Pêras em Flor de Laranjeira com Chocolate

Pêras são um fruto que não aprecio. Mas por estes dias vieram do pomar do meu cunhado umas que além de serem bastante agradáveis têm um nome engraçado. São as pêras engana-rapazes. Devem o seu nome ao facto de serem sempre verdes, mesmo quando já estão maduras.
Como veio uma quantidade razoável, e o meu pai deu a dica que cozidas eram muito boas, decidi experimentar. Não sou apreciadora de fruta cozida, assim simples; se for numa tarte ou folhado gosto bastante, mas simples não me seduz. Mas para os miúdos acaba por ser uma variante boa, e eles comem mais facilmente.




Ingredientes (4 pessoas):
4 pêras
500ml de água
250g de açúcar amarelo
1 c. sobremesa de flor de laranjeira para chá
50g de Chocolate preto

Preparação:
Num tacho, onde caibam as pêras, coloque a água, o açúcar e o chá de laranjeira. Leve ao lume e deixe ferver durante 5 minutos. Depois coloque as pêras e deixe cozer, mas não demasiado para não se desfazerem.
Retire as pêras da calda, e deixe-a ao lume para reduzir mais um pouco. Passe a calda por um passador para retirar as folhas de chá e deixe arrefecer. 
Derreta o chocolate em banho-maria, e deixe arrefecer ligeiramente.
Sirva as pêras com um pouco da calda e decore com o chocolate.



Nota: Talvez possa pôr um pouco mais de flor de laranjeira para que se sinta um pouco mais o sabor. 

Share:

4 comments

  1. Peras são das minhas frutas preferidas. ADoro-as cruas, bebedas ou em doces.
    As tuas ficaram mesmo como gosto.
    Uma delicia
    Beijinhos
    Rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Também não aprecio mas em bolos ou tartes já gosto
    Essa sobremesa também me agradou,ficaram uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspeto! Eu até gosto de fruta cozida/assada, mas acho um bocado desperdício, prefiro comê-la normal, principalmente se for verde (gosto das pêras pouco maduras). Ainda assim parece mesmo boa, com esse chocolate preto e tudo :)

    ResponderEliminar