Pastéis de Bacalhau

 

Pastéis de Bacalhau…verdadeiras joias da cozinha tradicional portuguesa, têm um lugar especial nos corações e mesas de Portugal…

Presença assídua nas mesas portuguesas, eles são a prova que a simplicidade na gastronomia não significa pobreza de sabor, de todo.

Julgo que cada família terá a sua forma de os preparar, e certamente algumas guardam aquele segredo que passa de gerações em gerações para que o seu pastel de bacalhau seja o melhor de todos… Eu não tenho nenhuma receita especial, nem segredo de família 😊 gosto de os preparar simples e práticos, sem grande ciência. Muitas vezes são a forma perfeita que encontro de aproveitar sobras de bacalhau.  Mas mesmo sem grande reverência à sua tradição e preceitos de preparação, o facto é que são sabem sempre bem e toda a minha gente gosta.

No entanto deixo aqui a forma como gosto de os preparar:   não sigo nenhum rácio em concreto. Junto batata cozida e bem esmagada, o bacalhau cozido e bem desfiado, cebola e salsa bem picadinhas e numa quantidade generosa; uma pitada de sal (se for aproveitamento de sobras, convém verificar se é mesmo necessário) e pimenta acabada de moer; depois junto os ovos, de preferência biológicos – sim faz toda a diferença – e um de cada vez, porque a quantidade de ovo vai depender da quantidade dos outros ingredientes, e até obter uma pasta firme, moldável e levemente húmida. Depois gosto de os fritar em azeite bem quente, em vez de óleo, não só gosto mais do sabor, como acho que ficam menos gordurosos e mais crocantes; quando retiro da frigideira, coloco-os numa rede, um minuto ou dois, e só depois é que os coloco em papel absorvente – experimentem, vão ver que ficam mais fofos e estaladiços.

E voilá, como petisco, como prato principal acompanhados de um arroz simples, ou de tomate ou ainda melhor de grelos, pastéis de bacalhau nunca desiludem...

 






Share:

0 comments