Julho é mês de...


E cá estamos nós no inicio de mais um mês.
Para muitos julho é o mês de férias! É o mês onde o verão assume o controle. Vivam os dias grandes e amenos, a praia e os gelados, as férias dos mais pequenos! É tempo de desfrutar, de aproveitar, de relaxar.
Este mês decidi trazer um ingrediente que adoro e que me faz lembrar verão, frescura e doçura. O Milho!

Milho verde, milho seco, farinha de milho, amido de milho, sêmola de milho, milho cozido, uma panóplia maravilhosa de produtos à nossa disposição para nos deixarmos inspirar por este alimento.




E assim, deixo de novo o convite: juntem-se a mim, e até ao último dia do mês de julho, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias… A única regra é que tenha Milho e o valorize enquanto ingrediente!
Deixem o link da vossa receita nos comentários desta publicação. Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos.
Poderão também identificar a vossa receita com a hashtag #martaingredientofthemonth!




Pela primeira vez, todas as fotos e imagens aqui apresentadas não são da minha autoria, foram retiradas da internet e pelo facto peço que aceitem as minhas mais sinceras desculpas.

O milho é um cereal muito conhecido desde os primórdios da humanidade e cultivado em quase todos os cantos do mundo. Pensa-se que a sua origem é mexicana e que a expansão da sua cultura se deu na zona central da Mesoamérica.
Este cereal é usado para alimentar animais, mas também é habitual na alimentação dos seres humanos, sendo considerado um alimento muito nutritivo senão mesmo o mais nutritivo de todos. Esta caraterística deve-se ao fato de que o milho possui todos os aminoácidos exceto a lisina e o triptofano.
O milho pertence ao grupo das angiospermas, ou seja, produz as sementes no fruto. A planta do milho chega a uma altura de 2,5 metros, embora haja variedades bem mais baixas. O caule tem aparência de bambu e as juntas estão geralmente a cinquenta centímetros de distância umas das outras. A fixação da raiz é relativamente fraca. A espiga é cilíndrica, e costuma nascer na metade da altura da planta.
Os grãos são do tamanho de ervilhas, e estão dispostos em fileiras regulares presas no sabugo, que formam a espiga. Eles têm dimensões, peso e textura variáveis. Cada espiga contém de duzentos a quatrocentos grãos. Dependendo da espécie, os grãos têm cores variadas, podendo ser amarelos, brancos, vermelhos, pretos, azuis ou marrons. O núcleo da semente tem um pericarpo que é utilizado como revestimento.


O Milho puro ou como ingrediente de outros produtos, é uma importante fonte energética para o homem. Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras, fundamental para a eliminação das toxinas do organismo humano. Além das fibras, o grão de milho é constituído de carboidratos, proteínas e vitaminas do complexo B. Possui bom potencial calórico, sendo constituído de grandes quantidades de açúcares e gorduras. O milho contém vários sais minerais como ferro, fósforo, potássio e zinco. No entanto, é rico em ácido fítico, que dificulta a absorção destes mesmos.
O milho traz benefícios para a saúde tais como proteger a visão, por ser rico nos antioxidantes luteína e zeaxantina, e melhorar a saúde intestinal e emagrecer, devido ao seu alto teor de fibras que regulam o funcionamento do intestino e aumentam a sensação de saciedade.
O milho pode ser consumido cozido ou incluído em diversas receitas, como saladas, bolos, biscoitos, tortas, além de poder ser incluído em preparações como arroz, molhos e carnes.
De entre os seus principais benefícios para a saúde, estão:
ü  Prevenir doenças nos olhos, pois protege a mácula ocular devido à presença dos antioxidantes luteína e zeaxantina;
ü  Fortalecer o sistema imunológico, por ser rico em carotenoides;
ü  Ajudar a emagrecer, por dar mais saciedade devido à presença de fibras;
ü  Reduzir os níveis de colesterol, devido à presença de fibras;
ü  Ajudar a controlar o açúcar no sangue, por conter fibras e vitaminas do complexo B;
ü  Dar energia, por ser rico em carboidrato;
ü  Melhorar o trânsito intestinal, pois suas fibras favorecem a formação das fezes e servem de alimento para a flora intestinal.
O milho é um dos poucos alimentos que não sofre alteração das suas propriedades, mesmo que enlatado ou congelado.



No mundo existem centenas de variedades de milho, todas elas ricas em vitamina C. Para escolher uma espiga de milho que seja realmente nutritiva, verifique se as cascas são verdes, e depois de abertas, se os grãos estão apertados entre si, e se estão graúdos.
Se não for cozinhar o milho logo após a compra, guarde-o no frigorifico. A baixa temperatura vai preservar o açúcar natural e a vitamina C. Caso o compre ainda na casca, conserve-o nela. Vai ajudar a manter a humidade natural. Mas se quer realmente saborear uma espiga de milho com todas as propriedades intactas, deve-se cozinhá-la o mais rápido possível.
Além de suas virtudes como alimento (onde demonstra uma incrível capacidade para transformar-se em farinha, flocos, pastas, etc.), o milho tem reservadas outras surpresas: tem uso como ingrediente básico para processos industriais. Está na raiz de produtos como amido, azeite e proteínas, bebidas alcoólicas, edulcorantes alimentícios e combustível.
Existem milhares de maneiras diferentes de cozinhar o milho: cozido, assado, guisado, tostado, farinha, em tortilha, etc. Mas a forma mais peculiar que se adota na transformação do milho é a bebida alcoólica conhecida como “Chicha”, mediante a fermentação deste com açúcar ou mel.


O grão de milho reduzido a farinha ou desengordurado e convertido em “maizena” é de fácil digestão e muito nutritivo.
As barbas do milho têm virtudes diuréticas extremamente eficazes e de uma ação muito segura quando são bem aplicadas e a sua infusão é excelente no tratamento de casos da inflamação do aparelho urinário.
Existem mais de 3.500 usos diferentes para os produtos que se extraem do milho. Todos os dias descobrem-se novos usos. Em muitas ocasiões os produtos finais conseguidos são mais ecológicos do que os derivados do petróleo.
Muitos dos sabonetes, geles e cosméticos incluem derivados de milho na sua composição.
O chá e o café instantâneo também costumam ter na sua composição um subproduto do milho: a maltodextrina. A margarina também pode ter milho. Os bolos feitos em casa, assim como outras sobremesas, são feitos com leveduras derivadas do milho.
Existe uma panóplia incrível de produtos e alimentos que contêm subprodutos ou derivados de milho!

Fontes:
Wikipédia

Share:

20 comments

  1. De milho doce não gosto, já pipocas adoro. :)
    Para não deixar passar este mês em branco também, deixo já aqui uma sugestão, broa de milho: http://odaines.blogspot.pt/2017/06/broa-de-milho-na-mfp.html
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui estou eu com outra sugestão que me lembrei hoje ao ver as tuas bolachas:
      http://odaines.blogspot.pt/2016/10/comidas-da-mama-bolinhos-de-maizena.html
      Beijinhos
      --
      O diário da Inês | Facebook | Instagram

      Eliminar
  2. O reportório ainda é pequeno no blog, no entanto vou participar. Até porque tenho duas ou três receita para fazer com este ingrediente. Até breve. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Mesmo a queimar os últimos cartuchos, mas não poderia deixar de participar, depois do carinho que recebi aquando da minha primeira participação. Para a tua mesa, deixo-te uma broa de milho com tomate seco, azeitonas e orégãos. Espero que gostes. Deixo-te o link: https://saboresdoninho.blogspot.pt/2017/07/broa-de-milho-c-tomate-seco-azeitonas-e.html

      beijinhos e uma óptima semana

      Que venha o ingrediente de Agosto!

      https://saboresdoninho.blogspot.pt/

      Eliminar
  3. Feita, fotografada, pronta a ir para o ar já na próxima sexta. Desta n falho ahahahah, adorooooooo milho!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho umas quantas receitas mais antigas com milho, deixo aqui:

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2014/10/cornbread.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2016/04/a-simple-homage-to-all-those.html

      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2017/01/a-head-full-of-doubts-and-cornbread.html



      Eliminar
    2. Cá está, prontinho e bonitinho:
      https://bloglairdutemps.blogspot.pt/2017/07/cornmeal-muffins-with-spinach-for.html

      Eliminar
  4. Olá. Que ingrediente original. Deixo aqui a minha receita preferida de pipocas caramelizadas. Beijos. http://soniaeacozinha.blogspot.pt/2017/05/pipocas-caramelizadas.html?m=1

    ResponderEliminar
  5. Olá :) nunca participei neste desafio... descobri-o há pouco tempo ;)
    Tenho uma receita em lista de espera para fazer em que o ingrediente principal é o milho :) vou fazer e trazer aqui antes do fim do mês :)
    Beijinhos
    http://acucarsal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Bom dia!! Gosto muito de milho! Habitualmente até compramos em maçarocas e comemos assadas, simples mas uma delícia!!
    Para a mesa deste mês deixo uns filetes de peixe com saladinha de milho! Espero que gostes!!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2017/05/filetes-de-peixe-gato-com-saladinha-de.html
    Beijinho!!

    ResponderEliminar
  7. Aqui estou eu mais uma vez e num dia que está ser um pouco difícil de gerir...ás tuas atividades mencionadas para o mês de Julho acrescento mais uma: mês de cirurgia.
    Amanhã vou ser operada e não quero deixar de contribuir para o teu mês que tenho a certeza que vai ser mais um sucesso.
    Com a recuperação não sei quando voltarei a publicar, mas deixo aqui algumas receitas que tenho no blog:
    Broa de Milho: http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2015/08/broa-de-milho.html
    Papas de Milho: http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2014/11/papas-de-milho.html
    Risotto de Cenoura e Milho: http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2015/03/risotto-de-cenoura-e-milho.html
    Broinhas de Milho e Especiarias: http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2016/12/broinhas-de-milho-e-especiarias.html
    Pão Domingueiro: http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2014/09/pao-domingueiro.html
    Um grande beijinho e até ao meu regresso

    ResponderEliminar
  8. Olá doce Martinha,
    Mais um ingrediente que gosto bastante e das mais variadas formas!
    É um ingrediente muito versátil, sem dúvida!
    Como já é habitual gosto sempre de fazer uma ou duas receitas dedicadas à tua rubrica e este mês não é exceção;
    http://sugar-bites.blogspot.pt/2017/07/muffins-de-farinha-de-milho.html

    Também tenho um bolo com farinha de fubá que ficou uma delicia, se quiseres também podes levá-lo para a mesa deste mês!
    http://sugar-bites.blogspot.pt/2016/08/bolo-de-citrinos-e-farinha-de-fuba.html

    Espero que gostes, beijinhos
    Paula G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Martinha, aqui fica mais uma receita, neste caso um snack, para a tua mesa deste mês!
      https://sugar-bites.blogspot.pt/2017/07/pipocas-caramelizadas.html

      Espero que gostes!
      Beijinhos,
      Paula G.

      Eliminar
  9. Bom dia Marta,
    Aqui fica a minha participação neste mês:
    http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2017/07/polenta-de-pequeno-almoco.html
    Bjinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  10. Adoro milho!!!
    Aqui vai a minha contribuição:
    http://obolinhodesabado.blogspot.pt/2012/09/saladinha-de-milho-com-pimento-vermelho.html
    http://obolinhodesabado.blogspot.pt/2016/03/bolo-de-limao-com-farinha-de-milho.html
    http://obolinhodesabado.blogspot.pt/2015/05/salada-de-grao-de-bico-com-filetes-de.html
    http://obolinhodesabado.blogspot.pt/2014/07/cuscus-com-ervilhas-companhia.html
    http://obolinhodesabado.blogspot.pt/2015/09/salada-de-grao-de-bico.html
    http://obolinhodesabado.blogspot.pt/2011/09/salada-de-feijao-preto.html

    ResponderEliminar
  11. Olá Marta
    Cá vai a minha pequena contribuição para a tua sempre linda mesa. Este mês só consegui fazer este post. Melhores meses virão....
    beijinhos grandes
    Ana
    https://acozinhadaanikasblog.wordpress.com/2017/07/23/ovos-escalfados-com-milhochourico-croutons-de-pao-temperados/?preview=true&preview_id=4137&preview_nonce=a7f9935fcb

    ResponderEliminar
  12. Bom dia Marta,
    Este mês trago mais uma receita: http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2017/07/estufado-de-vegetais.html
    Bjkas

    ResponderEliminar
  13. Bom dia :)
    Como prometido cá venho deixar a minha receita. É a minha primeira participação :) e também uma receita que trago na memória pois era feita pela minha avó. É bem simples e sem segredos mas traz-me lembranças dos dias passados em casa dos avós e dos lanches em redor de uma mesa cheia de gente a jogar às cartas, ao dominó ou ao ludo... ai que saudades!!!
    Bom, espero que gostem da ideia... eu adorei fazê-la para partilhar aqui :) aqui está o link da minha receita: http://acucarsal.blogspot.pt/2017/07/papas-de-milho-doce-moda-da-avo-mila.html
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Querida Marta,

    ai que já me tinha passado cá vir deixar o link, vá sou um desastre!!!
    Aqui tens a minha contribuição :)

    https://thatcakesweet.blogspot.pt/2017/07/bolo-de-semola-de-milho.html


    beijinho

    ResponderEliminar
  15. Coisas feitas com milho é sempre deliciosas. Eu adoro milho cozido e bolinho de milho :)

    ResponderEliminar