Black Forest Cake, e a 6ª Edição do Sweet World


Hoje é dia de Sweet World!
A 6ª edição deste doce desafio remete-nos para terras alemãs, e propõe-nos o sobejamente conhecido e deslumbrante Black Forest Cake, ou como Camões diria, o belíssimo Bolo Floresta Negra.
O bolo em si dispensa apresentações. Julgo que serão poucas, ou mesmo nenhumas, as pessoas que não o conhecem.

Foi um bolo que me deu um grande prazer fazer e que correu bem! Finalmente uma receita Sweet World sem grandes aventuras!
Todas as etapas são de fácil execução, e mesmo a montagem se revela mais fácil do que aparenta. A única dificuldade que tive,  e estou em crer que se deveu a precipitação minha, foi o facto de ter abatido um pouco na última camada, e acabou por fazer um pouco de “barriga”. Acho claramente que foi porque não deixei o chantily estabilizar e arrefecer o suficiente antes de fazer a decoração final. Nas fotos já se nota um bocadinho, mas quando cheguei a casa da minha amiga, para quem o bolo foi feito para celebrar o seu aniversário, já estava com um “pneuzinho” considerável…

Estive bastante indecisa em relação a que versão fazer, se o naked ou se a versão toda coberta. Embora a versão naked seja a que mais me apaixona, acabei por me desafiar a fazer a versão com cobertura total.

O bolo é muito, mas mesmo muito bom. Mesmo para No Chocolate Lovers, como eu, o bolo acaba por convencer e agradar imenso. A receita que usei para a massa é bastante leve, com a intensidade certa de chocolate e húmida o suficiente para arrancar suspiros.

Como o bolo foi para levar para uma festa, não tenho fotos do interior… espero que o “lapso” seja compensado pelas fotos do exterior J

Queridas Susana e Lia, espero que gostem do meu Black Forest Cake!

Guten Appetit!



Ingredientes:
Bolo
Receita adaptada de BBCGoodFood
175g de Manteiga com Sal, mais um pouco para untar
200g de Chocolate Negro em barra (70% Cacau)
300g de Farinha de Trigo
375g 300g de Açúcar Amarelo
25g de Cacau em Pó 100% Natural, sem adição de açúcar
1 c. chá de Bicarbonato de Sódio
1 Pitada de Sal Fino
2 Ovos
200g de Iogurte Grego Natural
100ml de Café Forte, bem quente (ou água)
Recheio e Decoração
250g de Cerejas Frescas, lavadas e secas
100ml de Kirsch (usei ginjinha)
600ml de Natas
2 saquetas de Chantifix* (opcional)
100g de Açúcar em Pó

Preparação:
Comece por descaroçar as cerejas (reservando algumas inteiras para a decoração final). Coloque-as numa taça e regue-as com o licor. Deixe macerar durante umas horas, ou de preferência durante a noite.
Bolo
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte e forre com papel vegetal a base de 3 formas de 18cm. Coloque 75g do chocolate em barra, partido em pedaços, e a manteiga numa panela pequena e leve ao lume, mexendo sempre, até que o chocolate esteja completamente derretido. Deixe amornar.
Misture a farinha, o açúcar, o cacau e o bicarbonato de sódio com uma pitada de sal numa tigela. Peneire e mistura.
Bata os ovos e o iogurte juntos.
Adicione a mistura de chocolate derretido e a mistura de ovos aos ingredientes secos, e envolva. De seguida adicione o café bem quente e envolva até obter uma massa homogénea.
Divida a massa pelas formas e leve ao forno cerca de 25 minutos (caso tenha as formas em diferentes prateleiras troque-as ao fim de 15 a 20 minutos do fim da cozedura). Verifique se os bolos estão cozidos espetando um palito no centro da massa. Estarão cozidos quando o palito sair completamente limpo, sem massa.
Retire do forno, e deixe amornar cerca de 10 a 15 minutos dentro das formas. Desenforme, e coloque em cima de redes. Faça alguns furinhos nos bolos e pincele-os, enquanto estão mornos, com um pouco do licor onde estão a macerar as cerejas. Deixe arrefecer por completo.
Recheio e decoração
Nota: principalmente no verão, antes de bater as natas, costumo coloca-las uns minutos no congelador, bem como as varas da batedeira, e o copo onde as vou bater, para facilitar a tarefa de as “montar”.
* Neste bolo decidi usar também chantifix, por estarmos no verão e por ser um bolo para servir fora de casa; uma vez que iria estar sujeito a algum calor, queria ter a certeza que as natas se mantinham firmes e estáveis.
Bata as natas até estarem firmes, adicionando de seguida o açúcar em pó misturado com o chantifix, batendo um pouco mais até estarem bem firmes.
Para fazer as lascas de chocolate, parta o restante chocolate em barra em pedaços pequenos e leve a derreter em banho-maria ou no micro-ondas. Quando estiver liquido, espalhe sobre uma folha de papel vegetal ou na parte de trás de um tabuleiro de alumínio, e com a ajuda de uma espátula espalhe-o bem. Leve a refrigerar.
Escorra as cerejas, reservando o licor.
Montagem
Coloque um dos bolos no prato de servir, pincele generosamente com o licor no qual macerou as cerejas, barre com uma boa generosa camada de natas e espalhe algumas cerejas maceradas por cima. Coloque o segundo bolo, volte a pincelar bem com licor e espalhar novamente outra camada de natas e as restantes cerejas maceradas. Para terminar, coloque no topo o último bolo, e barre o bolo todo - laterais e topo - com as restantes natas.
Leve o bolo a refrigerar por uns 20 minutos antes da decoração final.
Retire o bolo e a folha de papel vegetal (ou o tabuleiro de alumínio) do frigorífico onde tem o chocolate.
Com uma espátula raspe o chocolate de forma a fazer rolos (veja este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0UA0opJ_coE).
Decore o bolo a gosto com os rolinhos de chocolate e as cerejas frescas que reservou. 
Conserve o bolo refrigerado até ao momento de servir.

Share:

7 comments

  1. Bom olha que barriga pode ter o seu charme ahahahah!! O bolo está lindo, mesmo, acho que visualmente este bolo se presta a ser um espectáculo, o sabor é que a mim não me convence, as cerejas... meh. Mas o visual está mm espectacular!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Está fantástico! É um bolo que eu adoro! A primeira vez que o fiz foi há um montão de anos quando a minha mãe me ofereceu o meu primeiro livro de receitas! Um livro com sobremesas de todo o mundo! É sem dúvida um livro lindo que eu adoro e recomendo! Na altura o Bolo Floresta Negra fazia capa e chamou-me logo a atenção! Naquela época era impensável encontrar aqui cerejas frescas por isso usei cerejas em calda. Ficou bom mas tenho a certeza que com cerejas frescas fica muito melhor! Estes dias comprei uma caixa de cerejas, estavam bem madrinhas como eu gosto, perfeitas para usar no recheio do bolo. Senti-me tentada! Depois a vontade de atingir o meu peso ideal falou mais alto! Certamente a oportunidade um dia chegará! Por enquanto vou regalar-me a ver o bolos floresta negra que nos vão sendo apresentados! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Lindo lindo lindo!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ficou um bolo lindo e delicioso, sem dúvidas :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  5. Haha, tens sempre de encontrar pequenas falhas :P Aos meus olhos o bolo está perfeito e com um aspeto muito bom! Tanto que fiquei com vontade de fazer um floresta negra :D

    ResponderEliminar
  6. Querida Marta,
    Com um bolo tão lindo, claro que estás perdoada pelo facto de não nos mostrares esse interior pecaminoso, lol!!
    Olha, eu também sou como tu, ou seja, não sou chocolate lover, nem nada que se pareça, mas adoro este bolo, não sei se pelo contraste de sabores, mas o certo é que ainda não acaba o mês, sem fazer mais uma versão semelhante, lol...
    Como sempre, surpreendes com as tuas fotos magníficas e apresentação 5 *****!!
    Obrigada por estares connosco e pelas tuas, sempre preciosas prestações linda. Ter-te connosco, é um privilégio!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  7. Martinha, o teu lapso pela falta da foto da fatia é automaticamente perdoadíssimo pela beleza do bolo que trazes. Ficou lindissimo. Perfeito!!!
    Adorei a decoração, simples e elegante, como gosto.
    E essas cerejas bem negras dão-lhe uma intensidade extra que adoro.
    Parabéns pelo lindo resultado. Seguramente foi adorado e devorado. :)
    Muito Obrigada por mais uma excelente participação no nosso SW.

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar