Castanhinhas {Chestnut Cookies}


Uma das mais valias de manter o blogue, além do enriquecimento pessoal, tem sido o prazer de conhecer algumas pessoas e/ou projetos que claramente marcaram a minha vida pela positiva. Duas dessas pessoas são o casal por detrás da marca Amálgama e do qual vos falei pela primeira vez aqui.
Felizmente a empresa vai ganhando o seu espaço, graças à garra, empreendedorismo e resiliência do casal e é claramente uma prova de que é possível, de que os sonhos são possíveis e estão ao nosso alcance. Não tenho a menor dúvida que eles já se questionaram inúmeras vezes se deveriam seguir em frente ou não, perante algumas (muitas) dificuldades que surgiram, mas a sua persistência, boa disposição e vontade de vencer tem aberto e criado algumas oportunidades e visibilidade….a visibilidade que eles precisam para que o seu produto ganhe o espaço merecido como marca portuguesa de prestigio e qualidade.
Gosto muito deles, não só pelas pessoas que são e com as quais tenho o prazer de privar, como também pela prova de superação e garra que representam.

E foi para eles, num jantar onde tive o prazer de os receber em minha casa, que fiz pela primeira vez estes bolinhos de castanha, elaborados com a sua farinha de castanha obviamente.
Já os fiz por três vezes. A primeira na receita que vos apresento primeiro. Como achámos todos que o sabor da castanha se destacaria muito mais se levasse menos açúcar fiz uma segunda vez onde retirei 20% da quantidade inicial ao açúcar, o que se refletiu sem dúvida numa melhoria de sabor. Numa terceira aventura, decidi tentar uma versão sem glúten, adicionando ainda a amêndoa e o cacau, o que se revelou uma união de sabores deliciosa. Acho que a castanha funciona muito bem com a amêndoa, e ainda melhor com o cacau, e por isso esta terceira versão foi a que mais me agradou.

Espero que se sintam inspirados a experimentar!

Espreitam o novo site da Amálgama e fiquem a conhecer não só o projeto mas também os produtos, bem como os rostos por detrás dele. Lá encontram também algumas sugestões de receitas com a farinha de castanha. Com muito orgulho algumas delas minhas! 😊

Desejo-vos o melhor, de coração, Sílvia e André.



E agora a receita…




Ingredientes (25 und. 20g):
125g de Manteiga, amolecida
125g de Farinha de Trigo
125g de Farinha de Castanha Amálgama
100g de Açúcar
1 Ovo
1 pitada de Sal Fino
50g de Chocolate Negro (70% cacau)

Preparação:
Misture as farinhas e a manteiga amolecida. De seguida adicione o açúcar, o sal e o ovo. Caso necessário adicione um pouco de leite, a massa deverá ficar maleável, mas sem se pegar às mãos.
Faça uma bola com a massa, envolva em película aderente, e deixe a descansar por 1 hora no frigorífico.
Findo o tempo, pré-aqueça o forno a 180ºC. Retire a massa do frigorífico e retirando pequenos pedaços de massa, molde bolinhas e depois dê-lhes a forma de castanhas.
Coloque as bolinhas num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal ou uma folha de silicone e leve ao forno por cerca de 8 a 12 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer por completo numa rede.
Quando estiverem frias, derreta um pouco de chocolate numa tigela no micro-ondas e mergulhe a parte mais larga das castanhinhas. Deixe o chocolate endurecer antes de servir.



Ingredientes versão sem Glúten:
125g de Manteiga, amolecida
100g de Farinha de Castanha Amálgama
50g de Farinha de Amêndoa
5 g de Cacau puro sem adição de Açúcar
115g de Farinha Isenta de Glúten Nacional©
75g de Açúcar
1 Ovo
1 pitada de Sal Fino

50g de Chocolate Negro (70% cacau)


Share:

4 comments

  1. Hummm, que bom! Adoro castanhas por isso não é de admirar que tenha ficado a babar com estes bolinhos deliciosos! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam tão bons estes bolinhos Inês! delicia mesmo!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. o meu marido segue-os no insta e ultimamente só fala é na farinha de castanha, ao ponto de me dar medo, acho q um dia destes ele vai comprar e depois mete no meu pão ahahahah!! Os biscoitinhos ficam lindos, e tenho aqui um puto ao lado q já está a babar...
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol! mas olha que fica ótima no pão! Garanto-te.

      tens de fazer estes bolinhos para o teu miudo ;)

      Beijocas grandes

      Eliminar