Torta de Chocolate com Compota de Castanha Sweet Castanea

Trancoso recebeu-nos de braços abertos. Uma cidade histórica, onde sabe bem caminhar nas ruas. Todas elas parecem querer contar um pouco do seu passado. Cultivasse o gosto pelo bem receber. Os rostos que não conhecem são oportunidades para contar estórias e pedacinhos de vivências e acima de tudo cativar com a sua humilde e sincera simpatia.
Até o tempo estava disposto a dar a sua ajuda para que nos sentíssemos mesmo muito bem.

Apesar do tempo ali passar de maneira diferente, levando a crer que os ponteiros do relógio rodam mais devagar, as horas voaram para mim. Entre conversas e troca de experiências, o tempo passou a correr.

Depressa chegou o meu momento.
Até então, estive calma, tal era o conforto e a tranquilidade que as pessoas, envolvidas na iniciativa, me transmitiam. Mas assim que abri a boca para me apresentar, os nervos vieram todos ao mesmo tempo! Como um vulcão! E ao fim do segundo ovo partido sem conseguir separar a gema da clara, tudo se desmoronava….. “bolas Marta controla-te miúda, tu és capaz…”  Confesso que a dada altura senti algum desalento. Afinal de contas as pessoas que estavam ali sentadas contavam com um pouco mais. Para ver partir ovos desajeitadamente tinham ficado em casa, certo?   Mas curiosamente, foram as pessoas ali sentadas que me foram dando palavras de incentivo e foram conseguindo com que eu me fosse acalmando.
Esqueci-me de umas quantas coisas que faziam parte da receita. …. A torta não teve tempo de arrefecer, as natas não ficaram firmes, e mais umas coisas. Mas bem ou mal ela desapareceu toda!
Não posso dizer que correu bem. Mas também não foi um total descalabro. Assim o espero J

Foi uma experiência maravilhosa. Adorei cada minuto. Um fim-de-semana maravilhoso, onde tive a oportunidade de conhecer pessoas extraordinárias, e com quem aprendi muito.
Um bem-haja a todos!

Deixo-vos com a receita da torta que levei ao Show Cooking. Uma torta muito simples de fazer, e com uma decoração já pensar na mesa da consoada.
Abro assim a época natalícia aqui no blog!

Torta de Chocolate com Compota de Castanha Sweet Castanea



Ingredientes para torta:
200g de Chocolate (com pelo menos 54% de cacau)
60ml de Água
4 Ovos, à temperatura ambiente, separados
80g Açúcar
2 c. sopa de Farinha de Castanha, peneirada
Recheio e Decoração
Açúcar em pó, para polvilhar
250g de Compota de Castanha Sweet Castanea
200ml de Natas gordas
5 Castanhas em Calda de Vinho do Porto Sweet Castanea
Folhas de Azevinho, bem lavadas e secas
Bagos de Romã

Preparação:
Derreta 50g de chocolate em banho-maria ou no micro-ondas.
Com o auxílio de uma colher pequena, barre abundantemente com chocolate a parte de trás das folhas de azevinho. À medida que as vai barrando coloque-as num prato e depois de todas barradas leve-as ao frigorífico para que o chocolate solidifique.
Nota: As folhas têm de estar muito bem lavadas e secas.
Pré-aqueça o forno a 180 °C.
Corte um pedaço de papel vegetal que seja maior que a medida do tabuleiro, tanto no comprimento como na largura. Molhe-o com água até que esteja macio. Forre o tabuleiro com a folha de papel vegetal molhada, e com a juda de um pouco de papel de cozinha, estique bem a folha e comprima-a contra o tabuleiro para que fique bem colada. Corte os cantos de modo a permitir que o papel fique bem esticado (sem rugas).
Misture o chocolate e a água numa panela pequena e leve ao lume, em fogo baixo, e mexa até que o chocolate derreta. Retire do fogo e reserve.
Bata as gemas e o açúcar numa tigela, até que a mistura esteja pálida e grossa. Junte a mistura de chocolate com uma espátula. De seguida adicione a farinha de castanha peneirada, e envolva até que todos os ingredientes estejam bem misturados.
Numa tigela à parte, bata as claras até formarem picos médios.
Junte 1/3 das claras à mistura de chocolate e envolva muito delicadamente, sem nunca bater na taça, até que a mistura esteja homogénea. Repita até ter juntado todas as claras.
Verta a massa no tabuleiro e alise a superfície.
Leve ao forno por cerca de 10 minutos, ou até que um palito inserido no centro da massa saia limpo.
Coloque o tabuleiro sobre uma grade e cubra o bolo com um pedaço de papel vegetal e um pano limpo. Coloque de lado. Deixe arrefecer quase por completo.
Entretanto faça o recheio de castanha: coloque as natas numa tigela média, e bata-as até formarem picos fortes. Junte a compota de castanha e envolva com uma espátula ou colher de pau, até que os dois ingredientes estejam bem ligados.
Coloque uma tábua de corte em cima do tabuleiro da torta e vire (mantenha o papel vegetal e o pano. Retire o papel vegetal que ficou agora por cima, com muito cuidado para não partir.
Barre toda a superfície da torta com o recheio preparado com a compota de castanha, reservando um pouco, cerca de 50g, para a decoração final.
Com a parte mais larga da torta virada para si, enrole a torta com muito cuidado.
Com a ajuda de um passador de rede, polvilhe toda a torta com açúcar em pó.
Coloque o recheio que reservou numa seringa ou saco de pasteleiro, e distribua-o por 5 porções ao longo da torta.
Em cima de cada porção de recheio coloque uma castanha em calda de Vinho do Porto, e alguns bagos de romã.
Retire as folhas de azevinho do frigorífico e, com cuidado, descole as folhas de chocolate, puxando a folha de azevinho.

Por fim, decore a torta com as folhas de azevinho de chocolate.

Espero que gostem da sugestão.

Deixo ainda algumas fotos de Trancoso e do evento :)













Share:

6 comments

  1. Que plateia grande e calorosa que tu tiveste! Adorei ver as fotos! Os nervos são tramados, e atacam na altura que menos precisamos! Mas vá lá, se a parte menos boa foi só o partir dos ovos, acredita que comigo seria muito pior! Seja o que for, mesmo que faça bem e de olhos fechados, não consigo deixar de estar nervosa! Até me dá raiva! Adorei a torta, tem mesmo um aspeto natalicio lindo! É, o Natal está à porta! Hoje fui comprar uma decoraçao para a arvore! Fizemos uma sala nova por isso, para celebrar, a arvore merece uma decoraçao à altura! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      Obrigado pelas tuas palavras sempre calorosas!
      Beijocas grandes

      Eliminar
  2. Bem, se isto não correu bem então como seria se corresse :) Essa torta está com um aspecto lindo e de sabor ainda deve estar melhor pelos ingredientes que leva.
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) A foto é da primeira torta que fiz em casa.... e não da que fiz no show cooking... :)
      Quem me dera que tivesse ficado assim :)
      Beijocas e obrigado pelo comentário

      Eliminar
  3. Apesar de tudo foi uma experiência positiva, e aposto que quem assistiu gostou do que viu! Nas fotos já pareces mais à vontade :) A torta deve ser deliciosa ;)

    ResponderEliminar
  4. Foi muito positiva mesmo! Apesar de não ter corrido como esperava,ou idealizava, adorei cada minuto. Foi uma experiência maravilhosa a todos os níveis.
    E a torta é muito simples, mas muito boa :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar