Atum grelhado com molho holandês

A primeira vez que provei atum fresco foi na Madeira, mas tenho de confessar que não morri de amores pelo tão afamado peixe. Achei que estava seco e que não tinha a riqueza de sabor que deveria ter. Certo também será que tinha criado tantas expectativas em torno do peixe que mesmo que estivesse bem confeccionado estaria ainda assim longe de corresponder... Também estou em crer que talvez tenha tido algum azar, porque sempre que relato o facto, alguém me diz que tive pouca sorte, porque bem confeccionado é muito bom...o que é certo é que desde essa experiência nunca mais tinha voltado a comer, e isto já lá vão uns aninhos....
Mas aqui há dias, na peixaria, vi uns belos de uns bifes de atum, e na hora decidi que iria experimentar eu mesma confeccionar.
E assim fiz.
Depois veio a dúvida de como confeccionar.
Mas acabei por decidir grelhado.
E tenho de confessar que, embora não sendo o meu peixe preferido, estava bem melhor do que havia comido.
Gostei muito do molho com que o acompanhei, que suavizou o seu sabor.
Uma refeição bastante agradável!


Ingredientes:
4 bifes de atum fresco
sal e pimenta
alecrim
azeite q.b.
limão
3 gemas de ovo
200g de manteiga

Preparação:
Tempere os bifes de atum com sal, pimenta e alecrim, regue com sumo de limão e deixe marinar um pouco. Depois leve os bifes a grelhar. Não deixe grelhar muito porque senão torna-se muito seco. Eu pincelei os bifes de azeite para não ficarem tão secos e mais douradinhos.
Enquanto os bifes grelham prepare o molho: Num robô de cozinha ou copo misturador coloque as gemas dos ovos. Derreta a manteiga e com a manteiga ainda quente e o motor do robô a funcionar vá adicionando a manteiga a fio até o molho ficar espesso e cremoso. Adicione um pouco de sumo de limão e tempere de pimenta. Mantenha quente e sirva com os bifes de atum.

Tags:

Share:

7 comments

  1. Gostei da combinação! Embora o peixe não seja muito habitual na minha dieta, o teu atum fez-me crecer água na boca :P
    bj*

    ResponderEliminar
  2. GOSTEI BASTANTE DO ASPECTO, ESSE MOLHO ESTA CÁ UMA TENTAÇÃO...
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Curioso pois comigo é o contrário. Quando era pequena comia e gostava imenso de atum fresco, principalmente bifes de atum de cebolada, a minha Mãe fazia imensas vezes e eu e o meu irmão adorávamos. Agora não me entusiasma. Gostei do molho que acompanhou a tua refeição, parece bem apetitoso.

    ResponderEliminar
  4. É um peixe que encontro muito pouco, mas grelhado gosto muito.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Vou preparar agora. Mas não sei com o que acompanhar.

    ResponderEliminar