Janeiro é mês de....

 

Nem imaginam como este post me faz feliz! A rubrica “O Ingrediente do Mês” está de volta!

Já por diversas vezes tinha manifestado as saudades deste desafio, e recebido esse mesmo feedback de alguns dos participantes, mas a verdade é que, apesar de ser uma rubrica mensal, acresce algum trabalho e alguma disponibilidade que não estava a conseguir assegurar de uma forma satisfatória. Mas, eis que, graças a uma mensagem que troquei com a doce Elsa do blog Flor de Rosmaninho, surgiu a oportunidade de voltar a lançar a rubrica. Ela aceitou uma sugestão minha e as duas juntas seremos as mentoras do regresso deste desafio.

Mas esta não é a única novidade 😊  Nos meses de Março e Abril haverá a possibilidade de um dos participantes ser o anfitrião do desafio 😉    a rubrica ficará “hospedada” num blogue, escolhido por mim e pela Elsa, e o ingrediente será escolhido pelo anfitrião!

O que acham?

Como é que tudo isto vai acontecer?

Então: até 15 de Fevereiro quem se quiser candidatar a ser o anfitrião da rubrica, bastará preencher um formulário (cliquem neste link), responder a algumas questões, escolher um ingrediente e o mês e já está 😊 

Fácil certo?

Se tudo correr bem e se vocês gostarem tanto desta ideia como nós, eu e a Elsa teremos uma dura tarefa de escolher um anfitrião e o seu ingrediente! 😊

 

Certamente vão surgir algumas dúvidas, e por isso vou colocar no separador “A Rubrica O Ingrediente do Mês” mais alguns detalhes. Como é óbvio, eu e a Elsa estaremos sempre disponíveis para responder às vossas questões.  Estejam à vontade para perguntar o que quer que achem pertinente e esclarecerem todas as vossas dúvidas.

 

Agora vamos ao ingrediente para Janeiro!!…  😊

Bom… o ingrediente que escolhi para brilhar este mês, embora não sendo o que melhor se encaixa com a ideia base da rubrica, nem ser de cultivo português, é um fruto que eu adoro, e por isso achei que seria uma boa escolha para relançar este desafio.

E o fruto é o Coco!




Espero que gostem e que se sintam muito inspirados! Não se esqueçam de ler um pouco mais abaixo algumas das propriedades deste fruto.

 

E assim, deixo de novo o convite: juntem-se a este desafio e, até ao último dia do mês de Janeiro, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias… A única regra é que tenha Coco e o valorize enquanto ingrediente!

 

Como participar:

Deixem o link da publicação da vossa receita como comentário neste post. Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos.

Sugestões para as redes sociais:

No Facebook, sugiro que mencionem a rubrica identifiquem o anfitrião no post das vossas receitas; dessa forma estarão a divulgar o desafio e conseguimos melhor acompanhar as vossas participações.

No Instagram, sugiro que utilizem a hashtag #oingredientedomes e que marquem o anfitrião (neste caso em concreto @mhdionisio)

 

 



O Coco

Nativo de regiões tropicais, o coco pode ser aproveitado de diversas formas, já que a partir dele podem ser extraídos a água de coco, o leite, o óleo e a sua polpa, tornando-o um ingrediente muito versátil e apetecível em variadíssimas receitas, sejam doces ou salgadas.

 

O coco é uma fruta rica em gorduras boas e pobre em carboidratos, que traz imensos benefícios para a nossa saúde.

O seu valor nutritivo depende se a fruta está madura ou verde, apresentando de maneira geral excelente teor de sais minerais, como potássio, sódio, fósforo e cloro, fazendo com que sua água funcione como uma excelente bebida isotónica no pós-treino.

Assim, essa riqueza de nutrientes do coco traz os seguintes benefícios para a saúde:

·         Por ser pobre em carboidratos e ser rico em fibras, o que aumenta a saciedade, é um bom aliado no controle de peso;

·         Pela sua riqueza em fibras ajuda a melhorar o funcionamento intestinal;

·         Atua como antioxidante e previne doenças, por ser rico em vitamina A, C e E;

·         Fortalece o sistema imunológico, por conter ácido láurico, que previne a proliferação de fungos, vírus e bactérias;

·         Repõe minerais que são perdidos durante a atividade física, por conter zinco, potássio, selênio, cobre e magnésio.

·         O óleo extraído do coco é utilizado em diversos hidratantes corporais e máscaras capilares pelo fato de ser capaz de fortalecer a barreira protetora da pele e dos cabelos, impedindo a perda de moléculas de água.

·         Fonte de gorduras boas, vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, cálcio, magnésio, fósforo e outros minerais, o leite de coco tem uma textura cremosa e um sabor muito rico, de forma que ele pode ser utilizado em diversos pratos doces e salgados, incluindo bolos, tortas, suflês, moquecas etc. Além disso, como todo leite de origem vegetal, o leite de coco não contém lactose, constituindo uma opção segura para quem sofre de intolerância ou alergia a esse açúcar.

·         Por ter um alto teor de fibras, a farinha de coco contribui para o bom funcionamento do intestino e reduz a absorção do açúcar e das gorduras provenientes da dieta, ajudando a prevenir doenças como constipação intestinal, diabetes e colesterol alto. Além disso, suas fibras têm uma alta capacidade de absorver água, de modo que elas se expandem e formam um gel quando chegam no estômago, o que contribui para a saciedade. Por isso, a farinha de coco pode ser utilizada em alimentos como bolos, biscoitos e pães em dietas destinadas à perda de peso. Ainda, a farinha de coco é hipoalergénica e isento de glúten, sendo, portanto, uma boa alternativa para pessoas com alergias alimentares ou doença celíaca.

 





Fontes:

https://medprev.online/blog/alimentacao/beneficios-do-coco-para-a-saude/

https://www.tuasaude.com/informacoes-nutricionais-do-coco/

Share:

6 comments

  1. Fica aqui a minha participação, sai daqui a pouco no IG😉
    https://bembons.blogspot.com/2022/01/bolo-marmore-de-chocolate-e-coco.html

    Beiojkas
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ritinha,

      que bom ter-te na nossa rubrica! estou super feliz com a tua participação e o Bolo ficou super tentador!

      Obrigada e beijinhos
      Marta

      Eliminar
  2. Olá Marta!
    Que bom que é ver de volta esta rubrica em que eu adorava participar, ainda por cima com o ingrediente que eu mais uso em doces. A minha dificuldade foi mesmo escolher qual o que ia escolher para participar, mas aqui deixo a minha participação, bolo de leite condensado e coco:
    https://odaines.blogspot.com/2022/01/bolo-de-leite-condensado-e-coco.html
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que bom que é ter-te de volta a participar Inês!
      Acredito que tenha sido uma escolha dificil! o Coco é um fruto que eu também adoro e as suas utilizações são tantas e tão variadas que é realmente impossivel às vezes escolhermos ou destacarmos uma :)
      Mas acho que fizeste uma boa escolha, porque eo teu bolo reune todas as condições e ingredientes para sere um sucesso :)
      Beijinhos enormes e bem vinda!
      Marta

      Eliminar
  3. Bom dia! É a primeira vez que participo e venho mesmo no último dia do mês, espero que ainda a tempo. Este mês foi meio complicado para mim, aqui fica a minha prticipação. Beijinhos

    https://www.tripeiranacozinha.net/2022/01/pudim-com-leite-de-coco-na-kcook-multi.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa,
      claro que chega a tempo! E espero que seja a primeira de muitas participações :)
      Já tive oportunidade de ver a sua receita e, além de simples e prática, é uma receita que de certeza faz as delicias de amantes de coco, como nós!
      Obrigada e bem vinda a esta mesa redonda de partilhas, que é o nosso "O Ingrediente do Mês"
      Beijinhos grandes
      Marta

      Eliminar