Dica n.º 4 - Cozer Brócolos

Os brócolos são um delicioso vegetal com um baixo valor energético, bem como um baixo teor de proteínas, hidratos de carbono e lípidos. São ricos em ácido fólico (vitamina B9), recomendado na gravidez para a prevenção de complicações de formação no feto e ainda ricos num fitonutriente protector denominado sulforafano, que potencia a acção de enzimas responsáveis pela eliminação de agressores ao organismo, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares e do cancro.




Deixo aqui uma dica fácil, aliada a um pouco de atenção, para conseguir cozinhar os brócolos sem que fiquem demasiado cozidos ou crus, e conseguir tirar partido de todos os seus nutrientes.

Assim:
Separe os ramos dos brócolos, e nos raminhos com um talo mais grosso faça, com uma faca, uma incisão em forma de cruz.
Coloque um tacho com água temperada de sal ao lume (o tacho deve ter tamanho suficiente para que todos os ramos caibam mergulhados na água), e quando começar a ferver coloque os ramos de brócolos com o talo para baixo. Deixe levantar fervura novamente e depois conte 5 minutos. Não tape o tacho senão os brócolos podem perder a sua maravilhosa cor  verde. Retire do lume, escorra a água, e se não servir de imediato passe por água fria para parar o processo de cozedura.

Sugestão:  Não deite fora os caules que sobraram. Elimine as partes mais duras e junte a outros legumes na preparação de um creme para sopa.


Fontes: 
www.nestle.pt
www.tuasaude.com

Share:

6 comments