Cheesecake de Maçã

Continuamos nos doces..

Esta foi a minha primeira experiência com cheesecakes.
E assim percebi o que andei a perder estes anos todos! :)



Ingredientes:
Cheesecake
250g de Bolacha Maria
150g de Manteiga sem sal
2 Ovos
80g de Açúcar
1 pacotinho de Açúcar Baunilhado
375g de Queijo Creme
100ml de Creme de Soja para culinária
sumo 1/2 Limão
1 1/2 c. sopa de Amido de Milho
1 c. café de Sal Fino
Compota de Maçã
2 maçãs Granny Smith
2 c. sopa de Frutose
sumo de 1 Limão
100ml de Vinho do Porto
Rosas de Maçã
1 Maçã (qualquer tipo, eu usei Gala, pela casca vermelha)
4 tiras de Massa Folhada/Areada
sumo de 1/2 Limão
Açúcar para polvilhar
3/4 folhas de hortelã para decorar



Preparação:
Parta as bolachas e triture-as até ficarem em areia. Derreta a manteiga no microondas e adicione-a aos poucos às bolachas. Mexa até obter uma massa homogénea. Forre uma forma de fundo amovível com papel vegetal e forre-a com a massa de bolachas, calcando-a bem. Leve ao congelador, enquanto prepara o creme de queijo.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Ponha os ovos numa tigela, junte o açúcar e o açúcar baunilhado e bata até obter um creme fofo. Adicione o queijo e continue a bater. Numa taça coloque o amido de milho e adicione o sumo de limão. Mexa rapidamente até estar bem misturado. Junte o sal e o creme de soja, e volte a mexer. Junte este preparado ao creme de queijo, e envolva muito bem.
Retire a forma do congelador, verta o creme de queijo sobre a massa e leve ao forno cerca de 30 minutos. Baixe a temperatura para os 160ºC e continue a cozedura por mais 30 minutos. 
Retire do forno e deixe arrefecer por completo dentro da forma.
Durante a cozedura aproveite para fazer as rosas de maçã; lave bem a maçã com que vai fazer as rosas de maçã. Parta-a em 4 partes e retire o caroço central. Corte os quartos de maçã em fatias finas. Regue-as com o sumo de limão e envolva. Num tacho pequeno coloque um pouco de água ao lume, e quando esta estiver a ferver coloque dentro as fatias de maçã. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. Depois retire do lume e com uma escumadeira retire as fatias de maça e coloque-as a escorrer num passador. Em cima de cada tira de massa folhada coloque as fatias de maça, um pouco sobrepostas como na foto. Depois enrole e coloque as rosas com a parte da massa folhada para baixo em cima de um tabuleiro forrado com papel vegetal ou de preferência tapete de silicone. Polvilhe com um pouco de açúcar e leve ao forno até estarem douradinhas, e a massa cozida.


Descasque as maças e retire o caroço. Parta em pedaços pequenos e coloque dentro de um tacho pequeno. Regue com o sumo de limão, junte o vinho do porto e a frutose, e leve a lume brando. Deixe cozer destapado, mexendo de vez em quando, até a maçã estar praticamente toda desfeita. Retire do lume e com um garfo, ou com a varinha mágica, desfaça alguns dos pedaços de maça que possa ter. Deixe arrefecer por completo.

Desenforme o cheesecake, colocando-o no prato de servir. Espalhe por cima a compota de maça, começando por pôr a compota no centro e depois com a ajuda das costas de uma colher de sopa e em movimentos circulares vá espalhando o doce do centro para as bordas. 
Decore com as rosas de maçã e umas folhas de hortelã, e sirva fresco.



Share:

6 comments

  1. Essas rosinhas de maçã estão um espetáculo!
    Beijinhos, resto de bom Domingo!

    ResponderEliminar
  2. é a primeira vez que vejo um cheesecake de maçã e fiquei super curiosa!

    Que bom aspecto... já para não falar das rosas que estão lindas, lindas!


    Beijinhos e boa semana!
    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/05/fofo-de-banana.html

    ResponderEliminar
  3. Que lindo cheesecake!

    E para primeiro ficou fantástico, e com maça nunca comi, mas deve ser muito bom!*

    ResponderEliminar