Folarzinhos de Castanha

Quem me segue há algum tempo sabe que sou uma apaixonada por castanhas… A atividade do blogue e o gosto por este fruto permitiu-me conhecer pessoas fabulosas ligadas ao seu cultivo, mas também à promoção e valorização da castanha enquanto ingrediente nutricionalmente muito equilibrado e versátil.

O ano passado, em Julho, em conjunto com a UTAD, a TrancastNut e com o apoio do município de Trancoso, ajudei a dinamizar um workshop Gastronómico Online, onde foram apresentadas 5 receitas de Verão, provando que podermos incluir a castanha na nossa alimentação durante todo o ano.

A ligação deste fruto ao Outono e aos dias frescos é muito forte, e existe a tendência de nos esquecermos dele no resto do ano…

Numa tentativa de ajudar a desvanecer esse vínculo, e provando mais uma vez que a castanha pode e deve ser incluída na nossa alimentação diária, trouxe estes Folarzinhos, preparados com Farinha de Castanha e enriquecidos com um creme de maçã.

 

De todas as propriedades da Castanha, a ausência de glúten é certamente a mais conhecida, mas este fruto tem muitas mais propriedades que o torna um bom aliado numa dieta equilibrada e saudável.

As castanhas, ao contrário de outros frutos secos, são relativamente pobres em gorduras e calorias. No entanto são ricos em minerais, vitaminas e fito nutrientes. Outra característica é que são compostos principalmente por carboidratos de baixo índice glicémico. São absorvidos lentamente, pelo que não produzem picos de insulina e transmitem uma sensação de saciedade, ou seja, sentimo-nos satisfeitos sem necessidade de comer muito. São um ótimo snack.

E se no Outono podemos deliciar-nos com os frutos frescos, durante o resto do ano, podemos encontrá-las congeladas, desidratadas ou em farinha.

São inúmeras as possibilidades de receitas! … pensem em pão, panquecas, bolachas, crepes, bolos, em sopas...é só dar asas à imaginação. Por aqui encontram muitas sugestões para desfrutarem deste delicioso fruto.

 

E agora encontram mais esta!

Espero que gostem e assim desejo a todos uma boa Páscoa.








Ingredientes:

500g de Farinha de Trigo T65

200g de Farinha de Castanha Secas & Boas

300ml de Leite, Água ou qualquer Bebida Vegetal

25g de Fermento Fresco, ou 12g de Fermento Biológico Seco

80g de Manteiga

2 Ovos

100g de Açúcar Amarelo

½ c. chá de Sal

1 c. chá de Sementes de Erva Doce

1 Pau de Canela

1 Gema de Ovo, para pincelar

Mel, para pincelar

Creme de Maça q.b. (receita mais abaixo)

 

Preparação:

Numa caçarola, coloque o leite, junte a manteiga, a erva doce e o pau de canela e leve ao lume até levantar fervura. Retire do lume e deixe que o leite amorne. Coe e desfaça o fermento no leite.

Numa taça grande coloque as farinhas e o sal, abra um buraco no meio, coloque o leite, o açúcar e os ovos levemente batidos. Amasse até obter uma massa elástica e moldável. Coloque numa taça grande untada com um pouco de azeite, tape e deixe levedar até dobrar de volume.

Retire a massa para uma superfície levemente polvilhada com farinha e divida em 12 partes.

Estenda cada parte num retângulo e espalhe uniformemente uma colher de creme de maça pela superfície da massa e depois enrole como se fosse uma torta. Com uma faca afiada corte os rolos ao meio no sentido do comprimento, e depois entrelace as duas metades entre si, mantendo a face do corte para cima, e comprima as extremidades. Enrole as tranças formando pequenas coroas, e coloque-as num tabuleiro, forrado com papel vegetal ou folha de silicone. Tape com um pano, e deixe levedar outra vez, cerca de 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Findo o tempo de levedar a massa, retire o pano, pincele com a gema de ovo e leve os folares ao forno por cerca de 20 a 30 minutos, até que estejam cozidos e douradinhos.

Retire do forno, e transfira-os para uma grade. Ainda quentes pincele com um pouco de mel.

Pode servir quentinhos, ou pode deixar arrefecer por completo, se resistir…  😊

 

Para o creme de maçã, descasquei e cortei 3 maças em pedaços pequenos, coloquei num tachinho, com sumo de 1 limão, 1 pau de canela, e 2 colheres de sopa de açúcar amarelo. Levei a lume muito brando até a maça estar cozida e sem líquido. Depois esmaguei até ficar um creme homogéneo.

Share:

0 comments