Solha com crosta de Alecrim

Sempre que falo ou penso em Alecrim lembro-me da música "alecrim aos molhos".... e até hoje nunca percebi porque diz a letra "por causa de ti choram os meus olhos"... mas percebendo ou não a letra, a música faz parte da infância, se não de todos, da maioria de nós.
E voltando ao Alecrim, tenho um arbusto, bem bonito e cheiroso, num dos meus canteiros, e é um regalo poder ir lá buscar hastes fresquinhas para condimentar receitas.
Foi o caso desta.



Ingredientes:
8 postas de solha
150g de pão ralado
2 c. sopa de queijo parmesão ralado
1 c. sopa de alho em pó
2 hastes de alecrim fresco (só as folhas)
sal e pimenta q.b.
sumo de 1 limão
azeite q.b.
Preparação:
Comece por temperar as postas de solha com sal, pimenta e o sumo de limão, e deixe marinar. 
Num prato misture bem o pão ralado, o alho em pó, o queijo ralado, as folhas de alecrim.
Seque bem as postas de solha com papel absorvente, e passe-as pelo preparado de pão ralado.
Unte o fundo de um tabuleiro de ir forno, com um pouco de azeite, e coloque as postas de solha.
Leve a solha ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 20 minutos, até o peixe estar cozido, e a crosta bem douradinha.
Sirva acompanhado de puré de batata. (Eu juntei ao puré um pouco de nabiças- assim os miúdos comem vegetais sem darem por eles!)

Tags:

Share:

11 comments

  1. Hummmm....j'adore ce petit plat, il doit être bien délicieux!

    Bisous

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto tem este pratinho! :)

    gostei muito de conhecer o teu blog.

    bj
    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Eu tb. adoro alecrim!
    A música tb. faz parte da minha infância, e sempre pensei que os olhos choram por causa do amor, que aparece a seguir na música...
    A apresentação está fantástica!
    beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar é por isso ..que os olhos choram!

      beijinhos grandes Sofia!

      Eliminar
  4. Uhmmm esta receita é perfeita para mim. Também eu sou uma apaixonada por alecrim... e os meus olhos só choram quando não o tenho ;)

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito do toque do alecrim, é excelente!
    A tua refeição ficou mesmo fantástica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luísa!
      O alecrim deu sem dúvida um toque muito especial a esta receita.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Também nunca percebi a do alecrim fazer chorar.... Gosto muito de solha, esta sugestão é fantástica.
    Bjs

    ResponderEliminar