Cestinhos de Ovo com Salsa e Cogumelos

 

Não sei se partilham da minha opinião, mas mergulhar um pouco de pão numa gema de ovo é de uma satisfação incrível, a todos os níveis!

Esse pormenor, aliado a uma harmonia muito boa de sabores, faz destas cestinhas uma deliciosa e elegante proposta para levar à mesa como entrada ou como petisco de final de tarde.

A gema de ovo líquida, completa estas cestinhas que já de si são deliciosas com todas as suas texturas e sabores que se complementam. O bacon e os cogumelos são um clássico que nunca desiludem, a que se junta o molho de salsa que os faz destacar ainda mais.

Uma receita aprovadíssima cá por casa.

 

 



Cestinhos de Ovo com Salsa e Cogumelos

Adaptado de Food&Wine

 

Ingredientes:

1 Chalota pequena, picada fininha

150g de Cogumelos Frescos

Raspa de 1 Limão pequeno

¼ chávena de Salsa Fresca, picada

¼ chávena de Queijo Ralado

6 Ovos

~9 Fatias de Bacon, ou  6 de Presunto

Azeite

1 c. sopa de Manteiga (opcional)

Sal e Pimenta, a gosto

 

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Misture a salsa, a chalota e as raspas de limão numa tigela pequena. Junte cerca de 2 colheres de sopa de azeite e um pouco de sal e reserve.

Aqueça a manteiga e um pouco de azeite numa frigideira em lume médio-alto até que a manteiga derreta e a mistura esteja crepitando. Adicione os cogumelos e metade do molho de salsa e espalhe numa camada uniforme. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que os cogumelos estejam dourados. Retire do lume e reserve.

Unte levemente umas formas de Muffin com azeite. Forre as formas com o bacon dobrando e/ou sobrepondo cada fatia como necessário para cobrir o fundo e as laterais da forma.

Coloque um pouco de queijo ralado no fundo das formas e depois distribua a mistura de cogumelos por todas. Quebre os ovos, um a um, para uma taça e depois com cuidado coloque nas formas de Muffin. Polvilhe cada uma com mais um pouco de queijo ralado, tempere com uma pitadinha de sal e um pouco de pimenta, e leve ao forno.

Deixe cozinhar até que as claras estejam firmes, cerca de 12 a 15 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer um pouco, ou deixe esfriar por completo, como preferir.

Desenforme e regue cada cestinha com um pouco do molho de salsa.


Bom Apetite.




Share:

0 comments