Filhós de Forma

 

Há receitas que não são só receitas, não é?  São mãos enfarinhadas, conversas cruzadas, cheiros que nos fazem querer ficar ali mais um bocadinho. Não precisam de apresentação nem de explicações longas. Fazem parte.

As filhós de forma são assim. É sobre estar ali, à volta do fogão, sem pressa (sim porque as filhós de forma precisam acima de tudo de paciência),  provar ainda quente, sujar os dedos de açúcar, repetir.

Às vezes não é sobre inovar. É só sobre repetir o que nos faz sentir em casa. E talvez seja por isso que sabem sempre tão bem.

Feliz Natal a todos.






 

 

Ingredientes:

250g de Farinha T55

Ovos M

50g de Açúcar

250ml de Leite

Laranjas (sumo)

1 pitada Sal

1 golo de Aguardente (opcional)

Azeite ou Óleo Fritar

Açúcar e Canela para polvilhar os fritos

 

Preparação:

Deite a farinha numa taça larga, abra uma cavidade no centro da farinha e dentro junte os ovos, o açúcar, o sal, o sumo das laranjas, a aguardente e o leite. Mexa até obter uma mistura homogénea. Passe depois por um coador e deixe a massa descansar pelo menos 30 minutos.

Numa frigideira deite o óleo e deixe aquecer bem. Coloque as formas das filhós dentro do óleo durante uns segundos para aquecer bem, sacuda para tirar o excesso de óleo (ou escorra-as em papel absorvente) e introduza com cuidado na massa, sem deixar que a massa ultrapasse os bordos da forma, se não a massa não se soltará. Coloque a forma no óleo, e abane suavemente de forma a soltar a filhó da forma. Vire e deixe alourar.

Repita a operação até terminar a massa.

Escorra as filhós em papel absorvente, e depois passe por açúcar e canela.

 

Notas:

É possível que as primeiras filhós não saiam totalmente bem, mas assim que acertar na temperatura do óleo, corre melhor. A temperatura deve ser média e constante. Frite poucas de cada vez. 

As formas das filhoses devem estar sempre quentes antes de mergulhar na massa, mas basta alguns segundos no óleo, e deve escorrer sempre o excesso do óleo.

Regra de ouro é nunca mergulhar a forma completamente na massa senão a filhó não se vai soltar da forma…

Share:

0 comments