Pear & Ginger Semi Naked Cake



7 anos.


Foi há sete anos que publiquei a minha primeira receita no blogue. Muito tímida, e muito insegura. Com muito receio do que as pessoas podiam pensar ou de como podiam reagir, fui mantendo o blogue muito em segredo, só acabando por revelar o meu projeto a pessoas da minha confiança, ou então quando já não havia como negar ou esconder.
Mas os momentos, as revelações, foram acontecendo porque tinham de acontecer, porque era o seu momento, naturalmente, sem pressas.


O objetivo principal do blogue foi sempre a realização pessoal, numa atividade que me dá muito prazer, mas nestes 7 anos já me deu muito mais que isso. O blogue já me proporcionou a oportunidade de conhecer pessoas excecionais e de uma generosidade gigante, e na maioria dos momentos tem sido um projeto que me tem realizado muito e dado muitas alegrias.
Sou uma pessoa normalíssima, uma cozinheira muito amadora, sem talento nenhum em especial.. .mas sou alguém que gosta muito de cozinhar, e que cada vez mais é uma apaixonada pela arte de fotografar comida, e que por isso tem um blogue onde publica as suas receitas. Ainda estou a anos luz do que gostaria, até porque a aprendizagem tem sido lenta e sempre em modo autodidata, mas é o ritmo possível de alguém que também é mãe, profissional, mulher, esposa, dona de casa, amiga, filha, etc, sendo que a dedicação a esses “cargos” estará sempre em primeiro lugar.  Embora às vezes não pareça. Manter um blogue dá muito trabalho… muito mesmo… e tira muitas horas de sono, muitas horas com a família, e investe-se muitas horas na cozinha.
Mas tem sido um verdadeiro prazer estar aqui nestes 7 anos, com todos vocês que vão deixando aqui os registos do vosso carinho e da vossa generosidade.

E como não há melhor forma de celebrar um acontecimento feliz, se não com um bolinho, trago um que espero que mostre todo o carinho e gratidão que tenho por todos vós. Um bolinho feito com muita dedicação para pessoas muitos especiais. Um bem-haja a todos.





À minha família quero muito agradecer todas as esperas, todos os passeios que não demos, todas as horas que não estamos juntos, por serem as minhas cobaias e os meus críticos gastronómicos mais fiéis, pelo apoio incondicional. Por tudo. Tudo. Obrigado.






{Peras Escalfadas em Gengibre}
Ingredientes:
4 Peras pequenas
1 pedaço de Gengibre com 2cm
50ml de Vinho do Porto
Sumo ½ Limão
750 ml de Água
3 c. sopa de Açúcar
Preparação:
Coloque a água, o Vinho do Porto e o açúcar numa panela pequena, mas alta, e leve ao lume até levantar fervura.
Descasque as peras – que deverão ser todas sensivelmente do mesmo tamanho, mas deixe os caules. Coloque-as na água, certificando-se que as peras ficam completamente submersas. Reduza um pouco o lume, e tape as peras com um pouco de papel vegetal cortado ao tamanho do interior da panela, e com um pequeno buraco no centro do papel. Mantenha as peras a cozer, em lume brando durante cerca de 20 minutos, ou até estejam tenras, mas tendo o cuidado de não deixar cozer em demasia. (espete um espeto de madeira no centro de uma pera, e se não oferecer resistência estará cozida)
Depois de cozidas, retire-as com cuidado com uma escumadeira e reserve, tapadas.

{Bolo de Pera & Gengibre}
Ingredientes:
175g de Manteiga, à temperatura ambiente
150g de Açúcar
3 Ovos, ligeiramente batidos
2 c. chá de Gengibre em Pó
100g de Pera, descascada e sem caroços, partida em fatias finas
175g de Farinha de Trigo
1 ½ c. chá de Fermento Químico
Preparação:
Unte levemente uma forma com 20cm de diâmetro e forre a base com papel vegetal.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque a manteiga e o açúcar numa taça, e bata até obter um creme.
Peneire a farinha para a taça e junte o gengibre e o fermento. De seguida adicione os ovos. Mexa bem até ficar homogéneo. Por fim junte as fatias de pera e envolva na massa, muito delicadamente.
Coloque a massa na forma e alise a superfície com uma espátula.
Leve ao forno, por cerca de 35 a 40 minutos, ou até que o bolo fique dourado e flexível ao toque - não deixe cozer demasiado.
Depois de cozido, retire do forno e deixe amornar dentro da forma. Depois desenforme e deixe arrefecer por completo numa rede.
Nota: para o bolo que apresento fiz duas receitas.

{Massa para a decoração}
Ingredientes:
250g de Farinha de Trigo
1 c. chá de Fermento Químico
125g de Margarina, cortada em pedaços
Ovo, gema e clara separada
2 a 3 c. sopa de Água Quente
1 pitada de Sal Fino
1 c. sopa de Açúcar
Preparação:
Peneire a farinha, o sal e o fermento para dentro de uma tigela, junte a margarina, e com as pontas dos dedos esfarele-a com a farinha, até que esteja com a aparência de areia grossa.
Junte de seguida a gema do ovo e 2 colheres de sopa de água quente, amassando só o necessário para ligar a massa e fazer uma bola. Se achar necessário junte um pouco mais de água.
Deixe repousar 30 minutos antes de usar.
Nota: metade da receita da massa é suficiente para fazer a decoração. A outra metade poderá congelar e usar posteriormente numa outra receita.
Estenda a massa numa superfície levemente enfarinhada, e usando um cortador em forma de folhas, corte vários pedaços. Faça umas flores também.
Para fazer a coroa, vire a forma que usou para fazer o bolo com o fundo para cima. Forre-a com papel de alumínio, e depois disponha as folhas à volta do rebordo da forma, deixando algumas com a ponta um pouco descaída. Coloque mais algumas folhas numa folha de papel de alumínio no tabuleiro de forno. Pincele a massa com um pouco de clara de ovo, e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC. Deixe cozinhar até que estejam douradinhas.
Retire do forno e deixe arrefecer por completo.
Nota: o ideal é fazer a massa e cortar as folhas enquanto o bolo coze, para poder aproveitar a temperatura do forno.

{Swiss Merengue Buttercream de Pera}
Ingredientes:
Claras de Ovo, à temperatura ambiente
230g de Manteiga amolecida (não é derretida!)
150g de Açúcar 
1 pitada de Sal
1 c. sopa de Extrato de Baunilha
Cerca de 3 c. sopa de Compota de Pera
1 c. sopa de Gengibre Desidratado, moído
Preparação:
O buttercream convém ser feito numa batedeira automática, senão será um processo demorado e bastante cansativo.
Aqueça um tacho com água ao lume - não é preciso muita água, só o suficiente para criar vapor de água, e para que não toque no fundo da taça que vai usar para bater as claras. Na taça da sua batedeira junte as claras, o açúcar e o sal e coloque a taça sobre o tacho – lembre-se que a taça não pode tocar diretamente na água, senão irá cozer as claras. Mexa energicamente com uma vara de arames até o açúcar se dissolver.  Nota: se estiver a usar um termómetro as claras estarão no ponto para atingir os 140º. Sem o termómetro estão no ponto quando, ao esfregar os dedos com um pouco da mistura, já não se sentir os grãos de açúcar.
Transfira de imediato a taça para a batedeira, e comece a bater numa potência média-baixa, aumentando a potência gradualmente até ao máximo e bata as claras até que fiquem brilhantes e formem picos bem firmes, o que deve demorar cerca de 5 a 7 minutos. O tempo deste processo vai variar obviamente de acordo com a potência das vossas batedeiras. O importante é que o merengue fique bem firme.
Antes de juntar a manteiga a taça onde tem o merengue tem de estar completamente fria. Para acelerar o processo pode use um pano húmido ou um saco com gelo, enrolando-o à volta da taça da batedeira.
Quando a taça estiver fria ao toque, e numa velocidade média, adicione a manteiga aos poucos. Vá aumentando a velocidade gradualmente, até ao máximo. Deixe bater, sem parar, por cerca de 10-15 minutos, até obter um creme liso e macio.
Adicione o extrato de baunilha, o gengibre desidratado moído e 3 colheres de sopa de compota de pera, e voltar a bater para misturar.

{Montagem e decoração}
Com o auxílio de um nivelador de bolos, corte o topo de cada bolo deixando a superfície uniforme. Divida cada bolo em duas partes iguais, de modo a que fique com 4 discos todos da mesma altura.
Espalhe um pouco de buttercream no prato onde vai servir o bolo. Este irá servir de cola.
Coloque um dos discos de bolo no prato ou base e cubra com buttercream usando um saco de pasteleiro, e fazendo anéis, começando na parte exterior e indo para o centro.
Sobreponha o segundo bolo e comprima ligeiramente. Volte a cobrir com buttercream, repetindo o processo anterior.
Sobreponha o terceiro disco fazendo uma pressão muito ligeira. Coloque novamente buttercream, mas desta vez faça só dois anéis no lado exterior do bolo. Por cima destes dois anéis, e de modo a ficar no centro dos dois, faça um novo anel. No centro coloque uma das peras escalfadas cortada em fatias finas.
Coloque no topo o quarto e último bolo.
Barre o topo e preencha os espaços vazios laterais do bolo com buttercream. Com uma espátula, alise o topo do bolo e em toda a volta, até que o buttercream fique uniforme.
Decore o topo do bolo com a coroa de folhas, e no centro coloque as peras escalfadas. Disponha mais algumas das folhas em torno das laterias do bolo.
Salpique as peras com um pouco de açúcar demerara, e decore o bolo também com alguns quadradinhos de gengibre cristalizado.

Coloque o bolo a refrigerar, tendo o cuidado de o retirar pelo menos uns 30 minutos antes de servir.

Tags:

Share:

9 comments

  1. 7 anos?! Ai é muito tempo é Marta, mas quando se faz o que se gosta é tudo bem mais fácil, embora nãos seja sempre possível dedicar o tempo que gostaríamos não é verdade?
    Muitos parabéns que sejam muitos mais aniversários, todos eles com pessoas lindas na tua vida e com muitas receitas, doces de preferência!!!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns, pelos 7 anos!! O bolo está lindo, deve ser delicioso, bem adequado ao outono!!

    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Quem diria que já passaram 7?! O tempo voa! Sabes que adoro o teu blog! É dos blogs mais bonitos e deliciosos que existe! Desejo que este cantinho de proporcione tudo de bom e que daqui a 7 anos estejamos cá novamente para partir um bolo tão especial quanto esse! E o que dizer desse bolo?! Maravilhoso e Perfeito! Está lindo de morrer e deixou-me compulsivamente a salivar por uma fatia! Quando puderes passa na minha cozinha, deixei lá um miminho para ti, muito simples mas com muito carinho! bejo do tamanho do mundo!

    ResponderEliminar
  4. bem, em primeiro lugar, muitos muitos parabéns!! Já sete anos!! E só há tão pouco tempo descobri este blog que rápidamente se tornou dos meus preferidos, acima de tudo porque revejo em ti muitos dos meus valores e principios - só que eu tenho muito mau feitio e tu não pareces ter lol!!! Este bolo está esplêndido de lindo, amei o pormenor das folhinhas em massa, dão um toque inusitado e outonal, de um requinte rústico e campestre que me enche a alma!! Que venham mais e mais anos, please, que gosto de aprender contigo!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Parabéns! Este blogue que só recentemente conheci é fantástico, tem fotos arrebatadoras. Lindo e delicado trabalho.

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.p

    ResponderEliminar
  6. Parabéns... Parabéns...
    Bem merecidos, pelo bolo e pelo 7° Aniversário do blogue.
    Adiro ad folhas de bolacha... quero esse cortador... mru filho ia adorar!
    Bjs
    Carla

    ResponderEliminar
  7. Cozinheira amadora nunca diria, tens um talento enorme para a cozinha, para o empratamento/decoração e fotografia. Muitos parabéns pelos 7 anos e que venham muitos mais. Só quem tem um blogue sabe realmente a dedicação que lhe é preciso dar para o conseguir manter. O bolo está super apetitoso e lindíssimo. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  8. Parabéns, só aqui cheguei há uns meses mas já me conquistaste com as receitas fabulosas e fotos lindas. E este bolo é apenas mais um reflexo do que de bom se faz por aqui :)
    Beijinhos...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  9. Dizeres que não tens nenhum talento especial e depois mostrares um bolo deste calibre no mesmo post é impensável, não sejas modesta :D Estás sempre a apresentar-nos receitas originais, inovadoras, apetitosas e lindas de morrer, talento é coisa que não te falta :)
    7 anos de blog são muitas publicações e sugestões fantásticas, parabéns! O bolinho está perfeito para a celebração :)

    ResponderEliminar