Húmus de Tomate Seco

 

Hoje trago uma receita simplesmente irresistível: húmus de tomate seco!

Os tomates secos, pequenos tesouros repletos de sabor e cor, são os protagonistas desta receita, que com a sua intensidade e doçura concentrada, dão um twist bem agradável a esta receita.

E com a chegada dos dias ensolarados, não há nada melhor do que desfrutar de petiscos deliciosos e refrescantes. Este húmus é a estrela perfeita para momentos descontraídos, para servir em encontros com amigos ou até mesmo para um almoço leve e saudável. O sabor intenso e a cor vibrante deste húmus vão levar-vos diretamente para o clima descontraído do verão.

E uma das melhores partes desta receita é a sua simplicidade. Com apenas alguns ingredientes acessíveis e um processador de alimentos, podem confecionar esta maravilha em minutos. Além de ser bem versátil, pode ser apreciado de diversas formas: com pão estaladiço, palitos de vegetais ou até mesmo como acompanhamento para saladas e pratos principais. Deixem a vossa criatividade fluir e explorem todas as possibilidades!

E agora, convido-vos a experimentarem esta receita e a surpreender os vossos amigos e familiares com esta versão única de húmus de tomate seco!








Ingredientes:

2 chávenas de Grão-de-Bico, cozido e escorrido

1/3 chávena de Tomates Secos em Azeite

2 c. sopa do Azeite dos Tomates Secos

3 c. sopa da Água da cozedura do Grão-de-Bico

3 c. sopa de Sumo de Limão

2 c. sopa de Tahine

1 dente de Alho, pequeno

1 mancheia de Folhas de Manjericão, frescas

Sal, a gosto

Tomate Seco picado, Folhas de Manjericão ou Tomilho e Raspa de Limão para decorar

 

Preparação:

Coloque o grão-de-bico num processador de alimentos, junto com os tomates secos, 2 colheres de sopa do azeite dos tomates, o sumo de limão, o tahine e uma pitada de sal. Processe durante cerca de 1 minuto. Raspe as laterais e o fundo do processador e volte a processar por mais um pouco. Adicione 2 colheres de sopa da água da cozedura do grão-de-bico e, em seguida volte a processar a mistura, parando e raspando as laterais e o fundo do processador. Caso seja necessário adicione mais água da cozedura do grão até obter uma mistura suave e macia. Adicione o manjericão e processe até que esteja bem picado e envolvido no creme.

Coloque o húmus numa taça de servir, regue com algum azeite do tomate seco, algum tomate seco espalhado, folhas de tomilho e ou manjericão fresco e alguma raspa de limão. Sirva com tostas ou legumes frescos.

 

Nota: O Tahine é uma pasta preparada com sementes de sésamo e é um ingrediente chave na preparação do húmus principalmente porque adiciona um toque de nozes e contribui para a sua textura cremosa e suave, complementando os outros ingredientes e ajudando a acentuar os aromas e sabores do grão-de-bico, do alho e do limão.

Podem preparar o húmus sem o Tahine, mas se o puderem incluir será preferível.




Share:

0 comments