Puré de Batata com Cebola Caramelizada

 

Eu sou muito, mas mesmo muito fã de puré de batata!

É uma daquelas receitas que transborda conforto, que me consola e que vai bem com tudo 😊

 

Gosto de os preparar com variados ingredientes: umas vezes faço simples, outras vezes acrescento cenoura, por vezes faço um meio-meio de batata e batata-doce (que é o meu preferido), outras acrescento queijo…   mas o que trago hoje foi uma estreia, e já tem lugar reservado para fazer parte do cardápio cá de casa.

Adorei a conjugação da suavidade do puré com o sabor doce e marcante da cebola caramelizada. Na minha opinião fica delicioso.

 

Tentados a experimentar?

Espero que sim, tenho a certeza que vão adorar!







 

Para o fazerem, nada mais simples que cozer as batatas, em água temperada de sal. Depois escorrer e reduzir as batatas a puré, seja com um garfo, um esmagador (a minha forma preferida – porque gosto dele rústico, não muito processado), num passevite ou num processador. Depois juntar noz-moscada acabada de ralar, leite morno e manteiga à temperatura ambiente – as quantidades vão depender do tipo de batatas que estão a usar e do gosto pessoal. Eu pessoalmente não gosto dos purés muito amanteigados, por isso coloco pouca manteiga, nem muito cremosos, por isso também não coloco muito leite. Sugiro que juntem leite morno aos poucos até obterem uma textura que vos agrade e depois a manteiga.

Enquanto as batatas cozem, prepararem a cebola. Para isso basta descascar uma cebola roxa grande, cortar em fatias finas (eu uso a mandolina) e levar ao lume brando com um fiozinho de azeite e uma pitada de sal. Deixem a cebola amolecer, mexendo ocasionalmente. Quando ela estiver cozida e molinha, juntem uma colher de sopa de açúcar mascavado, uma colher de sopa de vinagre balsâmico e outra de molho de soja e vão mexendo até que o molho engrosse um pouco e a cebola escureça.

Depois é só juntar a cebola caramelizada ao puré e envolver. Voilá. Pronto e delicioso!

Nota: para finalizar reguei com um pouco de manteiga derretida com tomilho.

Share:

0 comments