Junho é mês de .... Quinoa!

 

Bem-vindo, junho! O mês em que Portugal ganha um brilho especial e se transforma em um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza, da gastronomia e das tradições populares. Com a chegada do sexto mês do ano, somos agraciados com dias ensolarados e noites agradavelmente amenas.

Junho é considerado um dos meses mais festivos em Portugal, com destaque para as famosas Festas dos Santos Populares. As nossas cidades são tomadas por arraiais, marchas populares e sardinhas assadas perfumando o ar!

Junho é também um mês repleto de produtos frescos e saborosos. É a temporada dos frutos vermelhos, como morangos suculentos e framboesas doces, que enfeitam as bancas dos mercados e enchem nossas receitas de cor e sabor. As cerejas também estão em seu auge, com sua doçura irresistível e textura suculenta.

As hortas ficam exuberantes, oferecendo uma ampla seleção de vegetais de qualidade. Tomates maduros e suculentos, pepinos crocantes e pimentos coloridos são apenas algumas das opções que enriquecem as nossas saladas e pratos principais. Além disso, temos as ervilhas e feijão-verde também em abundância.

No entanto, e apesar de toda esta abundância de frescos, escolhemos destacar um ingrediente diferente e especial: a Quinoa.

Embora seja originária dos Andes, a quinoa tem conquistado cada vez mais espaço nas mesas portuguesas. Este superalimento possui uma história milenar e é conhecido pelas suas propriedades nutricionais impressionantes. Além de ser um alimento altamente nutritivo, a quinoa também é incrivelmente versátil na cozinha. De textura delicada e sabor suave, é opção para uma infinidade de pratos.




 

Assim, lançamos de novo o convite: juntem-se a nós, e até ao último dia do mês de junho, inclusive, tragam uma receita com Quinoa.

Fotografem a vossa receita e publiquem-na no vosso blogue, Facebook e/ou Instagram, com o passo a passo, e partilhem-na connosco.

Usem a hashtag #oingredientedomes e identifiquem @intrusa_na_cozinha e @florderosmaninho

Boas receitas!!

 

 


 

Originalmente cultivado nos países andinos, este pequenino grão é consumido há cerca de quatro mil anos e ainda continua a conquistar paladares pelo mundo fora. Recentemente, por iniciativa de produtores nacionais, passou também a ser cultivada no nosso país.

Rica em proteínas de alta qualidade, a quinoa é uma excelente opção para vegetarianos e veganos que buscam fontes alternativas de proteína.

A quinoa é um superalimento conhecido por suas qualidades nutricionais excepcionais. Aqui estão cinco pontos fortes que destacam suas propriedades benéficas para a saúde:

Fonte de proteínas completas: A quinoa contém todos os aminoácidos essenciais necessários para o funcionamento adequado do organismo. Essa característica faz dela uma fonte de proteína completa, especialmente importante para vegetarianos, veganos e pessoas que buscam alternativas proteicas.

Rica em fibras: As fibras presentes na quinoa contribuem para a saúde digestiva, auxiliando na regulação do trânsito intestinal. Elas também ajudam a promover a saciedade, o que pode ser benéfico para o controle do peso e a manutenção de uma alimentação equilibrada.

Nutrientes essenciais: A quinoa é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, incluindo ferro, magnésio, zinco e várias vitaminas do complexo B. Esses nutrientes desempenham papéis vitais em processos corporais essenciais, como a produção de energia, a saúde dos ossos e o fortalecimento do sistema imunológico.

Baixo índice glicêmico: A quinoa possui um índice glicêmico relativamente baixo em comparação a outros alimentos ricos em carboidratos. Isso significa que seu consumo pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que é benéfico para pessoas com diabetes ou que buscam manter uma dieta equilibrada.

Fonte de gorduras saudáveis: A quinoa é uma boa fonte de gorduras saudáveis, como ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Essas gorduras são importantes para a saúde do coração, além de desempenharem funções essenciais no corpo, como o suporte ao sistema nervoso e a regulação de processos inflamatórios.

 

Além de seus benefícios nutricionais, a quinoa destaca-se por sua versatilidade na gastronomia. Com sua textura leve e sabor suave, ela pode ser utilizada de diversas formas. Pode ser utilizada como base para saladas refrescantes, acompanhando legumes frescos e molhos saborosos. É também um ingrediente ideal para preparações de pratos principais, como guisados, risotos ou até mesmo hambúrgueres vegetais.

A quinoa pode ser adaptada às preferências e necessidades individuais, permitindo uma variedade de preparações culinárias. Ela pode ser combinada com outros ingredientes sazonais, como legumes, ervas aromáticas e especiarias, enriquecendo o sabor e a textura dos pratos.

Seja na cozinha tradicional portuguesa ou em opções mais contemporâneas, a quinoa traz uma nova dimensão aos pratos, adicionando nutrição e um toque de sofisticação. Sua versatilidade e propriedades nutricionais a tornam um ingrediente valioso na culinária portuguesa, oferecendo opções saudáveis e saborosas para todos os paladares.

Share:

0 comments