Patê de Beringela

A beringela é um vegetal que eu acho lindo. De aspeto considera-o um dos mais bonitos. A cor, a forma.
Mas por outro lado, é um dos que menos interesse me desperta. Acho-o muito sensabor. E confesso que raramente o incluo na minha alimentação.

Mas, como têm vindo umas no cabaz da Prove, impunha-se que as usasse….  o problema foi mesmo descobrir no quê….

Acabei por encontrar uma receita de patê, e achei que seria um bom ponto de partida.

Em abono da verdade, não posso dizer que me converti ao seu sabor, e que passei a adorar beringela. Mas a receita é bastante agradável, pelo que posso assegurar que é uma boa aposta, para os amantes do vegetal e para os mais céticos, como eu.



Ingredientes (4 pessoas):
1 Beringela
1 Cebola pquena, finamente picada
1 dente de Alho grande, finamente picado
1 c. sopa de Azeite
1 c. chá de Extrato de Tomate
2 c. sopa de Queijo Ralado
1 c. chá de orégãos secos
Sal e Pimenta a gosto



Preparação:
Lave bem a beringela, retire o topo, e corte-a em pedaços. Leve a cozer, em água fervente e temperada de sal, durante cerca e 5 minutos (casca incluída).
Escorra e deixe amornar. Esprema o máximo que puder de forma a retirar o máximo de água que consiga. Reserve.
Numa frigideira pequena, aqueça o azeite, e junte a cebola e o alho, e deixe refogar até que a cebola fique mole e translúcida. Junte o extrato de tomate e os orégãos e o queijo ralado, envolva bem, até que o queijo esteja derretido, e depois retire do lume.
Junte a cebola à beringela, e num processador de alimentos (ou com uma varinha mágica), reduza a mistura a puré. Tempere de sal e pimenta a gosto.

Refrigere o patê até à hora de servir.



Share:

3 comments

  1. Consumo beringela com frequência. Não que goste particularmente do seu sabor, não é de perto nem de longe o que eu mais gosto, mas porque faz bem e de vez em quando até se consegue fazer umas receitas jeitosas com "ela"! E só não uso mais porque nem sempre as encontro frescas e viçosas! Em paté nunca comi, tenho de experimentar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Confesso que beringela não é um dos alimentos mais apreciados cá em casa mas este paté parece-me bem saboroso, pode ser desta que a beringela me convença :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  3. Por acaso é bem lindo! Tenho o peluche do Lidl, é adorável :P
    Esse paté parece bem saboroso ;)

    ResponderEliminar