Crocantes de Pera [Pear Chips]

Finalmente as aulas começaram!  finalmente o nervoso miudinho e toda a agitação exagerada dos miúdos foi substituída pela alegria de voltar a ver os colegas, professores e auxiliares, e deu lugar a conversas animadas sobre as novidades e as primeiras impressões sobre o novo ano escolar, mas sem as descompensações exageradas de quem está demasiado ansioso.
Embora estivesse desejosa que este dia chegasse rápido, o facto é que os meus dias de folga e descontração acabaram. Vão passar a ser de conta-relógio, cheio de tarefas e horários a cumprir. Vai ser o corre-corre, sem tempo para respirar. Pelo menos tem um aspeto bom: vou emagrecer seguramente um kilito ou dois …  lol
Brincadeiras e queixumes à parte, voltar às rotinas vai ser complicado, mas tem alguns aspetos bons: a segurança dos “lugares-comuns” acaba por nos transmitir algum conforto e estabilidade.
Com o regresso das aulas, surge sempre a preocupação com a alimentação dos miúdos. Dentro e fora de casa. Fora de casa faço questão que as refeições sejam feitas sempre na cantina da escola. Eles às vezes torcem o nariz e reclamam, mas quase sempre tenho a sensação que o protesto surge porque lhes seria, obviamente, mais apetecível almoçar no café da esquina, que serve pizzas, hambúrgueres, e pratos cheios de batatas fritas, do que propriamente pela qualidade da comida. Já em casa, tenho por regra ter sempre sopa, e depois tento fazer uma receita leve, rápida e prática, mas que ainda assim seja equilibrada. Mas nem sempre é possível. Tento não me culpar muito, mas a realidade é que nem sempre o tempo e/ou a energia física se coaduna com a melhor das alimentações, e nem sempre consigo assegurar a melhor e mais equilibrada das refeições.
Depois temos ainda a questão dos lanches… e voltamos a outra página do mesmo livro. Como encontrar lanches que sejam nutritivos e atrativos, para evitarmos ouvir as velhas frases “outra vez isto?” e “os lanches do meu amigo são sempre melhores que os meus!” 
Não nem sempre consigo enviar lanches super saudáveis para os meus filhos. Às vezes também caio na tentação do facilitismo que os supermercados nos oferecem das panquecas, dos bolinhos secos e das bolachas que vêm logo em pacotinhos de 3 ou 4…fácil, fácil não é?

Numa tentativa de talvez aliviar a minha consciência, hoje trago como sugestão de lanche saudável para enviarmos na lancheira dos nossos filhotes, estes deliciosos e crocantes chips de pera. Têm a mais valia de serem visualmente engraçados e são super saudáveis. Completamente sugar-free, estes pequenos snacks são perfeitos, e são uma forma divertida deles comerem fruta. E mães, são muitos fáceis de fazer. Espero que gostem!



P.S.: E finalmente choveu! Desculpem-me os apaixonados pelo verão, mas eu já não aguento o calor, e sim soube-me bem demais a chuvinha, e a descida de temperatura. Mas não se preocupem que, com grande pena minha, parece que ainda vêm aí uns dias de calor!

Ingredientes:
2 Peras, maduras mas bem firmes
1 c. sopa de Mel
100ml de Água
Sumo de 1 Limão

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 80ºC.
Lave bem as pera e seque. Corte-as em fatias, verticais ou horizontais-como preferir, o mais fino que consiga, recorrendo por exemplo à ajuda de uma mandolina. Regue-as com o sumo de limão, e envolva bem.
Misture a água e o mel num tacho pequeno, e aqueça em lume médio. Com cuidado coloque as fatias de pera (poucas de cada vez) dentro da água, e deixe cozer cerca de 1 ½ minuto. Retire, seque-as levemente, e coloque-as no tabuleiro do forno, previamente forrado com papel vegetal ou tapete de silicone.
Se quiser usar a canela e o gengibre, salpique as fatias de pera com as especiarias antes as levar ao forno.
Leve ao forno durante cerca de 3 horas, ou até que as peras estejam bem sequinhas e estaladiças.
Depois retire-as do forno, e deixe arrefecer por completo em redes de arame. Guarde-as num recipiente bem fechado, para que não fiquem moles, e preservem o estaladiço, até à hora de servir.

Share:

6 comments

  1. A fruta desidratada é um belo snack! Dá a sensação de batatas fritas mas numa versão doce! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olha que interessantes, estas peras!!! Também eu andava dooooida pelo começo das aulas - e a primeira semana já lá vai!! - e pela chuva, que diga-se, foi escassa demais para o meu desejo eheheh. Pois, isto da alimentação dos rebentos tem que se lhe diga, felizmente o meu bichinho por enquanto ainda pode vir almoçar a casa todos os dias - e cada vez que lhe sugiro um almoço no refeitório da escola quase que me mata com os olhos loool!! - e mais felizmente ainda, o miúdo gosta de fruta para o lanche da manhã, o que para mim é mesmo um descanso, é lavar a maçã, a pera, o pessego, ou lá o que seja e meter na lancheira!!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Hummm belo snack.
    Deve ser delicioso quando apetece algo crocante.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/09/acorda-descontroida-com-camarao-e.html

    ResponderEliminar
  4. Estas "Pear Chips" estão fantásticas e além de serem um "snack" perfeito para as crianças também conquistam os adultos.

    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  5. O regresso às aulas é sempre complicado mas, como dizes, também tem algo de reconfortante!
    Esforças-te para que os teus filhos tenham uma alimentação equilibrada, acho isso muito bom - é das melhores coisas que podes fazer por eles. Há sempre aquela tendência nas escolas para ir almoçar fast food, mas realmente nem se compara um hambúrguer ou uma pizza com uma refeição completa como as que servem nas cantinas! :)
    Quanto aos lanches, as exceções também fazem parte - e são compensadas por lanches assim, que além de saborosos são muito saudáveis :)

    ResponderEliminar
  6. Qual calorias 100 Chips pera por favor??????

    ResponderEliminar