Cherry Blossom Cake {Bolo Flor de Cerejeira}


Há muito que não me sentia-me tão inspirada para fazer algo como me senti a fazer este bolo!
Ficou quase, quase como o tinha imaginado, quer em forma, feitio e sabor.
E desculpem-me a vaidade, mas estou muito, mas mesmo muito contente com o resultado final.
Ter decidido abrandar o ritmo tem-me dado outra perspetiva acerca do blog, da minha vida em geral e do que me rodeia, e apetece-me cada vez mais não fazer muito, mas fazer cada vez melhor. E acho que este bolo é a prova disso mesmo.
E que prazer que este bolo me deu fazer. E que custo foi partir a primeira fatia! Tive tanta pena, que comecei por partir a parte de trás que não tinha decoração 😊
Além da decoração, apraz-me dizer o seu sabor também me encantou e deliciou. Qualquer um dos bolos, que compõe o final, é delicioso. O de chocolate é muito, mas mesmo muito bom e até eu, que não sou como sabem apreciadora de chocolate, fiquei rendida. Tem uma textura húmida, ligeiramente densa sem ser maçuda, e com a dose certa de sabor a chocolate.
O outro, o de Chá de Cereja do Fundão e Chocolate São Tomé e Príncipe da Lisbon Tea Co., é sublime. Muito frutado, aromático e com uma textura perfeita.
O creme de cereja e ricota é como que a cereja no topo do bolo. Perfeito, fresco e que une todos os elementos de uma forma deliciosa.

Este vai sem dúvida para o top de bolos preferidos e para mim este mês não podia terminar de melhor maneira.

Espero que gostem tanto dele como eu!







Ingredientes para o bolo de Chocolate:
170g Farinha de Trigo T55
35g de Cacau em Puro em Pó (sem açúcar adicionado)
1 c. chá de Fermento em Pó
½ c. chá de Bicarbonato de Sódio
¼ c. chá de Sal
150g de Açúcar
115ml Leite
2 Ovos pequenos
1 c. chá de Extrato de Baunilha
90 de Manteiga sem Sal, derretida e arrefecida
95ml de Água, a ferver

Preparação do Bolo de Chocolate:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte com manteiga e forre o fundo com papel vegetal uma forma de Ø14cm. Reserve.
Peneire a farinha e o cacau em pó para uma taça. Junte o fermento em pó, o bicarbonato de sódio, o sal e o açúcar e envolva. Adicione o leite, os ovos e o extrato de baunilha e mexa até obter uma mistura lisa e homogénea. Junte a Manteiga derretida e mexa até envolver. Por fim adicione a água a ferver e mexa rapidamente. A massa fica líquida.
Verta a massa na forma reservada e leve ao forno por cerca de 40 minutos.
Retire o bolo do forno e deixe arrefecer na forma por uns 15 minutos. Depois desenforme e deixe arrefecer por completo numa grade.



Ingredientes Bolo Chá de Cereja do Fundão e Chocolate São Tomé e Príncipe:
120ml de Leite
1 c. sopa de Chá de Cereja do Fundão e Chocolate São Tomé e Príncipe Lisbon Tea Co©.
190g de Farinha de Trigo T55
1 c. chá de Fermento em Pó
¼ c. chá de Sal
110g de Manteiga sem Sal, amolecida
150g de Açúcar Granulado
2 Ovos
½ c. chá de Extrato de Baunilha

Preparação Bolo de Chá de Cereja do Fundão e Chocolate São Tomé e Príncipe:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte com manteiga e forre o fundo com papel vegetal uma forma de Ø14cm. Reserve.
Coloque o leite num fervedor e leve ao lume até ferver. Retire do lume e adicione o chá. Deixe repousar por cerca de 20 minutos.
Após esse tempo filtre o leite, descarte o chá e reserve o leite.
Coloque a farinha, o fermento em pó, o sal numa taça e envolva.
Coloque a manteiga e o açúcar noutra tigela e bata até obter uma mistura leve e fofa. Adicione os ovos um a cada vez, batendo bem após cada adição. Em seguida, adicione o extrato de baunilha. Com a batedeira em baixa velocidade, adicione a mistura de farinha e chá lácteo em lotes alternados, terminando com a farinha. Misture até estar bem envolvido.
Verta a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 45 minutos.
Retire o bolo do forno e deixe arrefecer na forma por uns 15 minutos. Depois desenforme e deixe arrefecer por completo numa grade.



Ingredientes para o Recheio de Cereja e Ricota:
250g de Cerejas
50g de Açúcar Granulado
1 Pau de Canela
50ml de Vinho do Porto
125g de Queijo Ricota

Preparação do Recheio de Cereja e Ricota:
Tire os caroços às cerejas. Num tachinho, junte o açúcar com o pau de canela e o vinho do porto, mexa bem e leve a lume médio até as cerejas amolecerem e o liquido engrossar. Vá mexendo ocasionalmente e deixe que a mistura borbulhe durante uns 10/15 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer por completo.
Depois de frio, retire o pau de canela, e num processador de alimentos ou com uma varinha mágica, reduza a compota de cereja a puré.
Transfira o creme para uma taça e junte-lhe o queijo ricota. Envolva muito bem e reserve.



Ingredientes Swiss Merengue Buttercream:
3 Claras de Ovo, à temperatura ambiente
230g de Manteiga amolecida (não é derretida!)
150g de Açúcar Granulado
1 pitada de Sal Fino
1 c. sopa de Extrato de Baunilha

Preparação Swiss Merengue Buttercream de Baunilha:
O buttercream convém ser feito numa batedeira automática, senão será um processo demorado e bastante cansativo.
Aqueça um tacho com água ao lume - não é preciso muita água, só o suficiente para criar vapor de água, e para que não toque no fundo da taça que vai usar para bater as claras. Na taça da sua batedeira junte as claras, o açúcar e o sal e coloque a taça sobre o tacho – lembre-se que a taça não pode tocar diretamente na água, senão irá cozer as claras. Mexa energicamente com uma vara de arames até o açúcar se dissolver.  Nota: se estiver a usar um termómetro as claras estarão no ponto para atingir os 140º. Sem o termómetro estão no ponto quando, ao esfregar os dedos com um pouco da mistura, já não se sentir os grãos de açúcar.
Transfira de imediato a taça para a batedeira, e comece a bater numa potência média-baixa, aumentando a potência gradualmente até ao máximo e bata as claras até que fiquem brilhantes e formem picos bem firmes, o que deve demorar cerca de 5 a 7 minutos. O tempo deste processo vai variar obviamente de acordo com a potência das vossas batedeiras. O importante é que o merengue fique bem firme.
Antes de juntar a manteiga a taça onde tem o merengue tem de estar completamente fria. Para acelerar o processo pode use um pano húmido ou um saco com gelo, enrolando-o à volta da taça da batedeira.
Quando a taça estiver fria ao toque, e numa velocidade média, adicione a manteiga aos poucos. Vá aumentando a velocidade gradualmente, até ao máximo. Deixe bater, sem parar, por cerca de 10-15 minutos, até obter um creme liso e macio.
Adicione o extrato de baunilha e volte a bater para misturar. Reserve para a montagem.



Montagem:
A montagem do bolo é facilitada se a fizer em cima de uma base giratória, para poder rodar o bolo facilmente.
Coloque dois terços do buttercream num saco pasteleiro. Coloque igualmente o creme de cereja e ricota noutro saco pasteleiro.
Com o auxílio de um nivelador de bolos, corte o topo de cada bolo deixando a superfície uniforme. Divida cada bolo em duas partes iguais, de modo a que fique com 4 discos todos da mesma altura.
Espalhe um pouco de buttercream no prato ou base onde vai servir o bolo (este irá servir de cola) e coloque um dos bolos de chá em cima.
Usando o saco pasteleiro, faça dois anéis de butercream no bordo do bolo. Por cima destes dois anéis, e de modo a ficar no centro dos dois, faça um novo anel. No centro do bolo coloque creme de cereja, mas que não ultrapasse a altura dos anéis de buttercream, ou correrá o risco do creme escorrer para fora.
Sobreponha um disco de bolo de chocolate, e comprima ligeiramente. Vá rodando o bolo e ajuste as laterais dos discos de modo a ficarem alinhadas.
Repita a operação que realizou no primeiro disco de bolo, no segundo e terceiro disco.
Coloque no topo o quarto e último bolo.
Barre o topo e preencha os espaços vazios laterais do bolo com buttercream. Com uma espátula, alise o topo do bolo e em toda a volta, até que o buttercream fique uniforme.
Leve a refrigerar até que o buttercream endureça um pouco. Cerca de 30-45 minutos é suficiente.
Volte a barrar o bolo com o restante buttercream, e alise de novo o topo e em toda a volta, até que esteja uniforme.
Leve de novo a refrigerar.



Ingredientes para a Decoração:
Pasta de Açúcar em dois tons de rosa
Pasta de Açúcar em Tom creme
Chocolate
Folhas de Tomilho
Açúcar Demerara
Água

A Decoração:
Para fazer as flores de pasta de açúcar use um molde em forma de flor – eu usei um como este aqui. Recorte várias flores, usando as várias cores e em vários tamanhos.
Depois com uma esteca para modelar pasta de açúcar, e que seja em cone e estriada, alise e alargue as pétalas das flores, como pode ver aqui.
Com a ajuda de um pincel pequeno, humedeça muito ligeiramente o centro das flores e polvilhe com um pouco de açúcar demerara.
Derreta um pouco de chocolate e coloque-o num saco ou seringa pasteleira. Faça traços aos longo do bolo para fazer o efeito de galhos.

Distribua as flores de pasta de açúcar pelo bolo, bem como algumas folhas de tomilho e salpique as laterais e o topo do bolo com alguns grãos de açúcar demerara.

Tags:

Share:

6 comments

  1. Palavras para quê Martinha?! O teu bolo está um deslumbre para os sentidos e tens todos e mais alguns motivos para te sentires orgulhosa. Adoro a decoração que lhe dá um toque ainda mais arrojado. E confesso que fiquei aqui a babar-me pelo recheio de cereja e ricota. Muitos Parabéns por mais uma obra de arte.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Uau esse bolo ficou divinal.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Não há palavras para descrever este bolo, está mais que fantástico! :) Dá mesmo para ver que estavas inspirada e tens mais que razão para estar orgulhosa. De profissional! :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. epah eu nem tenho palavras, o bolo ficou LINDO de morrer. Há qq coisa nele tão japonês q me recorda aquela q é a minha peça de vestuário favorita - um bocado a minha trademark ahahahah - o kimono. Lembra-me tb aquele q é o meu livro favorito do Mishima (autor japonga preferido, amo o meu Mishima de paixão) o "Neve na Primavera". Só por isso já é daqueles bolos que a mim me captivam visualmente e me deixam a babar pela delicadeza, elegência e ao mesmo tempo Orientalismo. Só posso mm dar-te os parabéns, está lindo lindo lindo.
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. O que se pode dizer deste bolo maravilhoso? Está lindo de morrer...beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Perfeito, maravilhoso e lindíssimo !!
    Martinha tens todos os motivos para te sentires orgulhosa, pois o bolo ficou deslumbrante!
    Muitos parabéns e um grande beijinho,

    Paula G.

    ResponderEliminar