Lombarda à bolonhesa

Tenho uma regra que já uso há algum tempo: não compro carne (ou peixe) sem gastar TUDO quanto tenho dentro do congelador. Como é óbvio, existem excepções, ou porque nos apetece determinado prato, ou porque vamos receber visitas e queremos fazer AQUELA receita, etc. Mas regra geral, aplico a regra.
Este prato surgiu um pouco por causa dessa regra... uma das poucas coisas, de carne, que ainda restava no congelador era carne picada. Pensei logo numa bolonhesa, mas não me estava a apetecer massa... então veio-me à ideia a couve lombarda suada que gosto muito! Ficou logo decidido: Lombarda à bolonhesa.
Tenho de dizer que resultou muito bem, não sei até se não será melhor do que feito com massa! O pimpolho mais velho votou na massa, mas eu e o pai votamos na couve.


Ingredientes:
1 couve lombarda pequena
3 cenouras grandes
1+1 cebola
2+2 dentes de alho
sal e azeite q.b.
6 folhas de hortelã 
1 folha de louro
500g de carne picada
2/3 tomates congelados
Preparação:
Couve lombarda: Numa caçarola, refogue uma cebola cortada às meias luas e 2 dentes de alho picados, num generoso fio de azeite. Quando a cebola estiver translúcida, junte a couve lombarda, previamente cortada em juliana, as cenouras cortadas aos cubos ou ralada e a hortelã. Tempere de sal e deixe a couve "suar" (cozer) durante pelo menos 20 minutos com o lume o mais baixo possível, e a caçarola tapada. Ocasionalmente, mexa com uma colher de pau, para ir virando a couve.
Carne: Num tacho, junte a cebola e os alhos picados e regue com um generoso fio de azeite. Deixe refogar até a cebola estar translúcida, e depois junte os tomates picados, a folha de louro e um pouco de vinho branco. Deixe levantar fervura novamente, juntando de seguida a carne. Mexa bem, tempere de sal e junte mais um pouco de vinho. Deixe a carne cozer, em lume brando e com o tacho tapado.

Tags:

Share:

4 comments

  1. Tem um ar delicioso e de encher as medidas e então essa lombardinha hummmm,

    beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  2. Excelente ideia.... deve ficar muito bom e ainda mais saudável do que a massa!!!!

    ResponderEliminar