Junho é mês de ... Mirtilos

 

E cá estamos nós, no primeiro dia do sexto mês do nosso calendário que traz com ele a chegada do estio, a promessa de dias quentes e também mais uma edição do nosso desafio #oingredientedomes .

Em Portugal, é um mês repleto de festas e as ruas enchem-se naturalmente de animação.

É um mês de grande abundância de legumes e vegetais; os pêssegos começam a aparecer, as ameixas e os primeiros figos; nos legumes é tempo de pimentos, tomate e milho doce, entre tantos outros!  Diversidade não falta.

Por isso, como podem imaginar, não foi tarefa fácil escolher o ingrediente para este junho…nunca é 😊   mas acabei por escolher um fruto cheio de propriedades que ajudam a melhorar a nossa saúde, conhecido como o “Rei dos Antioxidantes” e o “Fruto da Juventude”, de seu nome Mirtilo!

 



Espero que gostem e que se sintam muito inspirados a participar e a elaborarem receitas com este ingrediente!

E assim, deixo o convite: juntem-se a este desafio e, até ao último dia do mês de junho, inclusive, elaborem uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias… A única regra é que tenha Mirtilos e os valorize enquanto ingrediente!

 

 

Como participar:

Deixem o link da publicação da vossa receita como comentário neste post. Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos. 

Nas redes sociais:

Mencionem a rubrica, utilizem a hashtag #oingredientedomes e identifiquem a Elsa @florderosmaninho e @intrusanacozinha (mhdionisio no instagram).



Crédito foto: Elsa Gouveia

 

 

O Mirtilo

Este fruto de cor azulada está no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes, ultrapassando as vantagens de outros vegetais como repolhos, espinafres e brócolos. É rico em vitaminas, A, B, C e PP, possuindo ainda sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, açucares, pectina, tanino, ácido cítrico, málico e tartárico.

 

O mirtilo é uma planta medicinal. Podem-se usar quase todas as partes da planta (flores, folhas, fruto e raízes). O fruto é o que contém mais antioxidantes, o que previne os sinais do envelhecimento.

 

Combina com caça, saladas e outros pratos. É também usado na pastelaria em tartes, bolos, pudins, biscoitos, gelados, batidos e no fabrico de rebuçados. Existe quem faça chá, compotas, chocolate, licores, sumo entre outros. Esta pequena fruta possui ainda poucas calorias, podendo ser incluída nas dietas para emagrecimento, ficando deliciosa também na forma de suco, ou ser usada como suplemento nutricional em pó para adicionar em vitaminas, por exemplo.  O mirtilo é um fruto com uma enorme versatilidade.


Crédito foto: Elsa Gouveia


 

Os principais benefícios do consumo de mirtilos para a saúde, são:

  1. Tem ação antioxidante, principalmente por conter vitamina C e antocianinas que protegem o organismo dos danos causados pelos radicais livres;
  2. Ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue, a controlar os níveis de insulina e melhorar a sensibilidade à insulina, sendo por isso indicado para pessoas que sofrem com pré-diabetes ou diabetes;
  3. Regula a pressão arterial, em pessoas que tenham risco cardiovascular;
  4. Diminui a deterioração cognitiva e ajuda a manter a memória. Este benefício pode ser observado tanto em pessoas com demência, como em pessoas saudáveis;
  5. Ajuda a diminuir o colesterol ruim, LDL;
  6. Protege o coração e ajuda a evitar o aparecimento de aterosclerose;
  7. Ajuda a proteger o fígado, por diminuir o acúmulo de gordura no órgão;
  8. Ajuda a manter o bem-estar e o bom humor;
  9. Pode proteger contra a gripe, por ter propriedades antivirais e ser rico em vitamina C;
  10. Ajuda a combater infeções urinárias, por possuir substâncias semelhantes às do arando, que evitam o desenvolvimento de E. coli no trato urinário.

 

Além disso, o consumo de mirtilo também parece reduzir a fadiga muscular após fazer algum tipo de atividade física, já que diminui o dano nas células das fibras musculares, podendo por isso ser utilizado no pós-treino, na preparação de batidos por exemplo.

 

Fontes:

Tuasaude.com

phosphorland.pt

Share:

7 comments

  1. Olá olá!!
    Aqui vão as minhas receitas com mirtilos!!
    São receitas deliciosas!!! Espero que gostem!

    Cheesecake de Mirtilos
    https://www.momentosesabores.com/cheesecake-de-mirtilos/

    Muffins de Mirtilos
    https://www.momentosesabores.com/muffins-mirtilos-bimby/

    Financiers de Mirtilos
    https://www.momentosesabores.com/financiers-mirtilos/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla, impossivel não gostar :) Será um gosto poder partilhar as tuas receitas como inspirações! Muito, muito obrigada. Beijinhos grandes

      Eliminar
  2. Olá Marta. Eis a minha participação no desafio deste mês. Espero que gostes. Beijinhos http://www.oretirodasuspiro.pt/2022/06/panna-cotta-de-mirtilo.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra, claro que gostei! Não fosse a Panna Cotta um dos meus doces de colher preferidos! Ficou com uma cor lindissima! Obrigada Alexandra. Beijinhos

      Eliminar
  3. Olé!! Mais uma receita com mirtilos, acabadinha de fazer!! Deliciosa!
    https://www.momentosesabores.com/espuma-mirtilos/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! bem fresquinha essa Espuma de Mirtilos! beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Marta. Deixo uma deliciosa limonada de mirtilo para a tua rúbrica. Espero que gostes. Beijinhos
    http://www.oretirodasuspiro.pt/2022/06/limonada-de-mirtilo.html

    ResponderEliminar