espiral, por forma a preencher completamente o círculo de merengue. Repita o processo num outro círculo desenhado. Estes dois círculos completamente preenchidos, formarão a base e a tampa da sobremesa final.
Nos restantes 3 círculos, desenhe apenas uma rodela espessa de merengue, ou seja, não os preencha, ficarão com 3 anéis de merengue. Estes formarão as "paredes" da sobremesa final.
Reserve o merengue restante para o passo seguinte.
Leve ao forno por 45 minutos, ou até os merengues estarem secos ao toque e com aspeto crocante.
Retire do forno e deixe arrefecer. Mantenha o forno ligado.
Quando os merengues estiverem frios, coloque um dos discos completamente preenchidos sobre um prato de servir que possa suportar o forno à temperatura de 120ºC, ou coloque sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal.
Coloque o merengue reservado no saco de pasteleiro e faça 8 bolinhas de merengue na extremidade do disco colocado no prato ou tabuleiro. Sobre este, coloque um dos aros (disco não preenchido no interior) e pressione levemente, para que "cole". Repeta o processo com os dois aros restantes, reservando o círculo preenchido, que será a "tampa" final.
Com a ajuda de uma espátula, espalhe o merengue restante em toda a volta das camadas formadas no passo anterior, alisando, por forma a obter uma parede lisa e uniforme (como se estivessem a espalhar icing nas paredes de um bolo).
Leve ao forno por 45 minutos, ou até o merengue estar de novo seco ao toque e com aspeto crocante. Retire do forno e deixe arrefecer por completo.
Para fazer o merengue suíço, coloque as claras e o açúcar numa taça, sobre uma panela de água a ferver, sem deixar que o fundo da taça toque na água. Bata com uma batedeira elétrica em velocidade máxima, até o açúcar estar dissolvido e as claras atingirem uma temperatura de 70ºC num termómetro de açúcar.
Retire a taça do lume e continue a bater em velocidade média, até obter um merengue bem espesso e brilhante e que esteja à temperatura ambiente.
Coloque o merengue num saco de pasteleiro equipado com um bico a gosto e decore, a gosto, a "caixa" de merengue francês que, entretanto, esteve a arrefecer. Decore também o topo do anel da "caixa", por forma a que quando assentar a "tampa", se note uma diferença entre a tampa e a "caixa" propriamente dita. Decore a gosto, o topo da "tampa" de merengue reservada. Reservar o merengue suíço restante para colar as flores no final.
Coloque ambos, caixa e tampa decoradas, de volta no forno por 30 minutos, ou até o merengue suíço estar seco ao toque e com aspeto crocante. Retire do forno e deixe arrefecer completamente.
Para o recheio, bata as natas com o açúcar em pó até obter picos ligeiros. Adicione os morangos e envolva delicadamente.
Recheie a "caixa" de merengue com a mistura de natas e morangos e tape com a tampa decorada.

Decore os lados da caixa e a tampa com as flores, colando-as com o merengue suíço reservado e sirva imediatamente.


Share:

5 comments

  1. Já eu gosto muito do visual deste bolo, lembra-me muito a estética da Maria Antonieta - tenho uma história de amizade com ela, n posso dizer de amor pq n me apaixona como outros personagens históricos, mas simpatizo com a moça, e durante mtos anos um ramo da minha familia acreditou sermos descendentes dela, até se comprovar q o delfim tinha mm morrido lol. Já comer este bolo, pois, nem pensar, é daquelas coisas que só de olhar já tenho os dentes a doer. Mas n psoso negar q acho q fica lindo na mesa, e q seria algo espectacular como bolo de noiva num casamento menos convencional.
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Lindíssimo! Perfeitíssimo! Não há palavras! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Querida Marta,
    Estou sem palavras, pois acredites ou não, é o Windtorte mais perfeito e lindo que já me passou pelos olhos!!
    Tomara a Mary Berry e o Paul Hollywood ter apanhado um tão perfeito no desafio técnico em que foi proposto. Irias logo para a final sem teres de superar mais prova nenhuma!
    A sério. Até eu já roí 3 unhas de inveja (looolllloooollll).
    Concordo com as tuas palavras e subscrevo. Eu que adoro meringue, não fiquei apaixonada, pois é açúcar a mais. Prefiro uma boa pavlova ou dacquoise.
    Obrigada por estares presente linda. Que espectáculo!!
    Beijinho grande,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Lindissimo, é o que me ocorre dizer, quando se fica de queixo caído. Muitos parabéns!

    saboresdoninho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Martinha, só te posso dar imensos Parabéns por teres executado um Spanische com tamanho rigor e qualidade. Não desvalorizando nenhum outro, o teu é sem dúvida o mais perfeito. Não é fácil ver um pirosão destes tão impecavelmente executado. Que maravilha! Muitas palmas.
    Quando o vi tive a mesma reação, achei-o demasiado para o que gosto de fazer. Tanta decoração, tanto rococó... mas olha, a verdade é que adorei este menino. É muito doce efectivamente, mas achei que se equilibrares bem com um chantili super ligeiro fica maravilhoso. Gostei muito!
    Muito Obrigada por voltares com tamanha dedicação!

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar