Mini Pavlovas de Laranja {Mini Pavlovas with Orange}


31 dias passados e chegámos ao último dia de janeiro. Este mês é complicado. Embora marque um novo ciclo, o começo de um novo ano e isso de alguma forma nos entusiasme porque nos possibilita projetar novos desafios e agarrar novas oportunidades, a verdade é que o vejo sempre como o mês mais aborrecido do ano. Não me perguntem porquê, porque não saberia explicar de uma forma consistente e que fizesse sentido. Talvez seja porque acabámos de sair de um outro cheio de festas e entusiasmo, onde os inúmeros feriados e as festividades nos deixam com uma sensação boa…e depois vem o janeiro com os seus longos 31 dias…  e é frio… muito frio!  E embora eu seja uma moça muito outonal, o inverno já não me entusiasma assim tanto. Mas desabafos à parte a verdade é que estes longos 31 dias de alguma forma possibilitaram a elaboração de mais algumas receitas do que é costume, com o ingrediente maravilhoso que é a laranja. E estou em crer que amanhã vamos ter uma mesa absolutamente deslumbrante!

Este final de mês, ao contrário do que vem sendo habitual, não vos trago um bolo mas, ainda assim, vamos ficar  pelos doces. Trago umas mini pavlovas de laranja, que modéstia à parte ficaram mesmo boas. Segui a receita que costumo fazer sempre, testada e aprovadíssima.

Espero que gostem e obrigado por estarem desse lado! 😊





Ingredientes (6 a 8 Pavlovas):
Receita do blog Bocadinhos de Açúcar
Claras
220 g de Açúcar Refinado, moagem fina
1 c. de sobremesa de Vinagre Balsâmico
1 c. de sopa mal cheia de Amido de Milho (Farinha Maizena©)
200ml de Natas (eu uso Agros©)
2 c. sopa (mal cheias) de Açúcar em Pó
6 a 8 c. sopa de Marmelada de Laranja (vejam receita aqui)
Laranja, separada em gomos para decoração final
Algumas folhas de Hortelã para decoração



Preparação Pavlova:
Aquecer o forno a 170ºC.
Bata as claras e quando começarem a formar picos suaves, adicione uma colher de sopa de açúcar de cada vez, batendo sem parar. Bata até ficarem brilhantes, firmes e sem grânulos de açúcar.
Junte o amido peneirado, continuando a bater até incorporar.
De seguida, acrescente o vinagre e bata mais um pouco.
Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal. Distribua o merengue sobre o papel vegetal em 6 ou 8 montinhos, dando-lhe uma forma circular. Abata a parte superior ligeiramente para facilitar a posteriormente colocação das natas.
Coloque as pavlovas no forno e baixe a temperatura para os 120ºC, deixando cozinhar por 45 minutos. As pavlovas estão prontas quando o seu exterior está seco ao toque, estão ligeiramente douradas e soam oco quando tocadas. Deixe que arrefeçam completamente no forno (sigo sempre a dica da Sílvia e deixo de um dia para o outro).
Antes de servir, bata as natas em chantilly, juntando o açúcar em pó.
Distribua as natas pelos merengues, e por cima coloque a marmelada de laranja. Finalize distribuindo uns gomos de laranja e folhas de hortelã pelos merengues.


Nota: As natas e a marmelada devem estar frescas na altura de servir.


Share:

3 comments