Gelado de Pistachio (Pistachio Ice Cream)


Não sou uma “Ice Cream Lover”, nunca fui, mas de vez em quando sabe muito bem desfrutar de uma bola de gelado cremosa e bem refrescante.  São os de nata que mais me satisfazem. Cremosos, densos, decadentes, ricos em sabor. Costumo ser muito clássica nos sabores elheitos… gosto de me manter pelos tradicionais sabores a morango, baunilha, limão….o chocolate vem bem no fundo da lista 😊     mas aqui há dias passei por uma foto de um gelado de pistachio e a sua cor, o seu vibrante verde, prendeu de tal maneira o meu olhar, a minha gula, que não descansei enquanto não fiz um.
Não segui receita nenhuma em especial, misturei umas quantas, e acabei numa versão que achei que me poderia satisfazer. Fugi dos que incluem ovos na sua confeção, e mantive-me pelas natas e leite.
A cor…bom a cor é outro tema interessante. Na maioria das receitas que têm uma cor verde viva, deslumbrante e que nos prende o olhar, acrescem corante seja em verde líquido ou em pó. Eu optei por usar o pó de matcha, que me pareceu uma solução mais eficaz e saudável.  No entanto a quantidade que usei foi muito reduzida em relação à maioria das receitas e das quantidades descritas em outras receitas, porque quando acabei de misturar os pistachios ao creme de natas, a cor obtida já era de um maravilhoso verde claro. Por isso a quantidade de corante a colocar é mesmo uma escolha pessoal.
Outra questão é os pistachios a usar. Eu usei torrados e sem sal, descascados e retirei o máximo que consegui da pele seca; mas podem obviamente usar com sal, até acho que vai realçar o sabor.
O sabor esse, é muito bom. Por aqui foi mesmo um sucesso, de tal forma que até o meu filho mais velho, que ainda consegue ser clássico que eu, gostou, repetiu e ficou fã.   It’s a winner!
Esta não é seguramente a versão mais saudável, nem pretende ser, mas facilmente e com poucas alterações podem adaptá-lo às vossas necessidades/opções alimentares. O leite pode ser substituído por bebida vegetal e as natas por leite creme de coco por exemplo. Sejam criativos, mas não deixem de o experimentar 😊

Espero que gostem e viva o verão e a sua chegada.







Ingredientes
400ml de Leite Gordo
400ml de Natas Gordas (35% Mg)
100g de Miolo de Pistachio
80 g de Açúcar
1 c. de chá (mal cheia) de Matcha Powder
Miolo de Pistachio para servir (opcional)

Preparação:
Numa caçarola, aqueça o leite, as natas e o açúcar, mas sem deixar ferver.
Enquanto o leite aquece, triture os pistachios, o mais fino que consiga.
De seguida junte os pistachios ao creme de natas e envolva. Depois junte o matcha e envolva de novo. Com uma varinha mágica ou num processador de alimentos, triture a mistura de forma a ficar o mais sedosa e lisa possível.
Deixe a mistura arrefecer por completo.
Se tiver máquina de fazer gelados, coloque o creme na máquina e siga as instruções do fabricante.
Caso não tenha, como é o meu caso, coloque o creme numa taça ou caixa que possa ir ao congelador. De meia em meia hora retire o gelado do congelador e bata a mistura, de forma a quebrar os cristais de gelo que se vão formando e dessa forma obter um gelado cremoso.
Deverá repetir o processo pelo menos durante 3 a 4 horas.


Retire o gelado do congelador os minutos antes de servir, para ficar com uma consistência mais cremosa. Sirva com pedaços de pistachios.

Share:

0 comments