13 de setembro de 2015

Carne de Porco com Castanhas em Calda de Vinho do Porto

Yum
Adoro fazer este tipo de receitas. Receitas que nos deixam com tempo para apreciar outras coisas, enquanto elas se fazem, bem lentamente no forno, e que vão invadindo a cozinha de deliciosos aromas.
Para mim foi uma estreia usar castanhas num assado, a par de especiarias, como a canela que encontramos nas Caldas de Castanha com Vinho do Porto da Sweet Castanea.
Foi uma estreia que encantou todos. A carne ficou deliciosamente macia, com o toque certo de vinho do Porto e canela.
Uma proposta de refeição que aconchega, e que apetece fazer e comer nestes dias mais frescos que se vão fazendo anunciar.



Ingredientes (4 pessoas*):
1kg de Cachaço de Porco
5 Chalotas
1 talo pequeno de Aipo, cortado em pedaços pequenos
1 folha Louro
½ Limão, sumo e raspa
2 Cenouras, cortadas em pedaços
6 dentes de Alho, descascados e esmagados
2 Tomates, pelados e sem sementes, cortados em pedaços pequenos
2 frascos de Castanhas em Calda de Vinho do Porto Sweet Castanea (2x250g)
Sal e Pimenta, q.b.
2 c. sopa de Azeite
2 c. sopa de Óleo




Preparação:
Pele os tomates, escaldando-os em água a ferver durante cerca de 1 a 2 minutos, com um corte em cruz no topo dos tomates. Retire a pele rapidamente e corte em 4 partes no sentido vertical, e retire as sementes. Parta em pedaços mais pequenos. Coloque a polpa que retirou com as sementes num passador pequeno de rede e esprema o sumo de tomate, com ajuda das costas de uma colher. Reserve.
Num recipiente com tampa, coloque o pedaço de carne, tempere de sal e pimenta moída na altura, e regue com o azeite.
Descasque, lave, e corte a chalotas e as cenouras em pedaços pequenos e junte à carne, bem como o aipo. Junte igualmente os dentes de alho e o a folha de louro partida em pedaços. Adicione também a polpa o tomate e a raspa e o sumo de limão.
Retire as castanhas da calda e reserve.
Regue a carne com a calda das castanhas. Tape a caçarola, e deixe marinar de um dia para o outro.
Pré-aqueça o forno a 130/140ºC.
Numa frigideira grande, aqueça 2 colheres de sopa de óleo, e quando estiver bem quente, sele a carne, previamente bem escorrida da marinada. Vá rodando para que cozinhe toda por igual. Junte a marinada e deixe aquecer.
Retire a carne e a marinada para uma caçarola de vidro com tampa, ou utilize um tabuleiro e tape, selando bem, com papel de alumínio.
Leve ao forno por cerca de 3 horas.
Um pouco antes de retirar a carne do forno, retire a tampa da caçarola, ou o alumínio do tabuleiro, e deixe a carne alourar um pouco.
Retire do forno, e deixe a carne descansar numa tábua de madeira, mas conserve quente, envolvida em papel de alumínio, por cerca de 30 minutos.
Enquanto isso, leve o molho que sobrou de cozinhar a carne ao lume, numa frigideira, e deixe ferver, até reduzir para cerca de metade. Coe o molho, e junte as castanhas que reservou.


Coloque a carne numa travessa, e sirva acompanhada de legumes cozidos, e regue-a carne com o molho e as castanhas.

4 comentários:

  1. Eh lá, que temos aqui?! Uma bela refeiçao de Domingo que de tao bonita e apetitosa que está ficaria muito bem numa mesa de festa! Sou como tu, adoro refeiçoes e forno, sao as que mais faço! Fiquei curiosa com essa combinaçao das castanhas em calda de vinho do Porto e a carne! Muito honestamente nao me lembraria de conjugar essas castanhas com um prato salgado mas deixa-me que te diga que adoro a ideia e acredito que fique divinal! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      Eu gostei imenso do sabor doce da calda e das especiarias na carne. Ficou tão macia, tão perfumada. Calculo que não seja para todos os palatos, mas eu, e os meus críticos gastronómicos amadores, gostámos bastante.
      Obrigado pelo teu comentário
      Bejinhos
      Marta

      Eliminar
  2. Que bom aspeto! Imagino que tenha ficado uma delícia, essas castanhas parecem tão boas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e são!! podes provar se quiseres :)
      Espreita a página da Sweet Castanea (http://www.sweetcastanea.com/)
      tenho a certeza que vais gostar muito de todos os produtos.
      Beijocas

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...