Ervilhas com Ovos

Um regresso ao passado... foi isso mesmo... esta refeição foi um regresso ao passado, e aos sabores que tão bem conhecemos e que, por razões que às vezes não sabemos explicar muito bem, vão ficando esquecidos, adormecidos é a palavra certa, e que assim do nada, aparecem, e, de repente temos o ímpeto de fechar os olhos e somos transportados àquele lugar.... lá... onde quer que isso seja... não é importante.... o importante são os cheiros, o sabor.... e salivamos...

                                                                       .........

foi isso, que me aconteceu quando comecei a descascar umas ervilhas que a minha sogra me deu, e imediatamente soube que o meu jantar tinha de ser ervilhas com ovo.

e foi.




Ingredientes (1 pessoa):
100g de Ervilhas, frescas, pré-cozidas *
1 Cebola pequena, picada
1/4 Linguiça extra, cortada em pedaços pequenos
2 c. sopa de Tomate pelado, em pedaços
1 Ovo
Salsa picada, a gosto
Pimenta Preta, acaba de moer
Queijo ralado, a gosto
Azeite q.b.

Preparação:
Numa frigideira pequena, deite um pouco de azeite, e junte a cebola. Deixe cozinhar até a cebola começar a ficar translúcida. Junte a linguiça, e deixe cozinhar em lume médio/baixo, até começar a ficar estaladiça. De seguida junte o tomate e deixe cozinhar mais um pouco. Acrescente as ervilhas, e envolva. Parta o ovo em cima das ervilhas e tape a frigideira. Deixe cozinhar, em lume médio/baixo até que o ovo fique cozido. Salpique com o queijo ralado e a salsa, e sirva de imediato.

* pré-cozidas, porque lhes dei um "entalão", i.e., coloquei uma panela com água temperada de sal e um fio de azeite ao lume. Deixei ferver e coloquei as ervilhas. Assim que voltou a levantar fervura, deixei cozer por um minuto, um minuto e meio. Retirei do lume, e despejei num passador de rede, passei por água fria, e reservei. 

Share:

6 comments

  1. Adoro ervilhas com ovos!!! Belo prato
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Soube-me pela vida! estava tão bom...estava exactamente como me lembrava!
      Beijinhos grandes Gisela

      Eliminar
  2. Parece muito bom! Infelizmente poucas vezes tenho a possibilidade de usar ervilhas frescas, vão mesmo as congeladas... Mas quando tenho uso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente vou tendo ou o meu pai ou a minha sogra que me vão presenteando com legumes frescos e biológicos. É efectivamente uma regalia e um privilégio poder saborear legumes acabadinhos de trazer das hortas.
      Beijocas

      Eliminar
  3. Este é um prato muito apreciado cá em casa.
    Tem muito bom aspecto.
    bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com grande pena minha cá em casa só mesmo eu é que sou apreciadora, e estava mesmo como me apetecia :)
      Beijinhos

      Eliminar