Bolo de Cascas de Abóbora

Não sou pessoa de fazer resoluções de Ano Novo.  Nunca fui…

Mas este ano, vou tentar. Decidi tentar diminuir mais um pouco a minha pegada de carbono, e evitar o desperdício familiar.

Já há muito que a minha família está desperta para o tema, mas a verdade é que é difícil em algumas áreas deixarmos de enveredar pelo caminho mais fácil e mais prático e que quase sempre não é o mais ecológico.

Há já muitos anos que reciclamos; os nossos veículos são elétricos; investimos em soluções mais eficientes energeticamente como painéis solares e eletrodomésticos que consomem menos energia, e também remodelámos algumas janelas e portas. Mas a verdade é que são pequenos passos. Pequenos, mas essenciais.

É na gestão do dia a dia que encontro os maiores desafios. Tenho feito algumas pesquisas, encontrei alguns sites e blogs muito interessantes, com partilha de dicas e ideias muito fáceis de colocar já em prática. Será uma caminhada lenta, mas que quero mesmo muito fazer.

 

Aceito dicas, sugestões e receitas para facilitar o colocar em prática desta decisão no dia a dia de uma dona de casa sem tempo. De momento tenho muito mais perguntas que respostas, mas quero muito encontrar soluções.

 

Hoje trago uma receita que é o meu primeiro passo: um Bolo de Cascas de Abóbora.

Certamente não estou sozinha nas vezes que já descasquei uma abóbora e atirei as cascas fora. Certo? Não estou sozinha, pois não?

Pois então aqui fica uma receita para aproveitarem essas cascas. Não as deitem fora.

Podem ainda usá-las para fazer uns chips no forno, um doce ou congelem-nas junto com outras cascas de legumes para depois aproveitarem para fazer um caldo de legumes para usar noutras receitas, como risotos, sopas, arroz, ou outras receitas que peçam caldo.

 

É um pequeno passo, mas é um passo.







































Vamos lá à receita que encontrei no @sapolifestyle

Ingredientes:

400g Cascas de Abóbora cozidas, bem escorridas

150ml de Óleo alimentar

250g de Farinha de Trigo

300g de Açúcar

1 c. de chá de Fermento em Pó

5 Ovos

 

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Coloque as cascas de abóbora cozidas no liquidificador ou na picadora e reduza a puré.

Junte as cascas de abóbora aos ovos, açúcar e óleo e mexa tudo até obter uma massa homogénea. Acrescente aos poucos a farinha com o fermento e vá envolvendo tudo muito bem.

Coloque numa untada e polvilhada com farinha.

Leve ao forno cerca de 40 minutos, verificando se o bolo está cozido com o teste do palito (espete-o na massa, se este sair seco o bolo está pronto) antes de retirar.

Deixe arrefecer um pouco ainda dentro da forma e em cima de uma rede. Depois desenforme e deixe arrefecer por completo antes de comer.

O bolo ficou com uma textura densa e “apundizada”, mas muito saboroso. Desapareceu num instante.

Nota: Usei a Forma Heritage Loaf Nordic Ware e untei com o Spray Desmoldante Antiaderente PME. Se há formas que duram uma vida são estas. De uma qualidade exemplar e sempre com designs lindos.

 

As cascas de abóbora que usei são da PROVE, um projeto ao qual aderi em maio de 2014 e que tem como objetivo contribuir para o escoamento de produtos locais, fomentando as relações de proximidade entre quem produz e quem consome. Todas as semanas tenho a garantia de trazer para casa um cabaz composto por produtos da época, cultivados localmente e produzidos com técnicas amigas do ambiente, respeitando as boas práticas agrícolas.

Share:

0 comments