Pão com chouriço

Raramente trago receitas de pão...não sei porquê... 
Pão não pode faltar cá em casa! Adoro pão; e é feito 3 a 4 vezes por semana na minha cozinha...com a preciosa ajuda da MFP é certo, mas às vezes também gosto de meter as mãos na massa :)

A receita que trago, não é nova, mas foi a primeira vez que fiz, e foi feita de propósito para uma festinha dos escuteiros do meu pimpolho mais velho. Devem ter ficado bons, não tive oportunidade de provar, tal foi a velocidade com que desapareceram:)  mas deduzo pelos "humm...'tão bons!" - "estão muita bons" que se seguiram :)



Ingredientes (10/12 bolinhas):
330ml de água morna
1 c. de chá de sal
5g fermento seco 
300 g de farinha de trigo T65
100g de farinha de trigo integral
100g de farinha de centeio
1 chouriço cortado às rodelas
(reserve um pouco do chouriço para cortar em pedaços bem pequenos para decorar as bolinhas) 

 
Preparação:
MFP:
Introduza primeiro na cuba os líquidos, depois o fermento, seguido das farinhas e por final o sal. Seleccione o programa para amassar.
Quando acabar o programa, retire a massa para uma base enfarinhada. Separe em 10 ou 12 pedaços iguais.  Com as mãos estique os pedaços de massa e coloque no meio 2/3 rodelas de chouriço e feche a massa. Coloque as bolinhas num tabuleiro polvilhado de farinha, e deixe novamente a massa levedar por mais 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 250ºC, e antes de levar as bolinhas ao forno coloque pedacinhos de chouriço em cima. Leve ao forno cerca 30 minutos, até as bolinhas estarem cozidas e bem douradas.
Tradicional:
Numa taça ou tigela grande, coloque a farinha e o sal. Dissolva o fermento na água morna e junte à farinha. Amasse muito bem até a massa se despegar das paredes da tigela. . Cubra a massa com um pano e deixe levedar à temperatura ambiente durante cerca de 2 horas, ou até dobrar de volume. 
Quando acabar de levedar, retire a massa para uma base enfarinhada. Separe em 10 ou 12 pedaços iguais.  Com as mãos estique os pedaços de massa e coloque no meio 2/3 rodelas de chouriço e feche a massa. Coloque as bolinhas num tabuleiro polvilhado de farinha, e deixe novamente a massa levedar por mais 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 250ºC, e antes de levar as bolinhas ao forno coloque pedacinhos de chouriço em cima. Leve ao forno cerca 30 minutos, até as bolinhas estarem cozidas e bem douradas.
 

Tags:

Share:

9 comments

  1. Que pãezinhos tão apetitosos:) Gosto imenso de pão com chouriço e estes ficaram com excelente aspeto:)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  2. Mas olha que pelo aspeto deles, devias trazer mais vezes :)
    Estão com um aspeto muito guloso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adorei os pãezinhos.
    Gosto muito de pão e de fazer pão. Fica um cheirinho tão bom.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. É assim tambem não provei mas pelo aspecto das imagens parecem-me muito bons tambem, beijos e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Aceito todo e qualquer comentário de opinião às minhas receitas, contundo vejo-me no direito de não aceitar insultos e/ou palavras menos dignas. Pelo facto remeto-me ao direito de eliminar um comentário publicado por um "anónimo"

    ResponderEliminar
  7. Realmente estas pessoas não tem respeito pelo trabalho das outras pessoas ..

    ResponderEliminar