Agosto é mês de...


Meu querido mês de agosto!
Chegou o tão ansiado mês de agosto. … as nossas aldeias e ruas enchem-se de gente… gente com saudades, gente alegre, descontraída e divertida… mês tão ansiado por quem vive fora e por quem espera cá dentro.
O nosso cantinho, à beira-mar plantado, enche-se de vidas, festas e tradições para receber os que nos visitam e reavivar memórias e costumes aos de cá. É um mês naturalmente feliz,solarengo e prazenteiro.
É tradicionalmente o mês das férias. Confesso que pessoalmente não gosto deste mês para gozar as minhas, e felizmente nunca me foi “imposto”, mas é facilmente compreensível que seja o mês mais escolhido.
Parece que tudo flui mais naturalmente e calmamente. Existe uma panóplia imensa de cores por essas ruas e mercados. As frutas e os legumes variados e abundantes enchem as nossas mesas de cores vibrantes e aromas inebriantes, promovendo um bem-estar contagiante.
Verão para mim é sinonimo de grelhados e saladas. Ponto. Se tivesse que escolher um aroma para o verão seria o de churrasco! 😊  Não há melhor, não concordam?   Refeições descontraídas e ligeiras, com cheirinho a lume é sinónimo de comida boa!
Talvez tenha sido por essa razão que escolhi o próximo ingrediente como Ingrediente do Mês, porque é o companheiro ideal em qualquer churrasco, vai bem com carne ou peixe, e o seu sabor e aroma reflete muito a imagem que tenho desta estação do ano. A escolha recaiu assim no Pimento!



E assim, deixo de novo o convite: juntem-se a mim, e até ao último dia do mês de agosto, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias… A única regra é que tenha Pimento e o valorize enquanto ingrediente!
Deixem o link da vossa receita nos comentários desta publicação, para que a vossa receita apareça no Round Up final. Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos.
Poderão também identificar a vossa receita com a hashtag #martaingredientofthemonth!

Espero que gostem da escolha e se sintam muito inspirados a criar receitas com o ingrediente escolhido! Agora, mãos às colheres de pau e boas receitas!




Pimento


Pimentão (português brasileiro) ou pimento (português europeu), cientificamente conhecido como “Capsicum Annuum”, é muito utilizado na culinária de todo o mundo.
Existem frutos com diferentes cores sendo as mais conhecidas o verde, o amarelo e o vermelho. Porém, existem outras variedades bastante exóticas, como o branco, o roxo, o azulado, preto e laranja. São plantas nativas do México, América Central e do norte da América do Sul.
Os pimentos são legumes “roliços”, moldados em forma de sino com três ou quatro lóbulos, existindo, contudo, outras variedades que têm uma forma mais cónica e sem distinção de lóbulos.
Em Portugal, o termo pimentão tanto pode ser sinónimo de pimento, ou seja, a planta ou fruto, como a especiaria que se produz a partir do fruto, também conhecida como paprica.



O principal componente do pimento é a água, apresentando, por isso, um baixo valor energético. É uma boa fonte de fibra insolúvel, que melhora o trânsito intestinal e ajuda a regular o apetite.
Os pimentos destacam-se pelo seu conteúdo em vitamina C e carotenos, sobretudo os pimentos vermelhos. Dentro dos minerais, destaca-se o potássio.
Devido ao seu elevado conteúdo em água e baixo teor energético, o pimento é adequado para uma dieta de controlo de peso. Além disso, o seu conteúdo em fibra promove uma maior sensação de saciedade e favorece o trânsito intestinal, o que pode ajudar a regular o apetite e, assim, a manter um peso saudável.
A vitamina A, C e E são antioxidantes e ajudam a proteger das agressões. A vitamina A é também importante para a visão e para manter a pele, o cabelo e as mucosas em bom estado. Já o ácido fólico é importante para a divisão das células, formação de glóbulos vermelhos, auxilia o sistema imunitário e ainda previne malformações no feto durante a gravidez.
O elevado teor de potássio e baixo em sódio favorecem um equilíbrio adequado dos fluídos corporais e uma eliminação mais eficaz de fluídos excessivos e toxinas. Além disso, o potássio intervém na contração muscular, ritmo cardíaco e na regulação da tensão arterial.



Na hora de escolher, prefira pimentos rijos, brilhantes e sem manchas ou indícios de podridão. Os pimentos são não climatéricos, ou seja, não amadurecem depois de colhidos. Como exemplo temos o facto de um pimento verde, depois de colhido, nunca passar a vermelho.
Pode conservar o pimento na zona inferior do frigorífico dentro de uma película plástica por mais de uma semana. Também pode ser congelado, de preferência inteiro para diminuir a exposição ao ar que pode degradar quer o sabor quer o conteúdo nutricional.



Depois de bem lavado, o pimento pode ser consumido cru ou cozinhado. No nosso país, é muito comum comer uma salada de pimentos assados acompanhada de sardinhas, mas também poderá usar os pimentos em cru numa salada variada. Acima de tudo, procure usar pouca gordura e prefira o azeite na sua confeção.
Em pessoas mais sensíveis, o pimento pode causar distúrbios no estômago, que podem ser evitados ou diminuídos se retirar a pele. Para isto, deverá assar o pimento e, quando a pele começar a sair, submergir em água fria.




Fontes:

Share:

24 comments

  1. Agosto é mês de... aniversário das minhas filhas, nem acredito que as gémeas estão a dias de completarem 15 anos!
    Para além desta festa, é o mês de férias, de casamento, reencontros com familiares emigrados...um mês repleto de emoções!
    E é claro, do Pimento. Aqui ficam as minhas sugestões:
    Crumble Salgado: http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2016/09/crumble-salgado.html
    Ketchup Caseiro: http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2016/02/ketchup.html
    Vol-au-Vent de Atum: http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2016/05/vol-au-vent-de-atum.html
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Agosto cá em casa é mesmo mês de férias, que isto de ter um marido professor acaba por nos impôr esse mês. Não é de facto dos meus preferidos para tal, Julho seria bem melhor, mas como é tb o mês de aniversário do nosso filhote, acaba por bater tudo certo no fim das contas. Não vou estar cá, por isso este mês não vou participar, mas como devo comer grelhados todos os santos dias, sei que vou fartar-me de me lembrar de ti ahahahaahh!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol votos de umas férias ótimas!! Beijinhos enormes minha querida.

      Eliminar
  3. Este mês irei ficar apenas a ver o desfile de pratos coloridos, pois reconheço que os pimentos fazem pratos muito bonitos! :) Infelizmente é ingredientes que odeio, nem o cheio gosto! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês!
      De facto, o pimento é daqueles ingredientes que ou se ama ou se odeia ☺
      Espero por ti em setembro 😉 pode ser que o ingrediente entao escolhido seja mais do teu agrado
      Beijocas enormes!!

      Eliminar
  4. Gostei do ingrediente de Agosto! É um ingrediente bastante interessante. Adoro este mês. beijinhos e até breve ;)

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaste ☺
      Até breve!! Beijinhos

      Eliminar
    2. Aqui fica a minha participação deste mês:

      https://saboresdoninho.blogspot.pt/2017/08/com-agosto-terminarvamos-la-no-desafio.html

      Tem sido o mês sempre a correr e ando a meio gás, no entanto não podia deixar de partilhar uma receita para a tua mesa.

      beijinhos

      Eliminar
  5. Adoro pimentos. Já tenho algumas receitas no blogue e algumas ainda para fazer. Este fim-de-semana comprei uma embalagem de mini-pimentos.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/08/dia-um-na-cozinha-e-uma-delicia-branca.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto muito, embora seja um vegetal que me "trabalha" um pouco no estomago..mas Adoro!
      Fico a aguardar as tuas receitinhas ☺
      Beijocas

      Eliminar
  6. Olá Martinha! Falas em churrasco e pimentos e o meu coração sorri :) Como não tenho umas digestões fáceis não me posso atrever a comer pimento de muitas formas o que muito me entristece pois eu adoooooorooooo pimento. A forma como me cai melhor é assado e é essa a sugestão que deixo para a mesa de Agosto. Umas belas e saborosas Espetadas de lulas e camarão onde os pimentos vermelho e verde têm lugar de destaque. Espero que seja do teu agrado!
    Aqui fica o link: https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/2014/09/espetada-de-lulas-e-camarao.html
    Beijinho grande.
    Joana.

    ResponderEliminar
  7. Marta,

    Aqui está a minha singela participação:
    http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2017/08/tostas-com-pimento-assado-e-requeijao.html

    Beijinhos e boas férias, se for o caso

    ResponderEliminar
  8. Marta,
    Não queria passar sem deixar o meu contibuto.
    http://paopaoqueijoqueijo.com/arroz-de-pimentos/
    Parabéns.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adoro pimentos, Boa escolha!
    Deixo as minhas sugestões:
    http://soniaeacozinha.blogspot.pt/2017/08/salmao-no-forno-com-pimentos-e-espargos.html?m=1
    http://soniaeacozinha.blogspot.pt/2017/08/coelho-com-molho-fricasse-e-bulgur.html?m=1

    ResponderEliminar
  10. Adoro o tema, Marta!

    É um legume muito usado e apreciado por cá. Se há uns anos nos limitavamos a assar e comer, como o tempo passou a ser usado de diversas formas. Bem diferentes e deliciosas!
    Um post já está preparadinho para o teu mês! :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Marta, apesar de metade do mês foram férias não queria deixar passar sem um miminho para a tua sempre linda e saborosa mesa. Aqui vai um post acabado de publicar https://acozinhadaanikasblog.wordpress.com/2017/08/20/doce-de-pimento-japaleno/ para ti e outro cuja receita inclui pimentos https://acozinhadaanikasblog.wordpress.com/2017/06/28/pizza-de-espargos-e-queijo-de-cabra-com-pesto-de-pimento-vermelho-assado Beijinhos até Setembro

    ResponderEliminar
  12. Olá Marta,
    Que saudades de voltar a estes desafios, e de voltar a este cantinho para te visitar e revisitar. Este mês estamos em sintonia, ou será muito bom gosto ou quem diz bom paladar.
    Deixo aqui o a minha receita para a festa de este mês.
    Se um Hummus de Pimento assado fica sempre bem em qualquer mesa, dois ainda melhor.
    Espero que gostes.
    Beijinho
    Ana

    http://www.hey-strawberry.com/2017/08/hummus-de-pimento-assado.html

    ResponderEliminar
  13. Querida Marta,
    Depois da ausência (força maior), do mês pasado, aqui estou de volta ao teu passatempo que tanto adoro.
    Aqui fica a primeira sugestão para o teu mês do pimento e, espero, até ao final do mês, ainda poder publicar mais duas sugestões magníficas.

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2017/08/grilled-lamb-chops-with-red-pepper.html#more

    Beijinho grande,
    Lia

    ResponderEliminar
  14. Martinha querida, aqui fica mais uma...

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2017/08/lambs-lettuce-roasted-red-pepper-olives.html

    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  15. Olá doce Martinha,

    Agosto aqui por casa é mês de férias, mas nem por isso quero deixar de trazer uma saborosa sugestão para a tua mesa deste mês!
    Gosto de pimentos,mas não os posso consumir com a frequência que desejaria pois o meu estômago tem alguma dificuldade em os digerir.
    Aqui fica a minha sugestão deste mês, espero que gostes!

    http://sugar-bites.blogspot.pt/2017/08/pimentos-recheados.html

    Beijinhos,
    Paula G.

    ResponderEliminar
  16. Olá :)
    Aqui venho eu, mesmo no último dia do mês, para participar neste desafio :)
    Tenho uma receita antiga no blog com pimentos e decidi fazer mais duas receitas, aqui estão elas:
    http://acucarsal.blogspot.pt/2015/09/calda-de-pimentos-vermelhos.html
    http://acucarsal.blogspot.pt/2017/08/frittata-de-pimento-e-chourico.html
    http://acucarsal.blogspot.pt/2017/08/salada-de-pimentos-assados.html

    Espero que gostem das ideias, beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Olá Martinha,
    Aqui fica então a minha última proposta com pimentos.

    https://lemonandvanilla.blogspot.co.uk/2017/08/spatchcocked-poussin-with-romesco-sauce.html

    Beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  18. Mil perdões, Martinha:

    http://www.bastacheio.com/2017/08/pimentos-recheados-chilli-quinoa/

    http://www.bastacheio.com/2017/08/mini-tartes-pimento-cebola-caramelizada-coentros/

    Bjssss

    ResponderEliminar