Creme Doce de Coco

 

A receita que trago hoje é inspirada numa receita que vi da Clara de Sousa, um Creme Doce de Arroz, e que eu achei que ficaria ótimo também na versão de Coco.

Como a Farinha de Coco não foi muito usada nas receitas que foram elaboradas ao longo deste mês dedicado ao Coco na nossa Rubrica “O Ingrediente do Mês”, achei que seria importante realçar as suas propriedades e as suas utilizações.

A farinha de coco contribui para o bom funcionamento do intestino e reduz a absorção do açúcar e das gorduras provenientes da dieta, ajudando a prevenir doenças como constipação intestinal, diabetes e colesterol alto. Além disso, suas fibras têm uma alta capacidade de absorver água, de modo que elas se expandem e formam um gel quando chegam no estômago, o que contribui para a saciedade. Por isso, a farinha de coco pode ser utilizada em alimentos como bolos, biscoitos e pães em dietas destinadas à perda de peso. Além disto, a farinha de coco é hipoalergénica e isenta de glúten, sendo, portanto, uma boa alternativa para pessoas com alergias alimentares ou doença celíaca.

 

Esta receita não é arrebatadora, mas é ótima para aqueles dias em que nos apetece algo rápido e que nos sacie a gula por algo doce.

 

E agora vamos à nossa receita!

 








Creme Doce de Coco

Ingredientes:

500ml de Leite de Coco

60g de Farinha de Coco

100g de Açúcar (ou mais, se gostar mais docinho. Para uma versão sem açúcar refinado, use mascavado claro, açúcar de coco, ou um adoçante da sua preferência.)

2 casquinhas de Laranja

Canela em Pó para polvilhar e rodelas de Laranja para servir (opcional)

 

Preparação:

Num tachinho, misture o açúcar e a farinha de coco e verta o leite frio, em fio, sempre mexendo para não fazer grumos.

Junte as casquinhas de laranja.

Leve ao lume, sempre mexendo, para não pegar nem fazer grumos.

Quando engrossar, retire do lume, retire as casquinhas de laranja e distribua por 4 tacinhas.

Polvilhe com canela em pó e decore com uma rodela de laranja na hora de servir.

Sirva morno ou à temperatura ambiente. 


Deixo mais algumas receitas que encontrei na blogosfera e que vos pode servir de referência para usarem a farinha de coco:

 

Muffins de Limão e Coco – Healthybites

Panquecas sem glúten de Cenoura e Coco -  Healthybites

Waffles de farinha de coco – Continente

Share:

0 comments