Bolo fino de maçã

Quando vi a receita deste bolo, achei que ele me agradaria, e de facto não me desiludiu.
A maçã incluída ás fatias confere-lhe uma consistência húmida, o que me agrada muito, uma vez que não sou grande apreciadora de bolos de fatia secos.
Esta foi sem dúvida uma boa aposta.
Espero que gostem também.





Ingredientes:
250g de farinha de trigo
250g de açúcar
100g de manteiga
4 maçãs grandes (usei maçãs verdes)
4 ovos
1 c. sobremesa (bem cheia) de fermento químico
sumo de limão (q.b.)
manteiga para untar+farinha para polvilhar forma
Papel vegetal para forrar forma

Preparação:
Comece por untar a forma com manteiga, forre-a com o papel vegetal, unte-a novamente e polvilhe de farinha.
Descasque as maçãs, corte-as em quartos, retire as sementes, e depois corte em fatias muito finas e regue-as com sumo de limão, e reserve.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa tigela bata bem a manteiga com o açúcar, e depois junte os ovos, um a um, batendo sempre. Adicione de seguida a farinha misturada com o fermento, aos poucos e batendo sempre muito bem.
Deite um pouco da mistura anterior na forma, coloque por cima duas camadas de maçã e cubra com mais massa. Repita a operação até acabar a massa e a maçã, sendo que a última camada seja de massa.
Leve ao forno durante cerca de 45 minutos, ou até que o bolo esteja cozido (espete um palito no meio do bolo e se este sair sem massa agarrada, então está cozido). Se durante este tempo o bolo começar a ficar muito escuro sem que esteja cozido cubra o bolo com uma folha de papel de alumínio.
Quando estiver cozido desenforme, e se quiser sirva polvilhado se açúcar em pó.

Fonte: Teleculinária n.º 1665

Tags:

Share:

14 comments

  1. Ainda estou babar com essas fotos!!! Tanto a cor como a textura desse bolo ficaram divinais... adorei e comia já uma bela de uma fatia :).

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É sem duvida uma boa sugestão de bolo de maça, que eu tanto gosto,

    bjos

    ResponderEliminar
  3. realmente amiga ficou lindo lindo mesmo...deve ser mesmo muito bom ...bjokitass

    ResponderEliminar
  4. Adoro bolos de maçã, mais um para a lista.

    ResponderEliminar
  5. Esse bolo parece-me divinal, e que fotos tão bonitas
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Aqui em casa andamos numa de maçã. Acho que este bolo será a próxima aposta. Gostei muito do aspecto e ser mesmo muito bom.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. ADORO BOLOS DE MAÇA.
    O TEU FICOU LINDO,SE PODESSE LEVAR UMA FATIA....
    BJS

    ResponderEliminar
  8. Ai que delicia... também gosto mais dos bolos assim húmidos!! :) Gostei muito. Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Olá, vim conhecer o seu cantinho.
    Encontrei muitas receitas deliciosas!
    Vou voltar muitas vezes para conhecer tudo!
    Já estou te seguindo!rs
    Se quiser me faz uma visitinha...será bem vinda!!
    Beijinhos
    Ivani

    http://docesmomentos-ivani.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Eu sou como tu, também não sou grande apreciadora de bolos demasiado secos. Mas aprecio imenso bolos que levem assim pedaçoes de maçã, e este realmente tem cara de ser fabuloso.

    ResponderEliminar
  11. Que bolinho amiga adorei aliàs adoro bolos de maçã, ficou lindo, parabens

    ResponderEliminar
  12. Olá, gostei imenso deste bolo,está com um aspecto fantástico!
    Parabéns pelo blog;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. parece-me excelente, de sabor e textura!

    ResponderEliminar
  14. Sem querer, cheguei no seu blog e já fui ficando; peço licença. Que delícia de bolinho hen? Eu sempre faço um de receita parecida, seiesse ficou bem gostoso. beijinhos...

    ResponderEliminar