Churros de Castanha II

 

A primeira vez que provei churros deve estar para fazer 30 anos…toda pimpolha, e sem dominar uma única palavrinha em castelhano, lá fui a um café, para beber o meu expresso, para despertar.    Quando me serviram uma caneca gigante de café e umas “farturinhas” ao lado, fiquei tão desconsoladinha….eu que na naquela altura precisava do meu expresso como de ar para sobreviver às manhãs de teenager…foi duro, muito duro. E até alguém do grupo me explicar que tinha de pedir um café solo, foi duro!

Hoje em dia, acho que o difícil é que te sirvam churros com café…agora que eu os iria apreciar, muito mais que o café solo 😊

 

Estes que trago têm um twist, levam farinha de castanha.

Já tinha feito outra receita, para um workshop que fiz em Trancoso. Sendo igualmente deliciosos, estes são mais rápidos de fazer.

 







Receita adaptada do Blogue Faz e Come

Para a massa:

250g de Água

150g de Farinha tipo 55, sem fermento

75g de Farinha de Castanha, Secas e Boas

1 c. chá de Sal

Açúcar q.b

Óleo q.b para fritar

 

Preparação:

Coloque a água e o sal num tacho. Assim que começar a ferver, retire do lume e adicione as farinhas de uma só vez. Mexa com uma colher de pau até obter uma pasta lisa. Coloque-a num saco pasteleiro com um bico estriado e de diâmetro pequeno.

Coloque o óleo ao lume. Quando estiver quente, a180ºC, comece a formar os churros diretamente sobre o óleo, cortando a massa com uma tesoura quando tiver o comprimento desejado. Não coloque muitos a fritar ao mesmo tempo, senão vai baixar muito a temperatura do óleo e os churros não ficam estaladiços. Deixe fritar até estarem com a cor douradinha desejada. Retire os churros do óleo e coloque-os sobre papel absorvente. Repita até acabar a massa.

Polvilhe com açúcar e sirva, de preferência ainda quentes ou mornos, na companhia de uma boa e grande chávena de café! 😊

Share:

0 comments