Bolachas de Açúcar Baunilhado



(Também) Hoje





Não se esqueça de dizer….






Ingredientes (cerca de 30 bolachas):
Bolachas
470g de farinha de trigo
1 C. chá de fermento em pó
½ C. chá de sal
250g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
315g de açúcar
1 Ovo grande
20 C. chá de essência de baunilha
1 C. sopa de natas gordas
Glacé (cerca de 60ml)
60g de açúcar em pó
2 C. chá de leite
Sumo de limão q.b.


Preparação:
Num recipiente misture a farinha, o fermento e o sal. Noutro recipiente grande, bata a manteiga e o açúcar com a batedeira eléctrica à velocidade média-alta durante 2-3 minutos, até obter uma mistura leve e macia. Adicione o ovo e a baunilha e bata devagar até o ovo ficar bem ligado. Junte lentamente o preparado de farinha e bata até ficar quase incorporado. Adicione as natas e bata devagar até estarem bem misturadas.
Estenda a massa dando-lhe uma forma rectangular, envolva-a em película aderente e ponha no frigorífico durante pelo menos 1 hora ou de um dia para o outro. (A massa bem envolvida e congelada, conserva-se durante 1 mês.)
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Numa bancada polvilhada de farinha, com um rolo de massa enfarinhado, estenda a massa refrigerada até ficar com uma espessura de cerca de 0,5cm. Usando corta-massas dê às bolachas a forma desejada. Utilize uma espátula de metal para transferir as bolachas para tabuleiros forrados com papel vegetal. Tenha o cuidado de deixar um espaço entre as bolachas para que não se colem durante a cozedura. Reúna os restos de massa, estenda-os e corte mais bolachas.
Leve ao forno a cozer até o contorno das bolachas ficar ligeiramente dourado, mas antes de o cimo ganhar muita cor, o que será cerca de 15-20 minutos. Retire do forno e deixe-as arrefecer no tabuleiro durante cerca de 5 minutos. Usando a espátula de metal, transfira-as para uma rede e deixe-as arrefecer completamente.
Entretanto prepare o glacé: Numa taça junte o açúcar em pó com o leite e envolva bem. Depois junte sumo de limão aos poucos até o glacé ter uma consistência macia. (não deverá ficar nem muito espesso, nem muito líquido.)
Para obter glacé colorido deverá juntar corante alimentar da cor desejada.
Coloque o glacé num saco pasteleiro com um bico fino e decore as bolachas ao seu gosto!

Fonte: A Arte das Bolachas - Círculo de Leitores

Share:

8 comments