Bolo de Marmelo

 

Quero avisar que esta vai ser uma publicação lamechas…

Mas afinal de contas são 12 anos. Não são muitos, não são poucos, mas passaram 12 anos desde que fiz a primeira publicação no Intrusa na Cozinha.

E hoje, neste dia de celebração, partilho convosco o concretizar de um pequeno sonho, que tem estado dentro da gaveta, pacientemente à espera…finalmente o meu blogue tem uma identidade visual na qual me revejo.

Não sou de acreditar em destinos ou desígnios, como queiram chamar aos acasos da vida, mas acredito em sinergias, num natural desenrolar da vida, e que as coisas acontecem quando têm de acontecer porque aquele é o momento, ou aquele é o local, ou aquela é a pessoa. Não se explica, não se verbaliza, sente-se.

Foi num desses momentos naturais, numa conversa solta com uma amiga, que conheci o atelier Love in Wonderland.  Sinergia, cosmos, estrelinhas, pós perlimpimpim, chamem-lhe o que quiserem, mas após um primeiro contacto e uma pequena conversa, senti que este era o momento de concretizar um desejo. Já tinha contactado outras empresas anteriormente, mas a química, a sinergia, não existiu. Até este preciso momento.

Quando conversei com o Pedro não tinha nada mais que a certeza que queria um novo “logo” para o Intrusa… e o Pedro, com a sua sensibilidade especial, o seu talento e o seu carisma, pegou no meu desalinho de ideias e criou a MINHA IDENTIDADE.

Não se trata só de uma nova imagem. Vai muito mais além disso. Nestes meses que fomos trocando mensagens ele foi-me, silenciosamente, orientando para um estilo que é o meu, mas que eu ainda não o tinha impregnado como meu. Adoro tudo o que foi criado e estou genuinamente feliz e motivada para criar mais e melhores conteúdos.

Não estou á espera que se sintam arrebatados com eu me sinto, mas espero que olhem e encontrem uma delicadeza e uma elegância que traduz o que sempre procurei. Espero que sintam cada vez melhor aqui. Este não é só o meu espaço, é nosso.

 

A todos o meu obrigada pelo vosso apoio ao longo destes felizes 12 anos!  

A ti Pedro Mateus:  I dream it, and you did it!

 

“…A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível.”

 

 

E agora, um bolinho delicioso 😊

Partilham comigo uma fatia?

 

Bolo de Marmelo, salpicado com amêndoa torrada e decorado com marmelo caramelizado


Bolo de Marmelo, com uma textura ligeiramente humida, e um aroma a fruta e canela

 


Bolo de Marmelo, salpicado com amêndoa torrada e decorado com marmelo caramelizado



Ingredientes:

375g de Farinha de Trigo

½ c. de chá de Fermento em Pó

½ c. chá de Canela

100g de Açúcar Refinado

250 g de Açúcar Mascavado

3 Ovos grandes

120g de Óleo Vegetal

120g de Sour Cream ou Crème Fraîche ou Iogurte Grego

½ c. chá de Extrato de Baunilha

300g de Marmelos ou Gamboas, partidos em pedaços pequenos (podem usar maçã, pera, ou uma mistura de várias frutas a vosso gosto)

 

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 170ºC. Se usar ventilação diminua a temperatura em cerca de 20º.

Unte com um pouco de manteiga derretida uma forma Bundt. Passe duas vezes para ter certeza que unta todos os cantos. Em alternativa pode usar spray desmoldante.

Numa tigela misture os ingredientes secos: a farinha, o fermento e a canela.

Noutra tigela bata os ovos com o açúcar refinado e o açúcar mascavado. Adicione o óleo, o Crème Fraîche e o extrato de baunilha e bata.

Adicione os ingredientes secos à gemada.

Misture os pedaços de marmelo na massa do bolo.

Leve ao forno a cozer por cerca de 50 minutos. Verifique se o bolo está cozido espetando um palito de madeira na massa: se sair limpo o bolo está pronto.

Retire do forno e deixe arrefecer cerca de 10 minutos, ainda dentro da forma, e em cima de uma rede. Depois desenforme, e deixe o bolo arrefecer por completo na rede.

 

Ingredientes para o Caramelo:

190g de Açúcar Refinado

60g de Manteiga

120ml de Natas

 

Preparação do Caramelo:

Coloque o açúcar numa caçarola com um pouco de água (cerca de 2 c. sopa) , e leve ao lume. Deixe ferver até ficar com uma cor dourada. Retire do lume e acrescente a manteiga e o creme de leite. Volte a levar ao lume, em fogo médio até atingir a consistência desejada.

 

Verta o caramelo por cima do bolo, depois de deixar arrefecer ou pelo menos amornar um pouco, e decore com pedaços de marmelo caramelizado e amêndoa ou nozes picadas.


Bolo de Marmelo, decorado com Marmelo caramelizado, caramelo e petitas de amendoa torrada

Mulher sentada à mesa a comer um bolo de marmelo e uma chávena de chá fumegante


Tags:

Share:

0 comments