Papas de (Carolo) Milho

Existem receitas boas.  Existem receitas muito boas. E depois existem aquelas que também nos fazem recordar locais, pessoas, datas… que nos teletransportam no tempo e no espaço.  Essas são as melhores. E às vezes são as mais simples no sabor e na confeção.  Como estas Papas de Milho…

 

A primeira vez que comi Papas de Milho foi na região da Serra da Estrela, mais propriamente em Canhoso, em casa de uns amigos dos meus pais. É um doce do mais simples que há, mas que gostei muito assim que provei.

Esta semana quando a minha irmã partilhou comigo uma foto deste doce que tinha acabado de fazer, fiquei cheia de saudades do seu sabor, e tive de o fazer.

 

E foi muito bom. Saborear e relembrar bons momentos vividos em Canhoso e na companhia da família Ratado  que bom que é recordar.


  
































Ingredientes (6 tacinhas):

Receita @bimbyworld.com

870g de Leite

100g de Carolo (Sêmola) de Milho

120g de Açúcar

½ c. chá de Sal

2 tiras de casca de Laranja

2 Tiras de casca de Limão

Canela em Pó, a gosto, para polvilhar e servir

 

 

Preparação em Robot de Cozinha:

Coloque no copo o leite, o carolo e o sal e coxinha 20 min/90ºC/vel 3.

Adicione o açúcar e as cascas dos citrinos e cozinhe 7min/90ºC/reverse/vel 2.

Retire do copo, divida o creme por taças, retirando as raspas dos citrinos.

Antes de servir polvilhe com canele em pó.

 

Preparação Tradicional:

Na preparação tradicional cozo o carolo em água antes de juntar o leite, que deve reduzir para ½ Lt.

Leve um tacho ao lume com 400g de água, o sal e as cascas dos citrinos.

Quando começar a ferver junte o carolo, tendo o cuidado de o mexer de vez em quando no início e constantemente assim que o preparado se tornar mais espesso.

Quando o milho estiver a meia cozedura, comece a juntar o leite a pouco e pouco, mexendo sempre.

Por fim adicione o açúcar e deixa-se cozer mais um minuto ou dois.

Retire do lume, divida o creme por taças, retirando as raspas dos citrinos.

Antes de servir polvilhe com canele em pó.

Share:

4 comments

  1. Nunca comi mas pelo aspeto delicioso acho que ia gostar.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá São,
      eu sou suspeita para dizer que é bom, porque efetivamente sou fã :)
      Mas acho que é de experimentar ;)

      Beijinhos
      Marta

      Eliminar
  2. Vi a minha avó a fazer imensas vezes isto mas ela chamava papas de milho, não sabia que eram as famosas papas de carolo.
    Lembro-me que na altura não apreciei mas há uns tempos atras comi uma sobremesa brasileira também com milho e adorei. Talvez hoje já aprecie as papas de carolo.
    Fica guardada para teste😉😉
    Beijinhos
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há quem as chame de papas de milho ou papas de carolo.. o nosso palato vai mudando, quem sabe agora já gostas, sim :)

      Beijoquinhas boas

      Eliminar