Noite de Reis e uma Tradição

 

Em Alenquer, a encantadora Vila Presépio, onde resido, existe a bela tradição de "Pintar os Reis"

Acontece esta noite, noite da "velada de reis", de 5 para 6 de janeiro, que os Reiseiros - assim se chamam os homens que cumprem este ritual - pintam e cantam às portas das casas, testemunhos e desejos de felicidade para o novo ano que começa. e dividem-se em dois grupos, os que cantam e os que pintam.

Estes dois grupos vão pelas ruas fora, homens e mulheres... Os primeiros, os pintores levam consigo baldes com tinta vermelha e azul misturada com a cal e vão colocando as suas pinturas nas fachadas das casas. Pintam desde corações, símbolos de profissões e a sigla BR que simboliza “Bons Reis” ou BF que significa “Boas Festas”. As pinturas efetuadas nas casas tem a ver com quem as habita, ou seja, uma casa que esteja de luto a pintura é feita em azul…Se for um casal que não tenha filhos são desenhados dois corações entrelaçados…Se tiverem um filho desenha-se um vaso com flores…E por cada filho é desenhado um coração ao lado.

Em alguns casos são verdadeiras obras de arte!

O grupo dos cantores, como o próprio nome indica ocupa-se de cantar nas habitações…Sem bater às portas, ficam ali a cantar…primeiro um elemento canta sozinho e o coro vai repetindo em seguida. No fim desejam o bom ano pedindo que lhes seja oferecido algo.

 

Hoje, não vos trago nenhuma iguaria relacionada com os reis, mas sim umas rainhas, as “Trianas”, umas broas deliciosas, um doce tradicional da Vila, cujo nome é alusivo a uma das freguesias (entretanto extinta) da vila.

São bolinhos artesanais, que levam uma grande variedade de frutos secos, e garanto-vos que é impossível comer só uma 😊 Perfeitas para ofertar a quem pinta e canta os reis esta noite, não acham?


Texto in "Tapaaosal" e Câmara Municipal de Alenquer

Broas Trianas









Share:

0 comments