Março é mês de...


Março chegou!
(Não vos parece incrível que já tenham passado dois meses desde o início do ano?...)
Para mim este mês marca claramente uma nova etapa. A natureza renasce, os dias tornam-se maiores (que bom sair do emprego algumas vezes ainda com alguma luz), sente-se a agitação dos animais na preparação de mais um ciclo e tudo se torna mais bonito e colorido. Embora eu seja uma moça que adora o Outono, sendo essa a minha estação favorita, o março e a chegada da primavera deixa-me claramente com outro animo e disposição.

Por ser um mês alegre, mágico em cores e tão rico em aromas, a escolha para este mês tinha de recair sobre um ingrediente que fosse igualmente mágico, saboroso e com a capacidade de enriquecer as nossas receitas…

O ingrediente escolhido para o mês de março é o QUEIJO! Todas as suas variedades são aceites, seja fresco, curado, de ovelha, de cabra, de vaca, ralado, fundido, interessa é que gostem!


Assim, deixo de novo o convite: juntem-se a mim, e até ao último dia do mês de março, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias… A única regra é que destaque o queijo como ingrediente, seja em que variedade for!

Deixem o link da vossa receita nos comentários desta publicação. Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos.
Poderão também identificar a vossa receita com a hashtag #martaingredientofthemonth, criada pela querida Lia para este desafio!
No final do mês, temos a promessa de uma mesa recheada de coisas boas, onde nos vamos poder juntar todos, a celebrar uma paixão que nos une: a culinária!

Boas receitas!




Queijo é um alimento sólido feito a partir do leite de vacas, cabras, ovelhas, búfalas e/ou outros mamíferos. O queijo é produzido pela coagulação do leite. Isto é realizado, em uma primeira etapa, pela acidificação com uma cultura bacteriana e em seguida, empregando uma enzima, a quimosina (coalho ou substitutos) para transformar o leite em "coalhada e soro". A bactéria precisa que o processamento da coalhada desempenham um papel na definição da textura e sabor da maioria dos queijos. Alguns queijos apresentam também bolores, tanto na superfície externa como no interior.


Existem centenas de tipos de queijos produzidos em todo o mundo. Diferentes estilos e sabores de queijo são o resultado do uso do leite de diferentes mamíferos ou com o acréscimo de diferentes teores de gordura, empregando determinadas espécies de bactérias e bolores, e variando o tempo de envelhecimento e outros tratamentos de transformação. Outros fatores incluem a dieta animal e a adição de agentes aromatizantes tais como ervas, especiarias ou defumação. A condição de pasteurização do leite pode também afetar o sabor final. O amarelo e o vermelho usados para colorir muitos queijos é o resultado da adição de colorau. Os queijos são consumidos puros ou como ingrediente de pratos diversos. A maioria dos queijos derretem ao serem aquecidos.



Para alguns queijos, o leite é coalhado acrescentando ácidos como o vinagre ou sumo de limão. A maioria dos queijos, no entanto, é acidificada, em menor grau por bactérias, que transformam os açúcares do leite em ácido láctico, seguido pela adição de coalho para completar a coagulação. O coalho é uma mistura de enzimas obtida tradicionalmente a partir do revestimento do estômago de bovinos jovens, mas agora também produzida em laboratório. Em Portugal a coalhação é efetuada predominantemente utilizando a flor do cardo (C. cardunculus spp. flavescens), do gênero Cynara. Atualmente existem alternativas vegetarianas para o coalho; a maioria delas obtida pela fermentação do fungo Mucor miehei.

Fonte: Wikipédia

Share:

4 comments

  1. Olá querida Marta deixo aqui minha 1º participação no mês do Queijos.
    Espero que gostes.
    Beijinho
    Elsa
    https://flor-de-rosmaninho.blogspot.com/2019/03/risotto-de-lulas.html

    ResponderEliminar
  2. Olá Martinha,
    Aqui por casa somos todos grandes apreciadores de queijo e como tal não poderia deixar de trazer uma receita confecionada com este maravilhoso ingrediente!
    Desta vez quis contrariar a minha preferência pelos doces e fazer uma receita de legumes gratinados. Espero que gostes!!
    Beijinhos,
    Paula G.

    http://sugar-bites.blogspot.com/2019/03/gratinado-de-couve-flor-brocolos-bacon.html

    ResponderEliminar
  3. Olá Martinha,
    Cá venho deixar as minhas 2 propostas pata a tua mesa do mês que, acredito, seja das mais deliciosas de sempre. :)

    Bem diferentes mas ambas deliciosas:

    https://www.bastacheio.com/2019/03/pizza-de-cogumelos-azeitonas-e-halloumi/
    https://www.bastacheio.com/2019/03/o-perfeito-cheesecake/

    É um prazer voltar ao desafio.

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar
  4. Olá querida Marta

    Que bom regressar a este desafio, e não podia ter começado melhor, sou tão apaixonada por queijo, muito mas mesmo muito!!
    Adoro esta tua mesa com queijos, que bom e linda.
    A minha participação foi um sucesso :)
    Aqui fica ela:
    https://thatcakesweet.blogspot.com/2019/03/quadrados-de-queijo-morango-e-lima.html

    Um beijinho querida

    ResponderEliminar