Rolinhos de Amêndoa

Uns rolinhos super amendoados!
Amêndoa ao cubo: laminada, em manteiga e em leite, numa versão de rolinhos mais saudáveis que os tradicionais.



Ingredientes (cerca de 12 rolinhos):
Massa
240ml de Leite de Amêndoa
50g de Manteiga sem sal, à temperatura ambiente,
ou 50g de Iogurte Natural
500g de Farinha de Trigo
5g de Fermento Biológico Seco
30g de Açúcar Granulado,
ou 7,5g de Mel Biológico
½ c. chá de Sal
1 Ovo grande, à temperatura ambiente
Recheio e Cobertura
250g de Manteiga de Amêndoa MyProtein
30g+150g de Mel Biológico
50g+50g de Amêndoa laminada



Preparação:
Na taça de uma batedeira, equipada com o gancho para massa fortes, coloque a farinha, o ovo, o sal, o mel, e o iogurte. Numa velocidade baixa, misture a massa, só até estarem misturados.
Amorne o leite e misture o fermento biológico seco.
Adicione à massa, e ligue a batedeira numa velocidade baixa. Deixe amassar até que todos os ingredientes estejam muito bem ligados e a massa se descole das paredes da tigela, o que deve demorar cerca de 10 a 15 minutos.
Transfira a massa para uma taça levemente enfarinhada, e tape com um pano, e coloque numa zona tépida/morna, sem correntes de ar. Deixe a massa levedar até que dobre o seu tamanho.
Depois de a massa ter levedado, retire-a da taça e coloque-a numa superfície enfarinhada. Estenda a massa de forma a obter um retângulo de cerca de 30x40cm.
Espalhe a manteiga de amêndoa, previamente misturada com 30g de mel, uniformemente por toda a superfície, e espalhe por cima 50g das amêndoas laminadas.
Começando pelo lado mais próximo, e a partir de um dos lados mais compridos, enrole a massa como se fosse um cilindro, mantendo-a o mais apertada possível. Usando uma faca afiada, corte um pouco das extremidades do rolo para acertar e corte o rolo em pedaços com cerca de 2,5cm, o que deve render cerca de 12 rolinhos.
Coloque os rolinhos num tabuleiro, forrado com papel vegetal. Tape com um pano, e deixe levedar de novo cerca de 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Leve os rolinhos ao forno, cerca de 30 minutos.
A cerca de 10 minutos do fim do tempo, aqueça ligeiramente as 150g de mel (só para ficar mais liquido e ser mais fácil espalhar), misture as restantes 50g de amêndoas laminadas e espalhe por cima dos rolinhos. Deixe cozer por cerca de mais 10 minutos até que estejam bem douradinhos.

Retire do forno e deixe arrefecer (ou não!! – porque são ótimos mornos) numa grade.

Share:

16 comments

  1. Hm, que bom aspecto! Devem ter ficado deliciosos, com o bónus de serem mais saudáveis. Já há algum tempo que quero experimentar manteiga de amêndoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!
      Eu gostei bastante da manteiga de amêndoa, especialmente por não ser doce :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Que rolinhos tão giros :P devem ser ótimos e deliciosos!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. se há coisa que gosto são cinnamon rolls, até costumavamos fazer imenso cá em casa, mas este ano ainda não fizémos nada. Leite de amendoa e manteiga de amendoa para mim estão fora de questão, além de não gostar do sabor devo ter-lhes uma intolerância qq porque pára-me sempre a digestão e fico super mal disposta se consumo. Mas adoro fazer os rolinhos com fruta cristalizada ou com passas, ou arandos, ui assim então adoooooro. AGora fiquei com vontade de ir fazer!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miranda,
      estes rolinhos o que têm de fenomenal é que podemos fazê-los com os mais variadíssimos ingredientes, e mais ao nosso gosto. Eu já fiz algumas versões, e esta é a menos doce, sem dúvida, mas para mim isso é uma mais valia.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Tem um aspecto delicioso, dá mesmo vontade de provar!

    ResponderEliminar
  5. Estas fotos estão completamente irresistíveis!
    Eu adoro rolinhos de canela e estes de amêndoa devem ser top! E que lindos que ficam numa mesa de pequeno-almoço ou lanche natalícios ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ohh obrigado Patrícia!
      Fico muito feliz que tenhas gostado, eu que sou fãzérrima do teu blog, com as tuas receitas sempre carregadinhas de amor e com fotos maravilhosas a acompanhar... fiquei toda derretida agora!
      Os de canela serão talvez os mais consensuais, mas esta versão faz muito o meu género ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Ficaram lindos, os rolos! Quando experimentei fazer os de canela gostei tanto que comecei a fazer de outros sabores também, mas nunca cheguei a lembrar-me desse :)

    ResponderEliminar