Bolo Espelho de Bauniha & Chocolate {Vanilla & Chocolate Mirror Cake}


A Ana este mês desafiou-nos a fazer um bolo espelho…Este é um bolo que tem invadido a blogosfera, mas eu tenho de confessar que nunca lhe prestei muita atenção nem lhe dei muito crédito… tinha a ideia que seria um bolo bastante difícil de fazer … e por isso não sentia vontade de o experimentar…  mas depois chega a Ana  e desafia-nos!  E há desafios que têm de se aceitar, certo?

Tal menina bem comportadinha, desta vez, vi o episódio do Great British Bake Off que a Ana recomendava, li variadíssimas receitas, com variadíssimos interiores e diferentes tipos de glaze, até que encontrei um pelo qual me apaixonei imediatamente, no blog Verdade de Sabor, que é uma verdadeira inspiração, com fotos maravilhosas e receitas deliciosas. À receita original da Miúda, fiz algumas adaptações para conseguir encaixar o meu espelho no tema do mês de fevereiro, dedicado à baunilha. Olhando para o meu bolo e para as lindas tortas da Miúda faz-me lembrar o “beauty and the beast”,….enfim J

Depois de muitas pesquisas, e de ter a receita alinhavada, o aspeto que continuava a levantar mais dúvidas era o glaze, não só na sua elaboração como na aplicação, sendo este na minha opinião o elemento mais fulcral do bolo. Li receitas que aconselhavam a fazer o glaze de um dia para o outro, outras a deixar arrefecer por completo…acho que quanto mais lia com mais duvidas ficava e por isso acabei por seguir as dicas deixadas pela Lia, e que acho que são as melhores.

Agora vem os senãos… e o que correu menos bem… o bolo não é nada difícil de fazer, nenhum dos seus elementos é complicado. O que traz mais dúvidas e receios é~, na minha opinião, o glaze e a sua aplicação no bolo. Mas até nesse elemento eu posso afirmar que não tive grandes dificuldades… o meu problema, e que acabou por dar este look tipo espelho velho e nada elegante, foi ter forrado a minha forma com película aderente (BIG, BIG mistake!). Se não a tivesse forrado, a mousse teria ficado com um aspecto lisinha, e nada enrugado, e depois o glaze teria ficado perfeito, e com o aspecto que eu pretendia. Mas estes desafios são isto mesmo! Fazendo e aprendendo, e desde já é minha clara intenção voltar a fazer este bolo, corrigindo o que correu menos bem, e ir na busca da perfeição, ou de pelo menos de um espelho menos enrugado! J
Outro aspeto que correu menos bem foi o corte. O interior ainda estava muito congelado à altura do corte o que tornou a tarefa bem difícil, para não dizer impossível.
De sabor posso-vos garantir que é delicioso!!

Aninhas minha querida, desculpa trazer um espelho tão desajeitado, mas espero que me perdoes. Da minha parte só te posso agradecer porque adorei cada segundo investido neste bolinho, do qual mudei por completo a minha opinião. Beijocas grandes





Nota: Para a elaboração da receita usei uma forma plástica semi-oval de 1,5lt de capacidade e outra de 0,5lt.

Ingredientes Bolo {Genoise}:
2 Ovos
70g de Farinha de Trigo
70g de Açúcar
1 c. sopa de Manteiga, derretida e arrefecida
1 c. sopa de Extrato de Baunilha

Preparação Bolo {Genoise}:
Pré-Aqueça o forno a 170ºC. Unte e polvilhe de farinha uma forma, e reserve.
Bata os ovos inteiros com o açúcar e o extracto de baunilha em banho-maria até o açúcar derreta e a mistura comece a ganhar corpo. Tire do lume e bata com a batedeira até os ovos e açúcar duplicarem de volume, e fique com um creme muito fofo e esbranquiçado. Envolva a farinha peneirada, tentando não retirar ar à massa. Numa tigelinha misture um pouco da massa com a manteiga derretida e deite este preparado no resto da massa envolvendo levemente. Verta a massa na forma e leve ao forno. Este bolo demora minutos no forno e seca muito rapidamente, por isso requer algum cuidado e vigilância. Depois de cozido, desenforme e corte o bolo ao tamanho da forma maior onde vai montar o entremet.



Ingredientes Gelatina de Chocolate: 
100g de Chocolate 70% cacau
200ml de Leite
4g de Gelatina, em folha

Preparação Gelatina de Chocolate:
Coloque as folhas de gelatina a hidratar numa taça com água fria.
Coloque o leite numa panela e deixe ferver. Retire do fogo, e despeje sobre o chocolate, previamente partido em pedaços, e misture bem. Escorra bem as folhas de gelatina e adicione-as à mistura de chocolate. Mexa bem. Despeje na forma mais pequena e leve ao congelador até gelar.




Ingredientes Mousse de Baunilha:
6g de Gelatina, em folha
500ml de Natas para bater 33-35% m.g., refrigeradas
2 Ovos + 2 gemas, à temperatura ambiente
1 c. sopa de Extrato de Baunilha
70g + 30g de Açúcar

Preparação Mousse de Baunilha:
Coloque as folhas de gelatina a hidratar numa taça com água fria. Separe as gemas das claras dos ovos.
Bata as claras em castelo com 30g de açúcar e reserve no frigorífico.
Bata as natas (bem frias) até ficarem bem firmes, e reserve.
Bata as 4 gemas em banho-maria juntamente com o extracto de baunilha e 70g de açúcar. Bata até que a mistura aumente de volume e comece a espumar.
Escorra bem as folhas de gelatina e adicione-as à mistura de gema.
Deixe amornar ligeiramente e em seguida com cuidado, misture delicadamente com uma colher de pau, as claras em neve e as natas. Leve ao frigorífico até começar a solidificar.



Montagem:
No fundo da forma maior, coloque um pouco da mousse de baunilha.
Desenforme a mousse de chocolate, mergulhando a forma durante uns segundos, num pouco de água quente. De seguida coloque-a sobre a camada de mousse de baunilha, e preencha a forma com a restante mousse de baunilha.
Finalize com a genoise de baunilha, cubra com película aderente, e leve ao congelador durante algumas horas até gelar completamente.

Ingredientes cobertura neutra de baunilha:
100g de Açúcar
100ml de água
5g de Gelatina, em folha
1 Vagem de Baunilha

Preparação Cobertura:
Coloque as folhas de gelatina a hidratar numa taça com água fria.
Leve o açúcar, as sementes raspadas da vagem de baunilha e a água, num tacho ao lume e deixe ferver, mexendo de vez em quando. Deixe cozinhar até que o açúcar se tenha dissolvido completamente. Retire do lume. Escorra bem as folhas de gelatina e adicione-as à calda. Mexa bem até que a gelatina esteja completamente dissolvida. Deixe arrefecer até atingir a temperatura de 34ºC.

Por fim retire o bolo do congelador e desenforme-o, mergulhando a forma durante uns segundos, num pouco de água quente. Coloque-o sobre uma rede, e por baixo desta coloque um prato ou uma travessa.  Verta a mistura “espelho” sobre o bolo, deixando-a escorrer livremente pelos os lados, por forma a que tudo fique bem coberto. Alise a parte de baixo com uma faca e transfira para um prato de servir, decorando-o a seu gosto.

Leve a refrigerar até ao momento de servir.



Share:

15 comments

  1. Para mim ficou óptimo, eu não faria melhor de certeza! :)
    Um beijinho!*

    ResponderEliminar
  2. Eu até acho que esse enrugado lhe deu alguma graça! A nossa vida também não é lisinha como um espelho, tem bastantes enrugados! Mas é claro que é sempre frustrante quando nos empenhamos numa coisa e não corre como desejado. A mim acontece-me muitas vezes. Às vezes até quando estou menos confiante é que corre melhor, e quando acho que não tem como correr mal é que eu falho! C'est la vie! Delicioso tenho a certeza que esse bolo estava! E mesmo não estando liso como querias acho que está bonito! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) eu preferia que tivesse ficado lisinho, e não vou descansar enquanto não fizer um lisinho!
      Delicoso estarva sem dúvida!
      Beijocas enormes

      Eliminar
  3. aquele pedação de mau caminho de chocolate no centro pôs-me a babar que nem uma doida, nem te passa!!! Acho que comia esse bolo inteiro sozinha, na verdade, feita lambona, que eu não resisto a um bom mix de chocolate e baunilha!!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) eu amei a mousse! Ficou divina, mas o meus piolhitos também gostaram muito do interior. A combinação ficou muito boa sem dúvida.
      Beijocas grandessss

      Eliminar
  4. Olá Martinha :)

    adoro esse interior e a combinação de sabores que perdição.
    Está lindo o teu bolinho e se achas que desta vez não ficou como imaginaste tens que tentar mais uma vez :)

    um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Sandra,
      sem dúvida que é uma receita a repetir, porque não só gostei de a fazer como é deliciosa :)
      Beijocas grandes

      Eliminar
  5. Independentemente de estar enrugadinho, ficou com excelente aspecto e deve estar delicioso. Já eu posso dizer que tive imensa dificuldade em fazer a glaze, ai jesus como ela deu luta e venceu, mas para a próxima corre melhor ;) Adorei a combinação de sabores.
    Beijinhos e bom fim-de-semana ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A aplicação da glaze não é fácil, não... Mas também partilho a ideia que da próxima vai correr muito melhor :)
      Beijocas

      Eliminar
  6. nao sao rugas, é estilo :) está lindo Marta! Fico tao feliz por teres participado, e já sabes que contas comigo para o mês da baunilha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahaha, gostei da palavra estilo!
      Obrigado minha doce, adorei o desafio, e agora venha o próximo!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Minha querida,
    Estou como tu! Acho mesmo isso, que para isso servem estes desafios e também, tal como tu, como não fiquei 100% satisfeita com o meu espelho, também hei-de voltar a fazer outro. Tudo em busca da perfeiçáo.
    Um beijinho linda e já agora uma dúvida.
    Posso trazer para o mês da baunilha tudo o que levar baunilha? É que se posso, trago já o bolinho que vou publicar amanhã...
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida,
      o espelho é para repetir, sem dúvida ;)
      Em relação à tua dúvida, desde que a baunilha tenha de alguma forma algum destaque, claro que sim! Agora, vamos imaginar que é um bolo de laranja e chocolate e a receita inclui uma colher de sobremesa de extrato de baunilha... a baunilha está lá, mas não é um elemento de destaque na receita... agora outro exemplo.... um bolo qualquer com recheio e cobertura de baunilha, aqui claramente o sabor e o aroma da baunilha são destacados ;)
      Espero que tenha conseguido explicar... :) e esclarecer a dúvida

      Beijocas grandes

      Eliminar
  8. Ficou fenomenal, apesar do que dizes eu só consigo ver um bolo perfeitinho e cheio de bom aspeto! A foto do interior ficou o máximo :)

    ResponderEliminar