Bolo de Romã {Pomegranate Cake}


Eis que chega mais um final de mês. Outubro despede-se de nós com um dia um pouco mais fresco, fazendo-nos acreditar que talvez seja desta que o outono venha para ficar.
A ausência da chuva e do tempo frio repercute-se claramente na nossa alimentação. Embora tenhamos à nossa disposição a maioria dos ingredientes desta época, no auge de toda a sua frescura e valor nutricional, somos “forçados” a consumi-los de outra forma e a sermos bem criativos! O que não é assim tão mau. As cremosas sopas de abóbora dão lugar a nutritivas saladas, as batatas doces e as beterrabas são rainhas em deliciosas e frescas receitas, sublimemente acompanhas por bagos de romã e frutos secos; os chás fumegantes são substituídos por nutritivos smoothies de romã ou cenoura. Um leque infinito de possibilidades e alternativas… as castanhas assadas, essas temos de esperar mais um pouquinho para que nos confortem em dias realmente frios. Mas não invalida que não as usemos em deliciosas entradas, patés e em deliciosas sobremesas!
Mas mesmo com um clima desfavorável, fim do mês é tempo de ligar o forno e fazer um delicioso bolo com o Ingrediente do Mês . Não há exceções e assim se cumpriu mais uma vez a tradição. O bolo deste mês tem todos os tons e fragâncias de um outono dourado. Cheio de aromas, graças às especiarias usadas, de massa fofa e “encorpada”, este é um bolo que acompanha maravilhosamente o café depois da refeição ou uma chávena bem fumegante ao final de uma tarde borralhenta. Os bagos de romã conferem-lhe um toque de frescura e agridoce que funciona muito bem com a textura e densidade da massa. É sem dúvida um bolo deliciosamente outonal.


Espero que se sintam inspirados! 






Ingredientes para o Bolo:
Adaptado de Sabores de Canela
330g de Farinha de Trigo
1 c. de chá de Gengibre em Pó
½ c. de chá de Cardamomo em Pó (esmaguei 6 sementes)
1 c. de chá de Bicarbonato de Sódio
245ml de Buttermilk*
2 Ovos médios
200g de Açúcar Mascavado Escuro
150g de Geleia de Romã (ver receita aqui)
100g de Manteiga sem sal, derretida
*Caso não encontre Buttermilk, pode fazê-lo em casa. Basta juntar 1 c. de vinagre ou de sumo de limão a 240ml de leite, e deixar repousar cerca de 10 minutos. Eu pessoalmente prefiro juntar o vinagre.

Preparação do Bolo:
Pré-aqueça o forno a 170 °C.
Unte uma forma Forma Kugelhopf com Spray Antiaderente .
Peneire a farinha, o gengibre, o cardamomo e o bicarbonato de sódio para uma tigela grande. Faça um buraco no centro, adicione o buttermilk, os ovos, o açúcar, a geleia de romã e a manteiga derretida e bata até ficar homogêneo. Despeje na forma preparada e leve ao forno durante 45 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia sem massa agarrada. Deixe arrefecer uns 5 minutos e depois despeje a calda sobre o bolo. Deixe arrefecer por completo antes de desenformar.



Ingredientes para a Calda:
180ml de Sumo Natural de Romã
70g de Açúcar
½ c. chá de Gengibre em Pó

Preparação da Calda:
Prepare a calda enquanto o bolo coze. Coloque o sumo de romã, o açúcar e o gengibre em pó numa caçarola e leve ao lume. Deixe ferver dois a 3 minutos, mexendo para dissolver o açúcar. Retire do lume e deixe amornar antes de colocar no bolo.



Ingredientes para a Cobertura e Decoração:
100g de Chocolate Negro, pelo menos 70% de cacau
1 c. sopa de Óleo de Coco
Bagos de 1 Romã grande
Folhas de Hortelã-chocolate (Opcional)

Preparação Cobertura e Decoração:
Derreta o chocolate em banho-maria, ou no micro-ondas. Adicione o óleo de coco e mexa para obter um preparado brilhante. Deixe arrefecer um pouco e depois verta sobre o bolo.

Polvilhe com as sementes de romã e decore com algumas folhas de hortelã-chocolate.



Tags:

Share:

4 comments

  1. Ficou lindo! As fotos estão tão mimosas e tão bonitas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. a mim lembrou-me um bolo natalicio, acreditas? os bagos da romã parecem as decorações de Natal, ficou um bolo elegante e bonito, bem festivo.

    ResponderEliminar
  3. Ficou um bolo super lindo e acredito que super saboroso! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Martinha, parece que a chuva (finalmente) está para chegar. Torna-se confuso estarmos em Novembro, com tanta fruta de Outono por aí, as árvores pintadas de tons castanho e amarelo e ainda não estar frio nem chuva. Confesso que já tenho saudades daquelas noites frias que pedem sofá e manta!
    Quanto ao teu bolinho, está lindo, pois claro. A forma só por si já é linda mas tu ainda lhe deste o teu toque pessoal, vestindo-o a rigor com chocolate romã. Ficou uma perfeição. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar