Uns fantásticos e redondinhos 8 anos!!


8 redondos anos. Hoje faz 8 anos que criei o Intrusa na Cozinha :)
Olhando para trás, é incrível pensar no que já aconteceu nestes 2920 dias!
O discurso de há um ano atrás mantém-se atualíssimo e poderia reproduzi-lo palavra por palavra.
Acresce a este ano o bom que tem sido manter a rubrica do Ingrediente do Mês, que, entretanto, já somou 17 edições. Edição após edição, apesar do tempo ser cada vez mais escasso, cresce a vontade de a ver a crescer e de continuar com este projeto. Ajuda em muito, a esta vontade, a vossa generosidade e o carinho com que vão aceitando este desafio mês após mês.  A todos o meu gigante OBRIGADO!

Este ano não me vou alongar muito nas palavras, mas não posso deixar de realçar o apoio familiar que tenho tido ao longo de todo este tempo:
Ao meu marido, pela paciência infindável, pelo apoio incondicional, por procurar dar solução a todas as dificuldades técnicas e operacionais que vou sentindo. Por tudo. Por estar ao meu lado. Por ser a pessoa que é.
Ao meu pai, que me faz peças lindas de morrer, e está sempre pronto a dar forma a todas as minhas ideias e desafios.
Também à minha mãe e filhos por serem as minhas cobaias. Por raramente refilarem e por esperarem pacientemente enquanto tiro umas quantas fotografias ao mesmo tempo que a comida esfria, e por estarem sempre disponíveis a provar as minhas mais loucas experiências culinárias.
Serão sempre poucas e insuficientes as palavras de agradecimento. 

Agora vamos celebrar! Bolinho para todos!

Este é bem ao meu gosto, confesso. Sou fã, mas mesmo muito fã, de bolos com creme e quando vi esta receita achei-a perfeita para esta celebração. E foi. Para quem como eu, gosta de bolos com creme vai certamente deixar-se seduzir por este pedaço de mau caminho.

Um bolo com uma decoração sui generis, mas que achei que fazia sentido... além de que tem sido outra área a despertar o meu interesse e é um "bichinho" que está a crescer... a criação de peças para decoração dos bolos..  espero que achem engraçado :)  eu diverti-me imenso a fazê-la :)

A todos, mais uma vez, o meu muito obrigado por estarem desse lado.







Bolo de Maça com Crumble de Noz
{Apple Cake with Walnut Crumble}
Adaptado de Vix.com


Ingredientes para o Creme:
2 Gemas
4 c. sopa de Açúcar
1 c. chá de Essência de Baunilha
3 c. sopa de Farinha Maizena© (Amido de Milho)
1 pitada de Sal Fino
250 ml de Leite
15g de Manteiga

Preparação do Creme:
Numa panela, coloque a farinha Maizena©, o sal e o açúcar e envolva. Junte as gemas e com uma vara de arames, envolva muito bem até obter uma mistura homogénea. Adicione o leite e a essência de baunilha e mexa até estar tudo ligado. Leve ao lume, em fogo médio, até engrossar, mexendo sempre. Retire do lume, deixe arrefecer e reserve.



Ingredientes para o Crumble:
40g de Farinha de Trigo
40g de Açúcar
1 c. café (mal cheia) de Canela em Pó
1 pitada de Sal Fino
45g de Manteiga
40g de Miolo de Noz, grosseiramente picado

Preparação do Crumble:
Numa taça junte todos os ingredientes e envolva bem. Reserve.




Ingredientes para o Bolo:
30g de Manteiga
150g de Açúcar
2 Ovos
180g de Farinha de Trigo
120ml de Leite
1 Maçã média, descascada e sem caroços, cortada em fatias finas
1 pitada de Sal Fino
1 c. chá de Essência de Baunilha
1 c. sobremesa de Fermento em Pó
1 c. café de Canela em Pó

Preparação do Bolo:
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Unte e polvilhe de farinha uma forma de mola com 20cm de diâmetro.
Coloque a manteiga e o açúcar numa taça e bata muito bem com uma batedeira.
De seguida, acrescente as gemas, a farinha de trigo, a canela, o leite, a essência de baunilha e o fermento e bata até obter uma mistura homogénea.
Bata as claras em neve com uma pitada de sal fino e junte-as ao preparado anterior, por 3 fases, envolvendo sempre delicadamente as claras na massa e até que esteja homogéneo.
Por último envolva na massa metade da maçã.
Verta a massa na forma preparada.
Por cima espalhe o creme arrefecido e a restante maça.
Por fim finalize esfarelando o crumble por cima da maçã e do creme.
Leve ao forno por 35 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer dentro da forma, em cima de uma rede.



Tags:

Share:

11 comments

  1. 8 anos, já! Em primeiro lugar, muitos parabéns, este continua a ser dos poucos blogs nacionais que me seduz e me acrescenta sempre um bocadinho. Em segundo lugar, a peça decorativa do bolo está completamente extraordinária!!! Deve ter dado cá uma trabalheira a fazer! Está espectacular, e a mim só me lembra a Ygdrasil da religião norse - eu e os vikings... - quase nem reparei no bolo, tal era a fascinação com a árvore! Mas o bolo tem bom aspecto sim senhora, mesmo sendo eu uma avessa aos bolos com creme eheheheh.
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns por estes 8 anos! É impossível ficar indiferente às tuas receitas! E é também impossível ficar indiferente às peças, aos acessórios e às fotos! Tudo lindo e de muito bom gosto! O 8 na horizontal é infinito, e isso é o que desejo para o teu blog, que seja infinito! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns e continuação de muitos sucessos! o Bolo tem um aspecto divinal! :) :*

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns!
    Gosto muito deste teu bolo e da decoração.
    Feliz dia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Muitos Parabéns! Que venham muitos mais 8 anos, cheios de sucessos!

    Adorei o bolo e a decoração =)

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  6. Primeiro muitos parabéns :)

    Que venham muitos mais anos. Eu achei a decoração o máximo! Parabéns.

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns!

    A decoração do bolo está giríssima e bastante original. Gostei imenso! beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. O bolo está lindo e a decoração fantástica, já a fatia está de nos deixar a babar! :) Muitos parabéns pelos 8 anos, é já uma vida. Que venham muitos mais sempre cheios de boas receitas como as que já nos habituaste a ver. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Que bolo lindo e fantástico. Muitoa Parabéns 😘

    ResponderEliminar
  10. Aiiii que lindo bolo!!!
    Adorei a decoração, parabéns!
    Pena não ter jeitinho para trabalhos manuais....
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns, querida Martinha!
    8 deliciosos anos cheios de fantásticas receitas. E prova disso é este maravilhoso bolo para os celebrar. A decoração está perfeita, querida amiga!
    Espero, de coração, que venham muitos mais cheios de ótimas receitas e repletos de sucesso.

    Um grande beijinho,
    Paula G.

    ResponderEliminar