Bolachas de Bolota

E hoje trago a receita dos esquilos de bolota!

Eu sou suspeita, eu sei, mas não são uma delícia?! super fofinhos?!  :)

Um agradecimento muito especial ao meu pai, que fez o molde para as bolachinhas!


Ingredientes (cerca de 12 un.):
100g de Farinha de Trigo
75g de
Farinha de Bolota Integral Terrius
45g de Açúcar Mascavado
45g de 
Manteiga sem Sal, à temperatura ambiente
Raspas de ½ Laranja
45g de Água, à temperatura ambiente
40g de Chocolate



Preparação:
Pré-aqueça o forno a 160ºC.
Junte todos os ingredientes, à exceção do chocolate, e amasse com as mãos até obter uma massa completamente ligada e homogénea. Caso seja necessário adicione um pouco mais de água.
Numa superfície, ligeiramente enfarinhada, estique a massa com um rolo até obter uma espessura de cerca de 5mm, e corte bolachas com um corta-massa do formato que desejar.
Leve ao forno por cerca de 15 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer por completo numa rede.
Parta o chocolate em pedaços pequenos, e coloque-os dentro de uma taça. Leve ao micro-ondas, em intervalos de 1 minuto, até que derreta.
Decore as bolachas com o chocolate.


Share:

16 comments

  1. O teu pai se começasse a vender moldes para bolachinhas ia ter um enorme sucesso! Esses esquilos estão perfeitos e super amorosos! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ehehehee
      Olha se calhar é uma ótima ideia! :)
      Também acho que ficaram super amorosos! :)
      Beijocas

      Eliminar
  2. Que bolachinhas bonitas! Nunca tinha visto bolachas em forma de esquilos, o molde é perfeito :)

    ResponderEliminar
  3. Achei essa farinha bem interessante , estou aq imaginar numa receita de pão...
    Essas bolachas ficaram mesmo lindas, parabéns ao seu pai pelo molde
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho essa ideia, que ficará ótima num pão! Está na lista!...mas a lista está tão grande!! :))
      Beijinhos

      Eliminar
  4. O molde é lindo, adoro bolachas assim diferenciadas e farinha de bolota é uma novidade para mim, desconhecia por completo. Não me importava que um ou dois esquilos saltassem para cá do ecrã :D
    gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que foi a primeira vez que fiz bolachinhas assim, diferentes... e sem dúvida que ficam bem fofinhas. Fizeram as delícias de todos cá por casa!
      Obrigado
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Se o bolo ficou lindo, as bolachinhas ficaram um mimo. Lindas, lindas. Adorei todo o conjunto. Perfeito.
    Bjinhos!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico tão agradecida pelos vossos comentários!!
      Muito muito obrigado mesmo!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Eu também gostava de entrar na fila para fazer encomendas ao senhor teu pai. Que encanto Marta, acho que são as bolachinhas mais ternurentas que já vi. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheheh
      acho que tenho mesmo de falar com ele sobre essa possibilidade! Já tinha umas quantas encomendas asseguradas!
      Beijocas enormes

      Eliminar
  7. O molde está perfeito! E as bolachinhas adoráveis :D

    ResponderEliminar