Quinoto com Cogumelos e Limão

 

Esta receita de Quinoto com Cogumelos e Limão chegou até mim, vinda diretamente do outro lado do oceano!…

A querida Juliana, colega da #COF quando soube que #oingredientedomes era Quinoa, partilhou logo comigo uma das suas receitas.

Bem simples de fazer e cheia de sabor é perfeita para ser incluída no vosso plano semanal de refeições!








Ingredientes:

½ Cebola pequena, picada

2 c. sopa de Manteiga, Azeite ou Óleo de Coco

1 chávena de Vinho Branco

1 ½ chávena de Cogumelos picados ou fatiados

1 c. café de Pasta de Mizo (opcional)

1 chávena de Quinoa

1 Limão pequeno

1 chávena de Água quente, aproximadamente

 

Preparação:

Comece por refugar 1 chávena de cogumelos, numa colherzinha de manteiga, azeite, ou outro óleo que esteja a usar. Deixe cozinhar, e quando tiverem largado toda a sua água e estejam douradinhos, retire-os para uma taça, e reserve quente.

No mesmo tachinho, aqueça a outra colher de manteiga e depois junte a cebola. Deixe cozinhar, até que fique translúcida. De seguida adicione a restante ½ chávena de cogumelos, deixe refogar um pouco e depois refresque com o vinho branco, misturado com o mizo. Deixe levantar fervura e de imediato junte a água quente e a quinoa. Deixe a quinoa cozinhar em lume brando, durante cerca de 10-15 minutos. Coloquem a colher de pau em cima do tacho e tapem. Se for necessário acrescentar mais água, adicionem sempre água quente e em poucas quantidades. Quando estiver “al dente”, juntem a raspa do limão e o sumo, e envolvam delicadamente.

Sirva, polvilhando o quinoto com os cogumelos salteados.


Nota: a receita original que a Juliana me passou não usava a pasta de Mizo, mas eu acho que acrescenta um toque especial. 

Share:

0 comments