31 de maio de 2015

Bolachas de Manteiga de Amendoim e Aveia (com Pedaços de Chocolate ou não…)

Yum
Hoje a receita é mais uma das propostas da Dorie.

Como já nos vem habituando, as receitas da Dorie são sempre uma delícia e raramente nos deixam ficar mal, mas confesso que, de as que já fiz, esta terá sido a que menos me agradou. Mas felizmente foi só a mim, porque os restantes elementos da família teceram rasgados elogios. Por isso, como tudo na vida, é uma questão de gostos. Posso dizer que me agradou bastante o facto de serem crocantes.

Foi também a primeira vez que provei ou usei manteiga de amendoim. Tinha a ideia de que  era excessivamente doce... e embora o sabor não me tenha encantado, agradou-me o facto de afinal não ser assim tão doce. Mas foi o aroma que me deixou rendida, principalmente enquanto as bolachas estavam no forno. Se fosse só pelo cheirinho teria comido todas sozinha!

Fiz algumas alterações à receita original: acabei por não colocar o chocolate, e coloquei uma colher de café de gengibre em pó, para cortar um pouco do doce.
Usei um cortador redondo de massa para moldar as bolachas, porque a massa esfarelava-se muito o que dificultava a tarefa de fazer bolachas redondas.... Então coloquei uma colher de sopa de massa dentro do cortador e com os dedos espalmei a massa.

E agora a receita, espero que gostem :)




Chunky Peanut Butter and Oatmeal Chocolate Chipsters receita retirada do livro Baking pag.73 de Dorie Greenspan
(tradução de Susana Figueiredo)

Bolachas de Manteiga de Amendoim e Aveia (com Pedaços de Chocolate ou não…)

Ingredientes:
3 chávenas de flocos de aveia
1 chávena de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de canela
1/4 colher de chá de noz moscada ralada
1/4 colher de chá de sal
225 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente
1 chávena de manteiga de amendoim (com ou sem pedaços)
1 chávena de açúcar branco
1 chávena de açúcar amarelo
2 ovos grandes
1 colher de chá de extrato de baunilha
255 gramas de chocolate picado em pedaços pequenos (ou 1,5 chávenas de pepitas de chocolate)




Preparação:
Colocar duas grades no forno, dividindo em terços. Pré-aquecê-lo a 175ºC e forrar 2 tabuleiros com papel vegetal ou tapetes de silicone.
Misturar a aveia com a farinha, o bicarbonato, as especiarias e o sal.
Numa taça grande, bater a manteiga com a manteiga de amendoim e os dois açúcares em velocidade média até estar suave e cremoso. Juntar os ovos, um de cada vez, batendo 1 minuto entre cada adição, e juntar depois a baunilha, continuando a bater. Reduzir a velocidade para o mínimo e juntar lentamente os ingredientes secos, batendo apenas até estarem misturados. Juntar os pedaços de chocolate. Se possível, refrigerar a massa durante duas horas para fazer bolachas mais perfeitas, retirando a massa com uma colher, fazendo uma bola com as mãos e colocando-as no tabuleiro com 5 cm de distância entre elas e pressionando-as gentilmente com a palma da mão até terem cerca de 1,25 cm de altura; se não for possível esperar, deitar apenas as colheradas de massa nos tabuleiros com 5 cm de distância entre elas.
Levar ao forno durante 13-15 minutos, rodando os tabuleiros e trocando-os em altura ao fim de 7 minutos. Deverão ficar douradas e apenas firmes nas extremidades e deverão ser retiradas dos tabuleiros com uma espátula para arrefecerem. Repetir o processo com a restante massa.

6 comentários:

  1. Parecem-me bem! Eu ate gosto de manteiga de amendoim nalgumas sobremesas (gelado de amendoim, o meu favorito), mas em bolachas nao me arrebata, mas nao desgosto! Pelo menos essas tem bom aspeto! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Que fotografias tão bonitas. As bolachas devem ser deliciosas.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficaram lindas e devem ter um sabor maravilhoso adorei a receiitnha amiga, bjs

    ResponderEliminar
  4. Deve ter sido por não estares habituada à manteiga de amendoim, porque essas bolachas parecem simplesmente FENOMENAIS! :D Eu inicialmente não achei grande piada ao gosto da manteiga de amendoim, mas agora sou a maior fã - especialmente quando se trata da famosa combinação pb&j :)
    As bolachas estão perfeitas, lindas e (imagino) deliciosas! :)

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde! Os flocos de aveia são para ser usados já demolhados? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andreia,
      deve usar os flocos secos.

      Obrigado
      Beijinhos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...